|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Qua Mar 09, 2005 7:06 am Assunto: akadama2 |
|
|
Amigos,
Gostaria de passar para vcs minha experiência sobre solos e me ajudarem a desenvolver, quem sabe, uma "akadama brasileira", (deixando a pretenção de lado).
Misturei, terra de barranco (2 partes), areia fina para reboco (2 partes) e gesso p. estuque (1 parte), todos secos e peneirados com granulação menor que 2 mm, adicionei água até atingir uma consitência pastosa. Esparramei em cima de um plástico em camada de uns 8 mm. após 24 horas triturei e peneirei e:... UAUUUU..... é ótima a consistência, não desmancha na água e mantém os nutrientes que se perdem com a queima na fabricação de telhas e tijolos. Agora falta testar nos vasos. Mas acredito que não tenha problemas.
Peço aos curiosos e fanáticos para testarem a e trocar as informações. (já informei ao Sergivaldo p. email)
Abraços
Jackson |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

Registrado: 31/01/05 Idade: 40 Mensagens: 291 Localização: Pindorama-SP
|
Enviada: Qua Mar 09, 2005 9:03 am Assunto: |
|
|
com certeza eu vou testar isso, em julho (pois é quando tenho férias)
muito boa a sua idéia!
abraços _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Mar 09, 2005 10:56 am Assunto: Re: akadama2 |
|
|
jackson escreveu: | Amigos,
Gostaria de passar para vcs minha experiência sobre solos e me ajudarem a desenvolver, quem sabe, uma "akadama brasileira", (deixando a pretenção de lado).
Misturei, terra de barranco (2 partes), areia fina para reboco (2 partes) e gesso p. estuque (1 parte), todos secos e peneirados com granulação menor que 2 mm, adicionei água até atingir uma consitência pastosa. Esparramei em cima de um plástico em camada de uns 8 mm. após 24 horas triturei e peneirei e:... UAUUUU..... é ótima a consistência, não desmancha na água e mantém os nutrientes que se perdem com a queima na fabricação de telhas e tijolos. Agora falta testar nos vasos. Mas acredito que não tenha problemas.
Peço aos curiosos e fanáticos para testarem a e trocar as informações. (já informei ao Sergivaldo p. email)
Abraços
Jackson |
Olá Jackso,
Recebi seu e-mail e achei mais conveniente responder aqui no Fórum.
É sempre bom termos mais uma opção para nosso substrato. Acredito que muitas outras idéias ainda irão surgir.
Acho que cada um deve utilizar o substrato que melhor se adapte às suas necessidades. Até agora não tive problemas com o uso de tijolos triturados, muito pelo contrário, minhas plantas vão indo muito bem.
Em relação ao uso do gesso, nunca testei. A única coisa que sei é que o giz, que é feito à base de gesso, é utilizado para corrigir a acidez do solo. Será interessante saber se agregando gesso na fabricação dessa argila, não resultará num material muito alcalino, o que, na minha opinião, exigirá uma maior quantidade de matéria orgânica no substrato para balancear a mistura.
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Qui Mar 10, 2005 5:43 am Assunto: |
|
|
doolombo,
Valeu, assim que vc testar manda notícias.
Sergivaldo,
Nem precisava falar que o substrato que vc usa é suficiente. Dá pra ver pelos seus trabalhos no seu site, são maravilhosos e servem para me inspirar quando trabalho os meus.
[]s
jackson |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|