FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

akadama2
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 09, 2005 7:06 am    Assunto: akadama2 Responder com citação

Amigos,

Gostaria de passar para vcs minha experiência sobre solos e me ajudarem a desenvolver, quem sabe, uma "akadama brasileira", (deixando a pretenção de lado).
Misturei, terra de barranco (2 partes), areia fina para reboco (2 partes) e gesso p. estuque (1 parte), todos secos e peneirados com granulação menor que 2 mm, adicionei água até atingir uma consitência pastosa. Esparramei em cima de um plástico em camada de uns 8 mm. após 24 horas triturei e peneirei e:... UAUUUU..... é ótima a consistência, não desmancha na água e mantém os nutrientes que se perdem com a queima na fabricação de telhas e tijolos. Agora falta testar nos vasos. Mas acredito que não tenha problemas.
Peço aos curiosos e fanáticos para testarem a e trocar as informações. (já informei ao Sergivaldo p. email)

Abraços

Jackson
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
doolombo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 09, 2005 9:03 am    Assunto: Responder com citação

com certeza eu vou testar isso, em julho (pois é quando tenho férias)
muito boa a sua idéia!

abraços
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 09, 2005 10:56 am    Assunto: Re: akadama2 Responder com citação

jackson escreveu:
Amigos,

Gostaria de passar para vcs minha experiência sobre solos e me ajudarem a desenvolver, quem sabe, uma "akadama brasileira", (deixando a pretenção de lado).
Misturei, terra de barranco (2 partes), areia fina para reboco (2 partes) e gesso p. estuque (1 parte), todos secos e peneirados com granulação menor que 2 mm, adicionei água até atingir uma consitência pastosa. Esparramei em cima de um plástico em camada de uns 8 mm. após 24 horas triturei e peneirei e:... UAUUUU..... é ótima a consistência, não desmancha na água e mantém os nutrientes que se perdem com a queima na fabricação de telhas e tijolos. Agora falta testar nos vasos. Mas acredito que não tenha problemas.
Peço aos curiosos e fanáticos para testarem a e trocar as informações. (já informei ao Sergivaldo p. email)

Abraços

Jackson

Olá Jackso,

Recebi seu e-mail e achei mais conveniente responder aqui no Fórum.

É sempre bom termos mais uma opção para nosso substrato. Acredito que muitas outras idéias ainda irão surgir.

Acho que cada um deve utilizar o substrato que melhor se adapte às suas necessidades. Até agora não tive problemas com o uso de tijolos triturados, muito pelo contrário, minhas plantas vão indo muito bem.

Em relação ao uso do gesso, nunca testei. A única coisa que sei é que o giz, que é feito à base de gesso, é utilizado para corrigir a acidez do solo. Será interessante saber se agregando gesso na fabricação dessa argila, não resultará num material muito alcalino, o que, na minha opinião, exigirá uma maior quantidade de matéria orgânica no substrato para balancear a mistura.

Um abração,

Sergivaldo
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 10, 2005 5:43 am    Assunto: Responder com citação

doolombo,

Valeu, assim que vc testar manda notícias.

Sergivaldo,

Nem precisava falar que o substrato que vc usa é suficiente. Dá pra ver pelos seus trabalhos no seu site, são maravilhosos e servem para me inspirar quando trabalho os meus.

[]s

jackson
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: