FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Cultivo de Espécies por Região no Brasil
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
valentini



Registrado: 20/07/04
Mensagens: 82
Localização: Contagem-MG

MensagemEnviada: Ter Jan 02, 2007 9:11 am    Assunto: Cultivo de Espécies por Região no Brasil Responder com citação

Contagem(MG), 02 de janeiro de 2007
Quero propor um grande debate pelo Brasil afora.
Minha proposta é saber o que cada um de nós fazemos: no outono, no inverno, na primavera e no verão com cada espécie de nossas plantas. É necessário saber qual a altitude(1) em relação ao nível do mar; qual a umidade(2) relativa do ar em cada uma das estações; qual a quantidade de rega(água)(3), quantas vezes se rega por dia; qual a regularidade da adubação(5), de quanto em quanto tempo, o tipo de adubo utilizado pode ser opcional, cada um pode ou não dizer qual o adubo/fertilizante utilizado.
Considero muito importante também a informação de quantidade de LUZ(4), a luminosidade aqui pode ser importante, pois podemos encontrar alguma planta que se adapte muito bem ao cultivo interior.
E ainda qualquer informação ou item a ser incluido no amplo debate que possa vir a aumentar nossos conhecimentos.
Caso tenhamos dentro de 30 dias, confirmações de presença de amigos de mais de 14 Estados da Federação, poderíamos começar !
Obviamente, sugiro em primeiro lugar apenas espécies nativas do Brasil e depois estenderíamos para as demais espécies.
O objetivo real desta proposta é constituirmos um grande Guia de cuidados. E...........quem sabe até mesmo publicar um GUIA de cuidados para espécies de plantas cultivadas no Brasil.
Atenciosamente,
Valentini, Luiz Carlos Marquez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Ter Jan 02, 2007 9:27 am    Assunto: mirtaceas e leguminosas Responder com citação

VALENTINI, Topico fantastico! MIRTACEAS e LEGUMINOSAS, serao discutidas? Porque se adaptam a quase todo pais! ATT. LUCIANO.
Voltar ao topo
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Jan 02, 2007 9:32 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Valentini, é uma excelente proposta, essa!!! Shocked

No entanto, creio que seria melhor iniciar uma ficha com um determinado grupo de plantas, umas cinco ou oito, comuns a todos nós, como ficus, primavera, caliandra, piracanta, buxus, pitanga, jabuticaba, etc, o que reduziria um pouco em sua proposta inicial, mas ao mesmo tempo permitira um melhor acompanhamento, dentro do que voce propoe.

Ao concluir sobre essas espécies, abririamos outra lista, de outras espécies. Isso facilitaria as colocações e anotações específicas que voce almeja. Do contrário, o leque ficará desigual, e apresentará sugestões que não poderão ser aproveitadas por todos nós, ao mesmo tempo.

Outra coisa: criar um tópico especifico para esse tipo de discussão e de informação. Uma página dentro do forum, se o Dom Mário permitir, para que não sobrecarregue a pagina central. Wink

Gostei imensamente de sua idéia, e espero que todos apoiem essa sugestão, que certamente será interessante a todos nós. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Ter Jan 02, 2007 9:55 am    Assunto: topico longo Responder com citação

AMIGOS, este topico sera longo! Eu citei duas especies ou variedades acima, por que elas se adaptam a todo pais. EXEMPLO, recebi do MESTRE SERGIVALDO, duas especies do NORDESTE. CALIANDRA ESPINOSA e PITECOLOBIUM DULCE! Sao plantas de clima quente e de locais de baixa altitude, presumo. Matematicamente , nao teriam uma boa resposta a quase, 1000 mts. de altitude, com umidade acima de 50%, hoje 17 graus,temperatura media de 22 graus! Os PD. , estao com 5 cms. , a CALIANDRA, me assusta, tal a recuperacao! O que acontecera com uma CHOMELIA, quando for introduzida naquela luminosidade fantastica do NORDESTE? Isto vai ser uma longa discussao! ATT. LUCIANO.
Voltar ao topo
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Ter Jan 02, 2007 11:02 am    Assunto: Responder com citação

Alô meninos !!!! Laughing Laughing Laughing

Valentini, você faz uma proposta fantástica...... excelente !!!!!!!

Nicky....complementou a proposta, aliás... gostei muito das primeiras plantas propostas.... o ideal é termos uma pequena ficha e que tenha num dos ítens lugar para observações em geral.

Acho que a proposta vai "dar samba" !!!!!

Inté aos proponentes cheia de parabéns
Angela Fernandes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
valentini



Registrado: 20/07/04
Mensagens: 82
Localização: Contagem-MG

MensagemEnviada: Ter Jan 02, 2007 12:12 pm    Assunto: Cultivo de Espécies por Região no Brasil Responder com citação

Beleza!
O tiro de meta foi dado, e até agora os ícones do fórum já se pronunciaram, isso é muito bom.
Quando coloquei que , após manifestação de colegas de mais 14 Estados, é para que realmente ouvesse uma ampla discussão nacional, e reafirmo tem que haver no mínimo representantes de 14 Estados. Quando sugeri especies brasileiras, foi pensando, por exemplo: jabuticaba..................
assim que os mediadores do forum considerarem o item Jabuticaba, atingido acima de "satisfatório" realizado, só assim passaríamos para uma nova espécie de planta e sucessivamente.
Em tempo, um ítem a ser inserido no debate seria DESFOLHAMENTO(6),
se a planta "X" e ou a planta "Y" aceitaria a desfolha ou não. Me lembro por exemplo do Luciano me dizer pessoalmente em uma oportunidade das inúmeras que lá estive, e estar com Luciano é sempre uma satisfação enorme, sempre com bons bate papos sobre cultivo, ele ter-me dito, "sempre que trabalho uma caliandra e tiro raízes, também tiro todas as folhas, devido sem verde pra gastar energia, não perco energia que as raízes vão ter que gastar para a nova brotação". Exemplo simples e eficaz, pois passei a adotar em minha casa, daí então, não perdi mais nenhuma Caliandra, portanto considero importante o ítem desfolha no debate. Aliás, meu professor Rock Jr., foi a primeira pessoa que me apresentou a desfolha como sendo extremamente favorável para a planta, desde que a planta esteja 100% estável e muito bem tratada, forte e saudável, senão......., segundo o Rock, vai sangrar de fazer força para uma nova brotação e vai colocar em risco a saúde da planta. Falar no Rock,o convido para participar, qualquer que seja a opinião dele, será por demais valiosa.
Abraços,
Valentini
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Jan 02, 2007 5:10 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Valentini, assino embaixo seu pedido para que o grande Rock Junior participe de tão interessante e importante debate. Very Happy
Aliás, não só ele, mas os outros grandes bonsaistas desse país, que têm livre transito e acesso ao nosso forum, que entram apenas para curiar e não dão palpite sobre nada, com medo de "queimar o filme", como já ouvi vários dizerem.... Very Happy

Está mais que na hora desse pessoal se inteirar do que realmente é importante: se fazer bonsai ou se ficar nos nove fora zero!!! Wink

O tempo urge, minha gente. O bonsai nacional precisa de voces, aqui conosco, deliberando sobre, ao menos, assuntos tão importantes quanto esse colocado por uma pessoa altamente qualificada, como soi ser o grande Valentini. Então, dêem uma palhinha aqui conosco, desçam desse sacro pedestal e venham até a plebe, auxiliar nosso crescimento e do nosso bonsai brasileiro. Very Happy Very Happy Very Happy

Valentini, creio que colocando dessa forma, uma espécie por vez, realmente ficará mais fácil trabalhar.
Vamos então propor o inicio com a jabuticabeira? Shocked
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Ter Jan 02, 2007 9:10 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos,


tópico complexo esse, mas se der tudo certo será uma enciclopédia de consulta para bonsai. Devem ser acertados os tópicos a serem trabalhados para que todos façam de forma padrão. Não é fácil padronizar algo assim, mas...quando começamos???


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
valentini



Registrado: 20/07/04
Mensagens: 82
Localização: Contagem-MG

MensagemEnviada: Qua Jan 03, 2007 9:13 am    Assunto: Cultivo de Espécies por Região no Brasil Responder com citação

os primeiros 06 itens estão na proposta inicial.
Quero e precisamos aguardar participantes de no mínimo 14 Estados, assim estaríamos propondo um debate nacional, que é minha proposta,
vamos acionar pessoas de nosso relacionamento, quanto mais debatermos agora, mais teremos sugestões de padronização dos procedimentos, etc..
Abraços
Valentini
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Qua Jan 03, 2007 10:36 am    Assunto: leguminosas Responder com citação

CALIANDRAS,ANGICOS, ACACIAS,JUREMAS, MARICAS e uma enormidade de leguminosas NATIVAS do nosso PAIS. VAi ser um topico imenso! VALENTINI, magnifica proposta ! ATT. LUCIANO.
Voltar ao topo
valentini



Registrado: 20/07/04
Mensagens: 82
Localização: Contagem-MG

MensagemEnviada: Qua Jan 03, 2007 1:18 pm    Assunto: Cultivo de Espécies por Região no Brasil Responder com citação

De hoje em diante, ficarei aguardando as manifestações de interesse.
Se soubermos o que acontece com cada planta em diversas situações diferentes, neste País tão grandioso e heterogêneo quanto é o nosso imenso Brasil, teríamos certeza de obter sucesso no cultivo. Essa idéia se iniciou com o I Simpósio de Cultivo do Bonsai que aconteceu em Mandaguari-PR em 2003, que, infelizmente ficou só no Primeiro. Mas agora, em fórum aberto, eu, dentro da minha ingenuidade, penso e desejo; até que poderia dar certo, se houvesse um desprendimento daqueles que mais sabem, daqueles que certamente, tenho certeza, poderiam ajudar em muito o sucesso do cultivo de Bonsai no Brasil.
Torço muito.
Abraços,
Valentini
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Qua Jan 03, 2007 7:34 pm    Assunto: valentini Responder com citação

VALENTINI, Tu levantou uma lebre , que vai demorar para ser abatida! Deixa esta fase de final de ano passar e os caras vizualizarem , esta questao! Isto vai longe , com tua qualificacao tecnica, teremos que postar coisas com nexo! Sou fa de certas variedades de plantas voce ,sabe de qual estamos falando! E tenho que estudar muito para postar a tua altura. ATT. LUCIANO. Devias trocar figuras com o MESTRE SERGIVALDO., Da uniao dos dois saberes sairia algo muito bom , PRA NOS , E CLARO !
Voltar ao topo
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Qua Jan 03, 2007 10:48 pm    Assunto: Responder com citação

Alô meninos !!!!! Laughing Laughing Laughing

Bem, vamos sistematizar nossos trabalhos:

1- Idealizar as fichas, ítem por ítem....

2- Primeira planta escolhida.... jaboticabeira... CERTO ???

Comecemos então a postar as recomendações através das experiências dos bonsaistas deste imenso Brasil...

É isso aí ?????

Aguardo o ponta-pé inicial para pesquisar por Nickty.

Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Qua Jan 03, 2007 11:35 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos,


acho que está de bom tamanho a direção sintetizada pela Ângela. Iiciar com a jabuticabeira é uma boa, mais brasileira que esta acho difícil. Poderia ser aberto em outro tópico. A cada espécie um tópico novo. Depois seria colocado no fórum espécies nativas ou exóticas. Então acho que deveria ser elegida uma banca virtual para julgar se uma espécie já está finalizada ou que ainda necessita de algo a acrescentar. Por exemplo uns seis participantes do fórum:

Valentini, Bergson, Sergivaldo, Nickyfury, Ratto, seriam bons nomes por conhecerem diversas espécies e trabalharem com quantidades maiores que nós colecionadores comuns, que só possuem uma ou duas de cada espécie.

Ainda precisamos definir como seria a apresentação. Exemplo:
Cuidados durtante o verão:
Aramação:
Poda:
rega: ....
Cuidados durante o outono:
... por aí vai.

Algo assim é o que se pensa ou algo dirferente?

Outra coisa, quem vai abrir o tópico da espécie sugerida?

T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Qui Jan 04, 2007 7:07 am    Assunto: Responder com citação

Caro Valentini,

Como poderemos fazer em relação ao NOrdeste que não possui as 04 estações definidas, dividimos com sol ou com chuva.
_________________
[]s

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
Página 1 de 8

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil