FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

CUIDADO COM AS COLCHONILHAS
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Sáb Jan 06, 2007 8:12 pm    Assunto: CUIDADO COM AS COLCHONILHAS Responder com citação

Oi pessoal,

Dediquei lazer de minha vida praticamente ao cultivo de plantas ornamentais. Durante todo este tempo me deparei com todo tipo de pragas e doenças em minhas plantas e nenhuma me dá mais trabalho do que as caladas e quetinhas colchonilhas. Existem muitas variedades delas, algumas tão pequenas que são quase imperceptíveis a olho nú. E para o principiante na maioria das vezes passam desapercebidas. Sua planta começa a ficar feia, vai enfraquecendo, os galhos vão secando e quando você acorda sua planta já era. As colchonilhas não se movimentam, mas as formigas se encarregam de espalhar os seu filhotes pela planta então observe atentamente suas plantas. Trânsito de formigas pela planta é sinal quase certo da presença de colchonilhas. Observe atentamente as folhas e você vai ver pequenas escaminhas agarradas a elas. Às vezes são marrons, às vezes pretas ou prateadas. Quando sua planta vai ficando com uma espécie de fuligem preta (fumagina) também é sinal certo de que sua planta está atacada de colchonilhas. As formigas fazem uma espécie de simbiose com as colchonilhas, espalham seus filhotes e sugam delas uma espécie de néctar que apreciam muito. As colchonilhas sugam a seiva das plantas e injetam tóxinas. É um ataque silencioso, lento porém muito perigoso para suas plantas. Elas atacam praticamente todas as plantas, mas existem algumas variedades de plantas que elas têm predileção, entre elas, os cítricos de uma maneira geral, as ixoras e infelizmente as lindas carmonas. Observe atentamente sua carmona. Se o tronco e as folhas estão ficando escuros(fumagina) elas estão aí. Durante muito tempo as combatí com óleo mineral, que as mata por asfixia. Sua carapaça impede que agrotóxicos façam efeito. Mas de dois anos para cá, um amigo meu, plantador de laranjas, me passou um remédio de grande eficácia. Chama-se SUPRACID 400. Eu aplico misturado ao óleo mineral. Tem ótimo efeito, normalmente efetuo duas pulverizações, pois algumas não são atingidas na primeira.
Se você não cuidar delas, hora que você acordar já infestaram toda sua coleção de bonsai.

Grande abraço do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
miguelnolli



Registrado: 11/12/06
Mensagens: 5
Localização: Campinas

MensagemEnviada: Sex Jan 12, 2007 9:34 pm    Assunto: Será que é COLCHONILHAS? Responder com citação

Olá, GERALDO INOCÊNCIO primeiramente obrigado pela experiência transmitida pela mensagem, estou com algum tipo de praga num pré-bonsai de Romã, são parecidos com piolhos pouco maiores e brancos ou pratas, matei 4 com os dedos hoje, eles estavam andando pelo tronco e galhos, você conhece essa praga? tem algo que eu possa analizar para saber se é colchonilhas? tem algum palpite de como posso combater?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Sáb Jan 13, 2007 6:28 am    Assunto: Responder com citação

Miguelnolli,

Verifique pela foto abaixo se a praga da sua planta é o pulgão lanoso ou lanífero:

PULGÃO LANOSO
O pulgão lanoso é outra praga que infesta as nossas plantas. Se a infestação é pequena, pegue a planta e jogue um jacto de água forte o suficiente para retirá-los. Se a infestação é grande, combata usando malathion (oberve no frasco como usá-lo) . Ao usar agrotóxicos, tenha os cuidados necessários e obedeça as recomendações do fabricante. Vai aí algumas dicas. Procure pulverizar à tarde quando os ventos são calmos. Utilize camisa de manga comprida, máscara descartável, fique contra o vento e não aspire o produto. Se entrar em contato com ele, lave as partes afetadas com água corrente e sabão. Clique na foto para ampliar



Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
miguelnolli



Registrado: 11/12/06
Mensagens: 5
Localização: Campinas

MensagemEnviada: Sáb Jan 13, 2007 7:16 pm    Assunto: Não tenho certeza Responder com citação

Não tenho certeza Geraldo, pois hoje choveu muito e não pude sair para conferir e comparar mas fiz um pequeno rascunho parecido com a praga e queria saber se você reconhece.

Obrigado pela atenção
Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Dom Jan 14, 2007 9:05 am    Assunto: Responder com citação

miguelnolli,

Pelo seu desenho não deve ser colchonilhas, elas ficam sob uma carapaça e não se movimentam. Sua praga provavelmente seja algum tipo de pulgão. O pulgão lanífero quando você joga água e tira sua plumagem branca ele se assemelha ao seu desenho. Tente lavar sua planta com um jacto forte de água. Se a infestação for grande e não der para limpar não tem outro jeito tem que usar remédio. Eu sempre utilizo o MALATHION é um remédio que uso a muitos anos e não tem causado problemas nem para mim nem para minhas plantas.

Abraços do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 25/12/06
Mensagens: 261
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Dom Mar 11, 2007 10:23 pm    Assunto: Responder com citação

miguelnolli,

Tenho a impressão que minha carmona está infestada com a mesma praga que vc enfrentou. Alguma sugestão além da oferecida pelo Geraldo?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
tiogabra
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 08/10/05
Mensagens: 153
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Ter Mar 13, 2007 8:28 pm    Assunto: Re: CUIDADO COM AS COLCHONILHAS Responder com citação

GERALDO INOCÊNCIO escreveu:
Oi pessoal,

Dediquei lazer de minha vida praticamente ao cultivo de plantas ornamentais. Durante todo este tempo me deparei com todo tipo de pragas e doenças em minhas plantas e nenhuma me dá mais trabalho do que as caladas e quetinhas colchonilhas. Existem muitas variedades delas, algumas tão pequenas que são quase imperceptíveis a olho nú. E para o principiante na maioria das vezes passam desapercebidas. Sua planta começa a ficar feia, vai enfraquecendo, os galhos vão secando e quando você acorda sua planta já era. As colchonilhas não se movimentam, mas as formigas se encarregam de espalhar os seu filhotes pela planta então observe atentamente suas plantas. Trânsito de formigas pela planta é sinal quase certo da presença de colchonilhas. Observe atentamente as folhas e você vai ver pequenas escaminhas agarradas a elas. Às vezes são marrons, às vezes pretas ou prateadas. Quando sua planta vai ficando com uma espécie de fuligem preta (fumagina) também é sinal certo de que sua planta está atacada de colchonilhas. As formigas fazem uma espécie de simbiose com as colchonilhas, espalham seus filhotes e sugam delas uma espécie de néctar que apreciam muito. As colchonilhas sugam a seiva das plantas e injetam tóxinas. É um ataque silencioso, lento porém muito perigoso para suas plantas. Elas atacam praticamente todas as plantas, mas existem algumas variedades de plantas que elas têm predileção, entre elas, os cítricos de uma maneira geral, as ixoras e infelizmente as lindas carmonas. Observe atentamente sua carmona. Se o tronco e as folhas estão ficando escuros(fumagina) elas estão aí. Durante muito tempo as combatí com óleo mineral, que as mata por asfixia. Sua carapaça impede que agrotóxicos façam efeito. Mas de dois anos para cá, um amigo meu, plantador de laranjas, me passou um remédio de grande eficácia. Chama-se SUPRACID 400. Eu aplico misturado ao óleo mineral. Tem ótimo efeito, normalmente efetuo duas pulverizações, pois algumas não são atingidas na primeira.
Se você não cuidar delas, hora que você acordar já infestaram toda sua coleção de bonsai.

Amigo Geraldo.
Pode me dizer se este Supracid, tambem e eficaz para combater a larva minadora dos Citrus, pois tenho uma muda de Kinkan que esta insfestada desta praga, tambem um limão silciliano, e uma Laranjeira.

Tenho tambem Ixora, ja percebi que nesta especie, e uma Cochonilha, marron.

Abraço.

Grande abraço do amigo Geraldo Inocêncio

_________________
A vida e um constante aprendizado, nunca e tarde para aprender mais.

"Que a Paz esteja com vocês"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Qua Mar 14, 2007 7:03 am    Assunto: Responder com citação

Tiograba,

Sempre usei supracid para colchonilhas, não sei o efeito que ele tem em outras pragas.

Remédios recomendados para a larva minadora dos citrus:
Produtos Recomendados

PRINCÍPIO ATIVO GRUPO QUÍMICO
Abamectin Avermectina
Lufenuron Benzoylureia
Imidacloprid Chloronicotinyl
Pyridaphenthion Organofosforado
Diflubenzuron Benzoylureia
Tebufenozoide Diacylhydrazida
Acephate Organofosforado
Chlorpyriphos Organofosforado
Deltamethrin Piretróide
Óleos Minerais

O supracid 400 + óleo mineral pode fazer efeito nas larvas.




Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
miguelnolli



Registrado: 11/12/06
Mensagens: 5
Localização: Campinas

MensagemEnviada: Qua Mar 14, 2007 11:16 pm    Assunto: o Geraldo estava certo Responder com citação

Olá Sambarilove realmente o Geraldo estava certo, fiz apenas uma retirada com a mão e uma leve poda na planta, depois com um jato forte eliminei a praga. Como prevenção agora no verão encontrei uma receita simples numa carta de revista e utilizei em outras plantas, parece legal, o que vcs mais experientes acham? a receita é o seguinte: -1colher de sobremesa de detergente - 5 gotas de alcool e 250ml de agua , pulverizar toda aplanta, acho que está dando certo...

abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Rafael Oliveira



Registrado: 20/03/07
Mensagens: 38
Localização: São João Del Rei - MG

MensagemEnviada: Qua Mar 28, 2007 1:26 pm    Assunto: Responder com citação

Tenho um Ibisco que esta realmente infestado de Colchonilhas... Peguei um pano umido e limpei folha por folha (porem, nao consegui retirar 100% dos bichos), e depois apliquei Combat!
O que fiz irá resolver meu problema? Estou preocupado, pois ele nao esta brotando como devia, as flores ficam fracas, tenho certeza que meu Ibisco esta debilitado!
Conto com a ajuda de vcs!
Obrigado desde já...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Aquariosmaster
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/02/07
Idade: 49
Mensagens: 181

MensagemEnviada: Qua Mar 28, 2007 8:05 pm    Assunto: Pragas Responder com citação

Olá amigo, também fiz o que você fez. Retirei grande parte das cochonilhas e depois apliquei COMBAT. Depois de dois dias minha acerola já estava brotando, pode? Agora, o COMBAT não deve ser aplicado em flores, acho que no rótulo diz isso. Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
JUSTO VERÍSSIMO



Registrado: 01/02/07
Mensagens: 50
Localização: rj-rj

MensagemEnviada: Qui Mar 29, 2007 12:38 pm    Assunto: scheflera Responder com citação

saudações a todos
minha scheflera foi atacada também por cochonilhas, retirei manualmente após aplicar dimmy inseticida, novas elas são verdes como as folhas e fazem estrago como disse o geraldo. desfolhei a maior parte e limpei as que ficaram. acredita que no inicio mal coloquei a mão e umas formigas me ferroaram, chegou a empolar! ai apliquei o dimmy, dei mole pois já havia notado a perda de umas folhas e as formigas há semanas.
pulgões e outras pragas também combati com receita de um colega do fórum de alho-pimenta-sabão-de-côco, os pulgoes pretinhos como piolho enrugavam as folhas da murta. os vi agonizar.
realmente não podemos dar mole!
valeu geraldo!
_________________
é vero!
é justo,..... é muito justo, .....é justíssimo!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Aquariosmaster
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/02/07
Idade: 49
Mensagens: 181

MensagemEnviada: Dom Abr 08, 2007 1:17 pm    Assunto: Ô praga! Responder com citação

Seguinte pessoal, minha acerola está com cochonilha, aquela com a carapaça que imita a cor do tronco, e aquele que parece um tufo de algodão. Apliquei COMBAT, mas não acaba. Queria saber se posso usar óleo vegetal. Eu estava relutando, pois tenho criança pequena em casa, mas vou ter que colocar alguma coisa e levar a planta pra outro lugar onde meu filho não pegue. O óleo vegetal somente resolve? E quanto à diluição? É a mesma do rótulo? Abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Dom Abr 08, 2007 6:26 pm    Assunto: Responder com citação

Luciano,

O óleo é mineral e o rótulo é verde, ou seja é um remédio de pouca toxicidade acho que você poderia aplicar sem problema. Outra alternativa é fazer calda de fumo, misturar com detergente e aplicar.


Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Aquariosmaster
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/02/07
Idade: 49
Mensagens: 181

MensagemEnviada: Dom Abr 08, 2007 7:14 pm    Assunto: Remédio Responder com citação

Já fiz calda de fumo, mas sem o detergente, qual a proporção de detergente?
Com relação ao óleo, vou providenciar, mas vou tentar o fumo com detergente primeiro.
Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Página 1 de 4

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil