FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ARRANQUIO DE PLANTAS DO CHÃO - UMA TÉCNICA DIFERENTE
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Dom Jan 14, 2007 9:58 am    Assunto: ARRANQUIO DE PLANTAS DO CHÃO - UMA TÉCNICA DIFERENTE Responder com citação

Oi pessoal,

Todos nós sabemos o quanto pode ser difícil e complicado arrancar uma planta do chão para levá-la a um vaso. Algumas variedades de plantas são muito fáceis e de qualquer maneira você as arranca e elas não sentem o transplante para o vaso. Mas existem variedades de plantas que sentem bastante o aranquio e o transplante. Veja o caso por exemplo das carmonas. Quando no chão, as carmonas se formam rapidamente emitem uma brotação intensa e logo estão um bonsai bonitinho. Mas na hora que você as arranca do chão, a surpresa, elas estão com pouquíssimas raízes e ao cortá-las no arranquio a planta vai levar no mínimo 60 a 90 dias para iniciar sua recuperação e cerca de 20 % delas normalmente morrem. A técnica comum recomendada para o arranquio é a sangria que na realidade consiste em fazer um sulco em volta da planta e prencher com areia + matéria orgânica (do tipo mamadeira) e aguardar a emissão de novas raízes para daí fazer o arranquio. Há algum tempo atrás me ocorreu utilizar um novo método que está dando resultados e é bem mais prático do que o anterior.
É o seguinte:

- Você vai até a planta que quer arrancar utilizando a ferramenta de arranquio (vanga ou outra ferramenta qualquer). e Faça como se fosse arrancar a planta normalmente, utilize a ferramenta cortando as raízes em volta da planta mas não arranque, apenas corte as raízes. O corte das raízes principais da planta vai estimular a emissão de novas raízes menores e mais ramificadas daí você volta depois de uns 60 ou 90 dias e faz o arranquio de fato. A planta vai estar com novas raízes, mais ramificadas e o stress do corte das raízes principais já terá passado e o resultado do arranquio vai ser bem melhor.


Abraços do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 23/03/06
Idade: 54
Mensagens: 470
Localização: Jaú -S.P

MensagemEnviada: Seg Jan 15, 2007 7:25 am    Assunto: Responder com citação

Caro colega

Esta técnica continua sendo sangria, de uma maneira ou de outra a sangria consiste em cortar as raízes grossas para que o enraizamento segundário ocorra, independente da forma.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Seg Jan 15, 2007 9:18 am    Assunto: Responder com citação

Wilson,

Bem lembrado, todavia esta maneira é bem mais prática do que a tradicional e o resultado vem em menos tempo.


Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Smoke
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 28/11/06
Mensagens: 276
Localização: Santos - Sp

MensagemEnviada: Seg Jan 15, 2007 8:24 pm    Assunto: Responder com citação

tO PENSANDO EM PEGAR UM PINGO DE OURO SÓ SEI QUE VAI DÁ O MAIOR TRABALHÃO....
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
P@blo



Registrado: 21/01/07
Mensagens: 11
Localização: São José do Rio Preto

MensagemEnviada: Qua Jan 24, 2007 12:02 pm    Assunto: Responder com citação

Mr. Green Rolling Eyes Olá Geraldo, estou aki de novo com mais uma dúvida...
Tem uma mata próximo a minha casa com uma espécie de árvore, de grande porte, com o tronco todo coberto de espinhos, essa árvore apresenta as folhas bem verde (escuro), não se vc conhece.
Então, no pé dessa tal árvore existe um "pré-bonsai" é um tronco de aprox. 15 ou 10 cm de altura e com alguns galhos já até formados.
Minha dúvida é que este tronco parece sair de uma raiz, ou posso estar enganado? Como faço para tira-lo de lá correndo o menor risco possível de matar essa muda?
Se for muito díficil ou muito arriscado, nem vou tentar, pois seruia um crime "assassinar" tal obra de arte da natureza! Mas c ela for pra um vaso ou escorredor, hummmmmm, vaidar um belo bonsai.
Obrigado.

_________________
"O caminho da Sabedoria é não ter medo de errar."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
P@blo



Registrado: 21/01/07
Mensagens: 11
Localização: São José do Rio Preto

MensagemEnviada: Qua Jan 24, 2007 12:05 pm    Assunto: Responder com citação

Mr. Green Rolling Eyes Olá Geraldo, estou aki de novo com mais uma dúvida...
Tem uma mata próximo a minha casa com uma espécie de árvore, de grande porte, com o tronco todo coberto de espinhos, essa árvore apresenta as folhas bem verde (escuro), não se vc conhece.
Então, no pé dessa tal árvore existe um "pré-bonsai" é um tronco de aprox. 15 ou 10 cm de altura e com alguns galhos já até formados.
Minha dúvida é que este tronco parece sair de uma raiz, ou posso estar enganado? Como faço para tira-lo de lá correndo o menor risco possível de matar essa muda?
Se for muito díficil ou muito arriscado, nem vou tentar, pois seruia um crime "assassinar" tal obra de arte da natureza! Mas c ela for pra um vaso ou escorredor, hummmmmm, vaidar um belo bonsai.
Obrigado.

_________________
"O caminho da Sabedoria é não ter medo de errar."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Qua Jan 24, 2007 8:57 pm    Assunto: Responder com citação

Pablo,

Para este caso acho que a melhor solução é a sangria tradicional. Faça um sulco em volta do "pré-bonsai" e preencha com areia misturada com húmus ou outra matéria orgânica. É possível que isto estimule a planta a emitir novas raízes. Espere algum tempo e verifique se realmente isto ocorreu aí você pode arrancar a planta do chão que ela vai pegar com certeza. Se você não quiser esperar este tempo aí não tem outro recursos senão arrancá-lo, mas pode ser que seja um broto vindo de uma raíz mais grossa e se for este o caso talvez não sobreviva.


Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 31/12/09
Idade: 38
Mensagens: 462
Localização: São Luís - MA

MensagemEnviada: Dom Jan 17, 2010 5:17 pm    Assunto: Responder com citação

muito bom Geraldo!!! hj mesmo eu utilizei desse método para começar uma arranquia de uma arvorezinha de romã pra Yamadori!

se quiser, postei aki: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=123628#123628
_________________
Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
@ndré Luiz



Registrado: 05/05/10
Mensagens: 23
Localização: Joinville-SC

MensagemEnviada: Dom Jun 13, 2010 10:37 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal!

Estou querendo retirar uma planta que está próxima a outras arvores maiores, onde as raizes estão entrelassadas entre sí.

Gostaria de dicas para retira-la, e informações como tamanho e profundidade do sulco ou distancia para corte das raízes que devo fazer.

A planta é uma ameixeira nespera e têm cerca de 1,5m com 4cm de diametro na base.

Abraços.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil