|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Jun 11, 2010 6:24 pm Assunto: Exemplo de técnica de estilização por tracionamento |
|
|
Olá amigos,
Algumas plantas usadas p/ Bonsai tem grandes problemas de estilização através de aramação, principalmente as que seus galhos se enrijessem com mais facilidade.
Entre elas está a Jaboticabeira, com os galhos ainda consideravelmente finos eles já estão bem rijos e difíceis de serem trabalhados com a aramação que pode provocar a ruptura dos mesmos e por a perder muitas vezes trabalhos de anos.
Após ter esse problema com meu exemplar de Jaboticabeira, comecei a pesquisar a respeito e vi alguns exemplos de estilização através da tração dos galhos, a maioria feitas com arames. Porém o arame tb provoca alguns incovenientes, entre eles a força utilizada p/ retorcê-lo e tracionar um pouco mais o galho, como essa torção é feita por alicate, mts vezes colocamos mais força que o necessário, outro incoveniente é a quebra dos arames, algumas vezes quando realizamos a tração pela torção do arame este se rompe, nos obrigando trocá-lo, além de causar um tranco no galho durante o rompimento podendo danificá-lo, além de que o próprio trabalho de recolocação pode causar danos. Entre outros incovenientes que podem ocorrer.
Outro dia em loja de ferragens, em quanto aguardava no balcão p/ ser atendido, vi um vendedor trazer uma peça p/ um cliente que ele chamou de esticador de cabo de aço, uma peça pequena, relativamente barata ( entre R$ 2,00 e R$ 10,00, dependendo do tamanho), leve e feita de material que ñ enferruja. Obeservei seu funcionamento e comprei algumas para teste. Utilizei justamente em minha Jaboticabeira. Vejam os resulatdo nas fotos abaixo.
Vantagens: Pode ser feito o tracionamento dos galhos girando a peça de forma manual, ou seja, fica mais fácil a percepção da força utilizada. O tracionamento pode ser feito de forma progressiva e lenta, um pouco a cada tantos dias conforme o bonsaísta definir. Pode ser usado tb em galhos mais grossos. A colocação é bem simples.
No caso acima eu coloquei o vaso com a planta dentro de um pequeno caixote de madeira que eu mesmo fiz. Motivos: a - pelo vaso ser de plástico na primeira tentativa ele começou a trincar. b - no caixote fiz vários furos em suas laterais tendo assim várias opções de posição p/ fixar o esticador.
Tb. utilizei p/ prender o esticador tanto no galho qto no caixote, pedaços de arames de alumínio (pode ser é claro o de cobre), em uma das extremidades fiz uma espécie de gancho p/ posicioná-lo no galho e na outra extremidade fiz como que um prolongamento do esticador podendo utilizá-lo em qualquer altura de galho que eu deseje.
Para proteger o galho costumo enrolar ráfia e colocar por cima um pedaço de mangueira de borracha, uso a tripa de mico cortando um dos lados p/ que forme uma meia-cana.
Espero que este post possa ajudar, principalmente aos menos experientes assim como eu. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Sáb Jun 12, 2010 12:00 am Assunto: |
|
|
Donegá, muito bom! Estas peças são pouco aproveitadas na arte, mas já vi trabalhos com elas. Só me chamou a atenção numa coisa: A tripa de mico com sol e umidade tende a queimar e ressecar e, muitas vezes, aderir ao tronco, podendo provocar manchas ou fungos no tronco! É bom usar a ráfia mesmo, evitando o uso direto no tronco! E a caixa de madeira ou gaiola é excelente artifício para dar mais pontos de ancoragem! Parabéns! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Jun 12, 2010 11:53 am Assunto: |
|
|
Olá João José,
Cm vc mencionou, é realmente necessária a colocação de ráfia. Esse método tb facilita no caso de necessidade de recolocação tanto de ráfia como de borracha ou tripa de mico, pois a regreção do mecanisco fazendo-o voltar ao ponto original tb é feita de forma fácil e sem tranco ao galho tracionado. Após efetuar a manutenção basta voltar a tracionar o galho que voltará facilmente ao ponto anterior por já ter ganhado maleabilidade. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|