FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

CERÂMICA - MODELANDO UM VASO EM ARGILA
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO!
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Qui Mar 03, 2005 9:21 pm    Assunto: CERÂMICA - MODELANDO UM VASO EM ARGILA Responder com citação

Olá, pessoal!

Bom, estou postando aqui minha experiência na modelação de um vaso em argila pelo método de ocagem. Dêem uma olhada nas fotos. Ainda não terminei... Espero que gostem!

Massa preparada (pronta para modelagem):


Corte em modelo oval:


Fôrma criada para moldar a borda:


Começando a moldar:


Moldando:


Moldando... É muito prazeroso ver o vaso surgindo...


Moldando... Reparem no encontro da fôrma com a borda:


Delineando a espessura da borda para iniciar a pratica de ocagem:


Cortando na direção da linha:


Ocagem (iniciando):


Ocagem (retirando o grande volume de massa do interior do vaso):


Ocagem (raspando as sobras da massa):


Ocagem (alisando/aperfeiçoando):


Vaso quase pronto. Reparem que deixei uma faixa para identificar a frente do vaso. Ali, também, esculpirei uns desenhos:


Drenos:


Após a secagem do vaso, que durou alguns dias, à sombra...

Esculpindo folhas de acer palmatum na "fachada" do vaso:


Detalhes da escultura, reparem:


Vaso semi-pronto:


Bom, ainda falta alguns detalhes e acabamentos para eu terminá-lo. Faltam os pés (acredito que vai ser o mais difícil para mim!); falta lixar, assar e pintar...

Que vocês acharam?

Até mais; um abraço a todos.

Orlando (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qui Mar 03, 2005 9:45 pm    Assunto: Responder com citação

Lando, achei um espetáculo.
Diga uma coisa, qual a temperatura da queima?
Poxa, quando vai ter um curso desses vasos??
Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Qui Mar 03, 2005 10:43 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado, Felipe!

Pretendo confeccionar mais vasos, dando a eles um estilo próprio - com formas diferentes e esses desenhos que você vê - tenho muitas idéias!
Cara, não tenho como queimá-lo. Vou saber se um fabricante aqui da cidade faz isso para mim... Já pensei também em levar para o Ratto...
A temperatura, me parece, deve ser a partir de 900º. O Ratto me disse, mas esqueci!
Você pergunta se eu pretendo dar um curso? Rsss. Bom, eu o fiz por afinidade com a arte. Tenho que estudar mais sobre isso... Quem sabe um dia?

Até mais,

Orlando (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qui Mar 03, 2005 10:52 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Lando,

O seu vaso ficou lindo, cara. PARABÉNS!!!!!

Você conseguiu, com intelig|ência, fundir duas técnicas de confecção de vasos: a ocagem e o método de modelagem com perfil rígido Laughing Laughing Laughing , utilizado na confecção de vasos de cimentos.

Não creio que você terá maiores dificuldades para fazer os pés do vaso. No site da RYUEN.COM, onde há uma bela matéria ensinando o método da ocagem, ensina como fazê-los (http://www.ryuen.com/sub705.htm).

Acho que a maior dificuldade quando o assunto é vaso de cerâmica, é a ARGILA. Já faz mais de um ano que estamos tentando encontrar o "ponto" certo para que nossos vasos não quebrem ou fiquem "craquelados" quando vão ao forno.

Existem alguns segredos (até maiores que no bonsai) que os ceramistas não gostam de transmitir. O jeito é ir tentando até encontrar a formula correta.

Gostaria muito de ver algum colega ceramista passar umas dicas de como preparar e queimar a argila, de modo que não quebre.

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
andre
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 23/07/04
Mensagens: 264
Localização: Bezerros-PE

MensagemEnviada: Qui Mar 03, 2005 10:54 pm    Assunto: Responder com citação

gostei cara este medoto é usado pra fazer os vasos tokoname mais caros...
e vc aprendeu rapido vc é um artista nato, basta apenas se aperfeiçoar a todas as formas e vai ta dando show.....
_________________
André Monteiro
www.artenopalito.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2005 9:21 am    Assunto: Responder com citação

Graaaaaaaaaaande Orlando !

Eu sabia cara, que tu ia conseguir !!
Tenho visto no Brasil surgirem diversos talentos como o do Lando e dentro do possível estamos caminhando para um lugar ao sol.............ou seja, mais vasos de diferentes modelos vamos ter no mercado amador. Fico muito contente com isso e sempre gosto de prestigiar cada um.
Lando, a queima de alta varia entre 1000 a 1220 graus centígrados e me parece que esse ai você fez na argila creme chamote.....
Ou você queima no máximo ou faz uma esmaltação, pois se não ele vai ficar muito poroso sem uma cinterização boa para o bonsai.
Uma capilaridade correta é o segredo do sucesso na cerâmica para bonsai !

PARABÉNS !!

Grande abraço,
Voltar ao topo
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2005 9:24 am    Assunto: Responder com citação

Cláudio C. Ratto escreveu:
Graaaaaaaaaaande Orlando !

Eu sabia cara, que tu ia conseguir !!
Tenho visto no Brasil surgirem diversos talentos como o do Lando e dentro do possível estamos caminhando para um lugar ao sol.............ou seja, mais vasos de diferentes modelos vamos ter no mercado amador. Fico muito contente com isso e sempre gosto de prestigiar cada um.
Lando, a queima de alta varia entre 1000 a 1220 graus centígrados e me parece que esse ai você fez na argila creme chamote.....
Ou você queima no máximo ou faz uma esmaltação, pois se não ele vai ficar muito poroso sem uma sinterização boa para o bonsai.
Uma capilaridade correta é o segredo do sucesso na cerâmica para bonsai !

PARABÉNS !!

Grande abraço,
Voltar ao topo
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2005 10:04 am    Assunto: Argila Responder com citação

Lando, que trabalho bonito, meu amigo! Só como informação geral, qual o tipo de argila que você está usando?
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
andre
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 23/07/04
Mensagens: 264
Localização: Bezerros-PE

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2005 12:44 pm    Assunto: Responder com citação

queria saber que tipo de argila é usada para a obtenção natural da cor escura em alguns vasos de bonsai?como este abaixo



_________________
André Monteiro
www.artenopalito.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2005 5:25 pm    Assunto: Responder com citação

Agradeço a todos pelos elogios ao meu trabalho e ao vaso. Valeu mesmo!

Pessoal, ainda tenho muito a aprender... Quero conhecer mais sobre esse assunto.

Mário, não sei te informar sobre o tipo de argila que utilizei. Comprei de uma comerciante aqui da região - vou perguntar a ela. Creio que a argila seja de boa qualidade pelos seguintes motivos: não encontrei grãos de areia no meio da massa; obtive dela uma ótima liga (acho isso fundamental). Só falta mesmo o teste do forno - só depois da queima é que eu vou poder constatar se essa argila serve ou não para essa arte - espero que tudo dê certo!

Um detalhe interessante: O vaso nem foi queimado ainda, e quando batemos nele, produz o mesmo som de um vaso pronto...

Ratto, esmaltação é o mesmo que vitrificação? Meu pai me disse, por alto, se eu quiser vitrificá-lo, devo pincelar com água salgada por fora do vaso antes de levá-lo ao forno... Está certo isso? Achei estranho.

Um abraço a todos,

Orlando (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2005 5:44 pm    Assunto: Responder com citação

Orlando,

Esmaltar é passar os óxidos apropridados para cerâmicas e vitrificar é depois que passa pela queima em alta, ok ?
Áqua salgada na verdade, nunca passei e acredito que esta não é necessária ou utilizada .........
Alguns óxidos ou esmaltes que passamos nas cerâmicas podemos fazer, pois a maioria dos vegetais retiram o ácido monosílico do solo e também existe oxidações induzidas na maioria dos minerais encontrados na natureza. Como exemplo: ferro, cobre, alumínio e por ai vai.

Andre,


Antes de mais nada..........MUITO OBRIGADO PELAS SEMENTES !
Gostaria de dizer, que num passado recente não existia ainda este tipo de argila por aqui no Brasil. Quem a vende é a Pascoal.............e eles a chamam de argila preta, que nada mais é do que uma argila enriquecida com estanho. Acredito que tenha sido a minha enchessão de saco com um ceramista local, que conhecia o dono dessa empresa, que tenha feito surgi-la no mercado nacional. Me parece que esse senhor dono dessa empresa é profundo conhecedor desse tipo de material e foi a partir dessa solicitação, que a mesma agora está sendo muito apreciada por aqui.
Ela é muito plástica.....fácil de modelar e de queimar. Muitos pensam que tem que ser feita duas queimas, mas com apenas uma só queIma a 900 graus já obtemos resultados stisfatórios.

[]ão
Voltar ao topo
andre
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 23/07/04
Mensagens: 264
Localização: Bezerros-PE

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2005 8:51 pm    Assunto: Responder com citação

fico agradecido pelas informações ratto. espero que tenha gostado das sementes ok.
_________________
André Monteiro
www.artenopalito.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2005 9:11 pm    Assunto: Responder com citação

Lando,

Simplesmente belo. A habilidade sempre me surpreende de maneira agradável e positiva. Agora precisa de uma planta deslumbrante para esse vaso.

Parabéns!!

bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2005 11:38 pm    Assunto: Responder com citação

andre escreveu:
fico agradecido pelas informações ratto. espero que tenha gostado das sementes ok.


Gostei muito André !

Valeu !!
Voltar ao topo
Werlei Purgatto
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/03/05
Mensagens: 176
Localização: Juiz de Fora-MG

MensagemEnviada: Ter Mar 08, 2005 11:09 am    Assunto: Responder com citação

Lando só uma dúvida, quando vc comprou a argila ela ja veio pronta ou vc amassou ela até retirar as bolhas de ar???
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO! Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Página 1 de 4

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil