Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Mar 04, 2005 11:34 am Assunto: |
|
|
Grande Ratto, parabéns!!!
Vejo esta espécie nos canteiros central no caminho pra casa e sempre fico perguntando: com essas agulhas tão grandes, será que dá...? Respondido !!! Tëm alguma particularidade no cultivo desta espécie ? _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Sex Mar 04, 2005 4:25 pm Assunto: |
|
|
Ratto,
Eu adoro casuarinas. Realmente elas estão precisando de uma poda. Mas está um show! Parabéns, cara!
Alexandre, o segredo para o surgimento de galhos e a compactação das folhas ("agullhas") se dá pelo controle nas podas dessas "agulhas".
Orlando (Lando) |
|
|
 |
|
Enviada: Sex Mar 04, 2005 4:31 pm Assunto: |
|
|
Alexandre,
Creio que a única particularidade se refere a modelagem..........
Os galhos depois que desenvolve uma casca mais rígida não podem ser aramados, pois se não quebram com facilidade. Então você tem que aramar obviamente os galhos mais novos e maleáveis, para fazer a modelagem da copa. Fazer uso de arames com ráfia para se tentar uma maior resistência...........danou-se......não surge novas brotações. A pinçagem correta das folhas também faz a diferença.
[]ão |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Mar 07, 2005 6:34 am Assunto: |
|
|
Cláudio,
Gosto demais dessa planta, embora não tenha tido muita sorte com ela. E em especial paisagens são apaixonantes. Suas plantas estão vigorosas, esbajam saúde. Parabéns!!
[]s
Bergson |
|
|
 |
|
Enviada: Seg Mar 07, 2005 1:18 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Bérgson !
Gostei muito do seu espaço........achei de muito bom gosto e vi que você o tem com muito carinho......te admiro por isso.
Parabéns para você também !
Um abraço, |
|
|
 |
Fernando Souza 1.o PASSO

Registrado: 13/09/05 Mensagens: 135 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sex Set 16, 2005 12:07 pm Assunto: |
|
|
Bom-dia, Ratto.
É mesmo surpreendente o grau de qualidade que consegue nos seus bonsais. Entro no Fórum já há algum tempo só para observar e desde a primeira vez até hoje, torço pra ver trabalhos seus.
Bom, aproveitando a deixa, eu consegui um exemplar de Casuarina há umas duas semanas e gostaria de obter mais informações sobre essa espécie, tipo: substrato, rega, adubação e melhor forma de poda.
Desde já, agradeço.
Abraço,
Fernando. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Set 16, 2005 1:33 pm Assunto: |
|
|
Grande Ratto !!!!
A sua floresta de Casuarina vai ficar lindíssima, digo isso em função da pinçagem que será feita - creio que em brave - .
Só uma perguntinha básica: por quê não colocá-la numa bandeja feita pelo Ratto ????????????
Beijos
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
pedro pires 1.o PASSO

Registrado: 22/06/05 Mensagens: 164 Localização: Lisboa-Portugal
|
Enviada: Sáb Set 17, 2005 3:10 pm Assunto: |
|
|
Mais um excelente trabalho Ratto!
Va mostrando os trabalhos _________________ Abraços
Pedro
|
 |
|
Enviada: Sáb Set 17, 2005 11:24 pm Assunto: |
|
|
Caro Fernando,
Por se tratar de uma espécie bem resistente e também bem adaptada ao nosso clima, digo que não existe tantos esforços para mantê-la com vigor. É uma espécie que vive na orla marítima, que resiste a água salgada e que cresce em fissuras na pedra. Por aqui tenho mantido este exemplar num substrato composto de 50% de pedrisco + 40% de akadama + 10% de terra preta, tudo peneirado. A adubação que faço é orgânica e as regas são moderadas, onde rego apenas quando vejo que o solo está com a superfície seca. Esta floresta fica exposta a pleno sol. A compactação das folhas se dá quando fazemos pinçagens sucessivas, que compreendem os meses de maior crescimento da planta. Maiores detalhes de como isso é feito só mesmo ao vivo e a cores, ok ?
Então você está convidado a participar do próximo encontro nosso, que acontecerá no dia 08/10/2005, onde irei fazer a manutenção desta. Caso aceite, por favor, entre em contato pelo tel. 2609-3325 a partir das 21:00 horas.
Obrigado pelos elogios !
Um abraço, |
|
|
 |
|
Enviada: Sáb Set 17, 2005 11:29 pm Assunto: |
|
|
Angela Fernandes escreveu: | Grande Ratto !!!!
A sua floresta de Casuarina vai ficar lindíssima, digo isso em função da pinçagem que será feita - creio que em brave - .
Só uma perguntinha básica: por quê não colocá-la numa bandeja feita pelo Ratto ????????????
Beijos
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
Angela,
A bandeja já foi providenciada e acredito que até o mês que vem eu já a tenha.
Futuramente colocarei as fotos !
Um beijo, |
|
|
 |
|
Enviada: Sáb Set 17, 2005 11:32 pm Assunto: |
|
|
Valeu Pedro, obrigado pelo elogio !
Pode deixar que colocarei fotos em breve, ok ?
Um abraço, |
|
|
 |
Fernando Souza 1.o PASSO

Registrado: 13/09/05 Mensagens: 135 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Seg Set 19, 2005 12:08 pm Assunto: |
|
|
Bom-dia, Ratto.
Fiquei com cara de bobo quando li sua resposta. Não é todo dia que se recebe um convite desta importância. Eu já havia feito um contato contigo há 1 mês aproximadamente (foi o Luciano de Teresópolis quem me deu o seu telefone), mas acabei não podendo ir na sua casa e fiquei sem graça de insistir.
Acabei de ler uma matéria sua na Revista "Como Cultivar Bonsai nº 5", o que reforçou a admiração pelo seu trabalho. Parabéns pelo sucesso e obrigado pela ajuda que já nos dá expondo os detalhes dos seus trabalhos.
Em tempo, não vou desperdiçar por nada o convite, haja vista já estava adiando há tempos uma nova tentativa de "me convidar" para ver de perto a sua coleção.
Obrigado mais uma vez e uma boa semana.
Fernando. |
|
|
 |
Romulo Dias 1.o PASSO

Registrado: 25/02/05 Idade: 48 Mensagens: 134 Localização: Fortaleza/CE
|
Enviada: Sex Out 21, 2005 6:08 pm Assunto: |
|
|
Ratto,
Voltando este tópico...
Como estou um pouco longe, não da ver ao vivo, gostaria de saber um pouco mais sobre a pinçagem, é algo parecido com o Pinheiro Negro ou é feito de forma diferente?
As agulhas ficam meio grandinhas, vc pinça cortando-as ou tirando-as inteiras??
Abraço, _________________ Romulo Dias
Associação Cearense de Bonsai |
|
|
 |
|
Enviada: Sáb Out 22, 2005 8:19 pm Assunto: |
|
|
Caro Rômulo,
As folhas são pinçadas do mesmo jeito que em Juniperus, por exemplo . Na verdade as folhas são minúsculas escamas verticiladas, quase microscópicas, localizadas em cada nó dessas hastes verdes. Então não é necessário corta-las, mas se for preciso tudo bem. O único inconveniente disto, seria estas ficarem com as pontas queimadas.
Um abraço, |
|
|
 |
|