FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Preciso de opiniões...
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Peterson Palombo Correia

MensagemEnviada: Dom Out 23, 2005 6:25 pm    Assunto: Preciso de opiniões... Responder com citação

Ola Amigos,

Encontrei este pinheiro em mais uma das minhas caminhadas. Apesar de ser uma àrvore comprida ( 94 cm) , o que realmente me chamou a atenção foi o tronco. Deêm a vossa opinião no que mais devo fazer. Eu ja tentei dar uma melhorada, ou seja, uma tentativa de melhorada. Juntar mais os galhos ao tronco?...

o tronco..

do outro lado

Smile Rolling Eyes Question a melhorada...

Aguardarei opiniões...
Usei barbantes para prender os galhos. Provisòrio...

Peterson
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 24, 2005 2:24 pm    Assunto: Re: Preciso de opiniões... Responder com citação

Oi Peterson, tudo bem?

Não conheço a espécie desse pinheiro, mas achei bem interessante!

Como estilo, acho que seria bom amadurecer um pouco algumas idéias, pois me parece que ele pode oferecer algumas alternativas.

1- O mais conservador seria manter os 2 troncos como estão. Concordo em abaixar bastante os galhos como voce fez, porém, usando arames, para poder fazer movimentos mais naturais. Também sugiro reduzir gradativamente o comprimento dos galhos, a medida em que ficam mais altos, para garantir um formato mais triangular, característico destas variedades de pinheiro.

2- estilo literati: neste caso, penso que voce teria que escolher um dos troncos e eliminar o outro. No tronco escolhido, voce teria que eliminar boa parte dos galhos mais baixos e depois estudar um movimento mais dramático no tronco, usando arame grosso. A copa seria bem pequena e formada com apenas poucos galhos superiores.

3- estilo kengai (cascata): Também deve ser escolhido um tronco e analisado o movimento cascata. Uma possibilidade é descer bastante o tronco e, após a queda, retornar a curva para cima, iniciando, a partir desse ponto, a formação da copa.

4- estilo fukinagashi (varrido pelo vento): neste estilo penso que os dois troncos possam ser mantidos. Tanto os troncos como os galhos devem ser aramados e dirigidos para uma direção (penso dirigir para o lado oposto do jin). Também acho que os movimentos dos troncos devam ser bem dramáticos.

De momento só consegui imaginar estas alternativas porque os troncos estão bastante altos e sem verde embaixo. Portanto, a simples redução de altura (poda) do tronco não poderia ser feita, pois é quase certo que não surjam novas brotações abaixo do local podado.

Por fim, te recomendo procurar em alguns livros ou na net alguns bonsai nesses estilos e buscar mais inspirações. Se as alternativas parecem radicais, mais motivo para amadurecer as idéias antes de correr grandes riscos!!! Shocked Shocked Shocked

Boa sorte,
Charles
Peterson Palombo Correia

MensagemEnviada: Ter Out 25, 2005 8:48 am    Assunto: Muito agradecido!!! Responder com citação

Valeu mesmo Charles,

Adorei as tuas ideias, principalmente visualizastes justamente o que eu gostaria de ler ( ouvir ¨¨). Estudarei as possibilidade sugeridas e tentarei a mais possivel, uma vez que os troncos estão bastante rìgidos. Mas verei o que podemos fazer!
Tens toda razão, estas espècies são bem complicadas para arrebentar. Mas tenho tido algum retorno. De uma olhada neste.

Comigo ja o tenho a quase 5 anos, e pouco tem crescido, encontrei-a em uma pedra. tenho que fazer quase tranças com os ganho para obter uma cobertura mais rapida.

Agradeço mais uma ver pelas boas idèias....
Um grande abraço..
Assim que tiver algo mais concreto ponho aqui uma nova foto...

Peterson
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: