Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
AgronomoAndre
Registrado: 21/02/05 Mensagens: 9 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qua Fev 23, 2005 5:14 pm Assunto: Irrigação Foliar |
|
|
Boa Tarde Caros Bonsaistas....
Posso substituir a irrigação no solo por uma irrigação apenas foliar através de microasperssores? Alguém tem alguma experiência nisso?
E o gotejamento pode substituir a irrigação no solo??
Agradecido pela colaboração...
Agronomoandre |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 23, 2005 6:25 pm Assunto: |
|
|
Olá André,
Construir um sistema de irrigação automático, através de microaspersores é um dos meus projetos.
Conheci um sistema semelhante para produção de mudas de plantas ornamentais e, pelo que vi, funciona perfeitamente.
A garoa criada pelos microaspersores molha toda a copa das plantas e, aos poucos, a água que escorre pelas folhas vão umedecendo o substrato.
ACho perfeito para quem vive em regiões de clima quente, como o nosso Nordeste.
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Baduuuu 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 23, 2005 6:57 pm Assunto: |
|
|
Amigos...
Queria saber ao certo como funciona esse processo.
Aqui na minha regiao, está muito quente nessa época, e as plantas todos os dias aparecem um pouco murchas...
Abraços _________________ Antonio Badu |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Qua Fev 23, 2005 7:43 pm Assunto: |
|
|
Gente, para esse assunto, volto a indicar essa matéria de um Bonsaísta genial que se chama Olavo Pastore...
Ficou ótima a explicação e quem tiver dúvidas, sugiro escrever para ele, que é uma pessoa muito cordial e com certeza vai sanar essas dúvidas.
http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html
Clique em O Bonsai (na esquerda) e depois em Sistema de Irrigação.
Quem ainda não viu, não deixe de conferir.
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Cissa 1.o PASSO

Registrado: 07/12/04 Mensagens: 172 Localização: Carapicuiba/SP
|
Enviada: Qui Fev 24, 2005 9:36 am Assunto: |
|
|
Eu já vi, e é ótimo.
Dá um certo trabalho, mas vale a pena.
Mas o ideal é utilizar quando não está em casa mesmo, viajando, porque o gasto com água é maior.
E para não tirar o prazer de cuidar das plantas pessoalmente.
Quanto ao sistema de gotejamento, também pode ser usado, mas eu acho que é ideal apenas em caso de poucas plantas, porque terá que se colocar um ou mais gotejadores por vaso, dependendo do tamanho da planta.
Abração
Cecilia |
|
|
 |
gago 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 24, 2005 11:51 am Assunto: |
|
|
o gotejamento seria tipo, uma garrafa ao contrario para o que evaporar ficar na parede da garrafa para que escorra?? algo do tipo
as vezes voces falam o nome, ai eu nao me ligo pois nao conheço a tecnica, se alguem pudesse dar uma explicadinha rapida eu agradeceria  |
|
|
 |
AgronomoAndre
Registrado: 21/02/05 Mensagens: 9 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Sex Fev 25, 2005 5:03 pm Assunto: O que é o gotejamento... |
|
|
Primeiramente gostaria de agradecer a todos que enviaram suas repostas a minha pergunta....muito massa!!!
Caro Gago,
O gotejamento é uma técnica muito utilizada na agricultura, em locais onde a preciptação pluviométrica é baixa. No Vale do São Francisco, perto de Petrolina, existe inúmeros fruticultores que utilizam tal técnica.
A técnica consiste no seguinte:
Através de manguerias especiais ( parecidas com camaras de ar de bicicleta), é feito uma rede de irrigação que passa pelo solo de todas as plantas. No ponto em que a mangueira passa pela planta, existe um orifício ( furado pelo fabricante, o qual deve ser feito precisamente, este orificio é bem pequeno, imagine um palito de dente...), o qual vai formando várias gota a gota, de acordo com a pressão e o diametro do orificio, que vão pingando de acordo com o tempo que o sistema permanece ligado.
A pressão no sistema é gerado por uma bomba apropriada.
Espero ter lhe ajudado....
Abraço a todos os membros!!
AgronomoAndre _________________ Andre de Sousa e Silva
016-81210751
Ribeirao Preto sp Brasil
agronomoandre@gmail.com |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sex Fev 25, 2005 5:26 pm Assunto: |
|
|
Oi Pessoal,
O Sistema é optimo, mas na minha opinião deve ser utilizado com algumas reservas, tipo de "viagens curtas" ou em "grandes quantidades de arvores" e estas ultimas sempre supervisionadas, já que ao ser efectuado de forma automática se deve ter em conta as necessidades hidricas de cada especie.
A mim pessoalmente ninguem me tira o prazer de as regar manualmente , mas reconheço que em relação às quantidades que alguns têm, deve ser um trabalho danado .
Felipe Zappala, tambem concordo "excelente trabalho" o do Olavo, a necessidade aguça o engenho
[]s
Castro |
|
|
 |

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sex Fev 25, 2005 5:47 pm Assunto: |
|
|
É isso mesmo castro, porém é como ele disse, se usar um timer eletrônico, pode-se regular para 2 ou 3 minutos...
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
maapadrizap
Registrado: 05/03/05 Mensagens: 6 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Seg Mar 07, 2005 6:36 pm Assunto: Irrigação |
|
|
Pessoal,
Apenas gostaria de chamar a atenção para evitarmos situações onde a proliferação de fungos seja beneficiada.
A umidade excessiva no ambiente pode criar condições para o desenvolvimento de fungos. Dependendo da época do ano e do tipo de planta, podemos estar "abrindo caminho" para esses inimigos !!!
Um abraço.
Marco Aurélio |
|
|
 |
Olavo
|
Enviada: Ter Mar 08, 2005 12:44 pm Assunto: |
|
|
Faaala Felipe...
Nem tão genial assim... Eu só fui copiando uma coisa aqui outra ali e juntei pro meu benefício...
Realmente esse sistema que montei foi para pequenas viagens ou até maiores mesmo!
Não indico de forma alguma pra substituir a rega manual e diária como o Castro falou!!!
Pois é justamente um dos momentos em que temos o maior prazer de admirarmos nossos bonsai e tb dar aquelas pinçadas, detectarmos pragas e analisarmos o desenvolvimento dos trabalhos...
Mas uma das virtudes do sistema é que depois de montado, caso vc precise sair e está sem tempo basta ligar o sistema e sair pros seus afazeres (ou balada mesmo).
O consumo de água na casa da minha mãe onde mantenho muitas plantas dobrou nos 30 dias em que ela esteve fora e foram utilizados 35 aspersores em um mês durante 1/2 hora diária!
já arrumei um modo de diminuir o tempo de irrigação pra poucos minutos lixando e estreitando dois pinos da programação do timer mecânico! (mas ainda não coloquei em prática)
Quanto a irrigação por gotejadores eu tb me utilizei de alguns em plantas mais exigentes em água como as Ericas Chinesas e não perdi nenhuma planta...
A mesma empresa que eu indiquei pros aspersores tb fazem ótimos gotejadores e reguláveis... _________________ Abraço
Olavo |
|
|
 |
Olavo
|
Enviada: Ter Mar 08, 2005 12:49 pm Assunto: |
|
|
Marco...
Tb acho que este seja um dos inconvenientes a pesar de não ter tido este tipo de problemas durante os 30 dias...
Mas, não tenho dúvidas que se for por periodos maiores esta situação aparecerá inevitávelmente. A não ser que se diminua o periode de rega com menos de 15 minutos (do timer mecânico) _________________ Abraço
Olavo |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Mar 08, 2005 8:37 pm Assunto: |
|
|
Pô Olavo, deixa eu fazer meu elogio em paz!!
Realmente eles tem uns produtos interessantes.
Olha só esse Gotejador:
Pressão de Trabalho: 6 a 50 m.c.a.
Vazão: 0 a 25 litros por hora.
Área molhada: Bulbo úmido variando com o tipo de solo.
Espaçamento indicado: conforme o espaçamento da cultura
Valeu Figura. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Olavo
|
Enviada: Qua Mar 09, 2005 2:55 am Assunto: |
|
|
Kekeke Blz meu amigo!!!!
Agradeço teu elogio!
Eu tenho uns gotejadores reguláveis deles aqui mas são diferentes e são pretos tb...
Cara peguei teu e-mail muito tarde, agora acho que só vou ter tempo novamente pra ir ao correio esta tarde! ontem foi impossível....  _________________ Abraço
Olavo |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Mar 09, 2005 3:03 am Assunto: |
|
|
Ok Olavo,
Entrei em contato com eles para ver se eles vendem pouca quantidade diretamente... mas acho que não.
Sem problema algum. Fica tranqüilo quanto à isso.
Abração e obrigado. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
|