FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mais uma nativa para identificar
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2005 6:16 pm    Assunto: Mais uma nativa para identificar Responder com citação

Olá Pessoal,

Essa é uma planta originada a partir de algumas sementes que coletei no mato. Pelas informações que tive do pessoal da região, trata-se de uma "pitanga preta" ou "pitanga do mato".

Gostaria de saber se alguém poderia confirmar ou acrescentar mais alguma informação.

1. Vista geral do pré-bonsai


2. Detalhes dos frutos



3. Idéia do tamanho dos frutos e folhas


4. Um detalhe da textura do tronco
d

Abraços,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 08/01/05
Idade: 45
Mensagens: 141
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2005 7:17 pm    Assunto: grumixama Responder com citação

Eugenia brasiliense vulgo grumixama (mas não sabia que tinha no nordeste) meu essa fruta é uma delicia! tem um amigo meu que tem um bonsai dessa especie mas as frutas da variedade dele são amarelas (mais comun em são paulo) beleza em sergivaldo vc deve ser um dos mais expert em bonsai de plantas nativas do brasil Razz
_________________
Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2005 9:01 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Sergivaldo...
O Mago falou, tá falado. Very Happy
Olha só, tenho algumas pequenas mudas (3 anos) de Pitanga Negra. As folhas são mais gordinhas como as da Pitanga comum e o fruto é idêntico, entretanto, negro. Shocked
Mago, eu lembro de ter visto uma foto em algum livro, aonde os frutos da Grumixama eram bem maiores... ??
Bem, só sei que achei linda a frutificação.

[]'s
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 08/01/05
Idade: 45
Mensagens: 141
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2005 9:35 pm    Assunto: zapa Responder com citação

Zapalla eu tava comendo(guardei as sementes é claro) grumixama na quinta feira e tambem notei que algumas eram bem maiores e como tenho mania de perguntar perguntei pra dona das plantas e ela disse: Olha meu filho essa que vc ta comendo são de arvores plantadas no chão é claro que no vaso elas ficam menores, eu fiquei meio envergonhado pois ela não faz bonsai e lembrou disso antes de min, mas fazer o que eu sou de carne e osso né. Tem um pé de grumixama ja com idade avançada na flora e talvez eu compre mas antes preciso de mais espaço em casa pois ta bravo no jardim não cabe mais nada, eu tava até pensando em me especializar em certas espécies e me livrar da demais mas tenho que pensar direito nisso Exclamation
_________________
Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2005 10:41 pm    Assunto: Responder com citação

Mago, Confused

Entendo, mas menores à esse ponto?
Eu se fosse você nem pensava 2 vezes em comprar...
Começa a fazer 2 andares nas suas prateleiras... isso se já não tiverem.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sáb Mar 05, 2005 12:22 am    Assunto: Re: grumixama Responder com citação

mago_encolhedor_de_planta escreveu:
Eugenia brasiliense vulgo grumixama (mas não sabia que tinha no nordeste) meu essa fruta é uma delicia! tem um amigo meu que tem um bonsai dessa especie mas as frutas da variedade dele são amarelas (mais comun em são paulo) beleza em sergivaldo vc deve ser um dos mais expert em bonsai de plantas nativas do brasil Razz


Olá Mago,

Amigo, você agora me deixou na dúvida. Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

Há alguns meses recebi de um amigo algumas sementes de Eugenia brasiliensis (Grumixama). Plantei-as e dez germinaram. Ocorre que a coloração das folhas é bastante diferente (meio prateada quando novas!!!) e o caule tem um crescimento mais acentuado que essa minha.

Uma certeza eu tenho: as duas não são a mesma espécie. Então?Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes resolvi um problema e me apareceu outro...

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 08/01/05
Idade: 45
Mensagens: 141
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Sáb Mar 05, 2005 5:00 pm    Assunto: como eu tinha dito Responder com citação

Sergivaldo meu amigo eu acho que não lhe disse mas existem 3 espécies de grumixama a vermelha a amarela e a roxa quase preta tem as folhas e o caule com pequenas diferenças mas são irmãs entre elas!
_________________
Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sáb Mar 05, 2005 5:46 pm    Assunto: Re: como eu tinha dito Responder com citação

mago_encolhedor_de_planta escreveu:
Sergivaldo meu amigo eu acho que não lhe disse mas existem 3 espécies de grumixama a vermelha a amarela e a roxa quase preta tem as folhas e o caule com pequenas diferenças mas são irmãs entre elas!


Grande Mago,

Ufa, cara!! Pensei que tinha arrumado outro problema prá ser resolvido...

Acredito que essas dez que plantei devam ser vermelhas. Como já tenho a que produz frutos quase pretos (roxas), então só me faltam as amarelas. Seria possível conseguir sementes com esse seu amigo?? Ficarei eternamente agradecido.

Valeu pela grande ajuda: OBRIGADO!!!!

Abraços,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Leo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 02/05/05
Mensagens: 223
Localização: Salvador BA

MensagemEnviada: Sáb Maio 07, 2005 10:47 am    Assunto: Responder com citação

Caro Sergivaldo,das variedades que vc já tem é possível me conseguir umas sementes?
Om grande abraço
_________________
Jorge Leocádio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sáb Maio 07, 2005 11:43 am    Assunto: Responder com citação

Leo escreveu:
Caro Sergivaldo,das variedades que vc já tem é possível me conseguir umas sementes?
Om grande abraço


Grande Léo, há quanto tempo!!!!

Meu amigo, estamos iniciando o período de floração e/ou frutificação de várias espécies nativas. No momento, estou com essa aí com frutinhos bem pequenos, creio que a até o final do mês já vai dar para ter alguma coisa.

Também ainda tenho um pouco de sementes de pau-mulato que sobraram da minha última safra Laughing Laughing Laughing .

Mutha? o pé está todo florido.

Camboim: alguns frutinhos já começaram a aparecer.

Me manda teu endereço através de MP que, assim que tiver uma quantidade razoável, te enviarei.

Essas que falei são das plantas que tenho em casa (bonsai e pré). Na natureza, devo estar indo dar uma olhada no início de junho.

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sáb Maio 07, 2005 8:05 pm    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo, se você for fotografar as plantas em frutos, poderia me manda algumas fotos por eMail?

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Dom Maio 08, 2005 9:37 am    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo, trabalho maravilhoso o seu. Ir buscar, catalogar, perguntar, pesquisar, coletar e, principalmente, informar.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Dom Maio 08, 2005 12:02 pm    Assunto: Grumixama Responder com citação

OI MIGUINHO !!!!!!!!!!!
Eu provei esta fruta naquela outra casa que você morava. Lembra ??? Duas semanas atrás, antes de quebrar a asa portanto, fui no Sítio Carvalho, loja de plantas daqui e lá tem um pé enorme de grumixama e estava bem carregado de frutas, iguais as suas. Encomendei umas mudas, o vendedor disse ser muito difícil, mas que ia tentar. A frutinha é pretinha, quase roxa e deliciosa.
Angela
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Seg Maio 09, 2005 9:06 am    Assunto: Responder com citação

Felipe Frango Zappala escreveu:
Sergivaldo, se você for fotografar as plantas em frutos, poderia me manda algumas fotos por eMail?

Abração


Olá Felipe!!!


Claro que sim, meu amigo!!!

Estou momentaneamente fora de casa mas, a partir de quarta-feira estarei de volta aí então irei fotografar as plantas que estiverem frutificando + algumas do meu arquivo, ok?

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2005 12:58 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado Sergivaldo.
Sem pressa, fico aguardando.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil