FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Fotos do meu Buxus spp, Apresentação e ajuda !
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Edson Junior



Registrado: 06/03/05
Mensagens: 43
Localização: Campinas - São Paulo

MensagemEnviada: Ter Mar 08, 2005 2:15 pm    Assunto: Fotos do meu Buxus spp, Apresentação e ajuda ! Responder com citação

Olá amigos.
É um prazer poder participar desse forum com vocês.
Meu nome é Edson Pereira de Novais Junior, tenho 19 anos e moro em Campinas - Sp.
De uns meses para cá, andei pesquisando por sites / foruns, relacionados a arte do Bonsai, em com essa procura acabei encontrando este forum.
Pois bem, tenho um buxus a cerca de 3 anos, hoje ele está com 9 anos de idade, no meio do ano de 2004 ele ficou muito doente e quase morreu, isso sem motivo algum, com muito esforço consegui salva-lo só que depois disso ele nunca mais foi o mesmo.
Tive que retirar muitos galhos dele( alguns eram onde está os toquinhos ), pois estavam secos, sem vida, e por consequencia disso ele ficou muito irregular.
Gostaria de pedir dicas de como posso melhorar a estética dele , o que pode ser feito para que ele fique novamente bonito.
Segue abaixo as fotos dele.


Frente


Lado Direito


Atraz


Lado esquerdo




Tentando expor suas raizes

Como podem ver, ele está bem feinho, por favor me ajudem.

Obrigado
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Ter Mar 08, 2005 9:07 pm    Assunto: Re: Fotos do meu Buxus spp, Apresentação e ajuda ! Responder com citação

Edson Junior escreveu:
Olá amigos.
É um prazer poder participar desse forum com vocês.
Meu nome é Edson Pereira de Novais Junior, tenho 19 anos e moro em Campinas - Sp.
De uns meses para cá, andei pesquisando por sites / foruns, relacionados a arte do Bonsai, em com essa procura acabei encontrando este forum.
Pois bem, tenho um buxus a cerca de 3 anos, hoje ele está com 9 anos de idade, no meio do ano de 2004 ele ficou muito doente e quase morreu, isso sem motivo algum, com muito esforço consegui salva-lo só que depois disso ele nunca mais foi o mesmo.
Tive que retirar muitos galhos dele( alguns eram onde está os toquinhos ), pois estavam secos, sem vida, e por consequencia disso ele ficou muito irregular.
Gostaria de pedir dicas de como posso melhorar a estética dele , o que pode ser feito para que ele fique novamente bonito.
Segue abaixo as fotos dele.


Frente


Lado Direito


Atraz


Lado esquerdo




Tentando expor suas raizes

Como podem ver, ele está bem feinho, por favor me ajudem.

Obrigado

Oiê!!!
Vivo dizendo que o Buxinho tem estes problemas que vc comentou. Já conversei com agrônomos, pesquisadores, biólogos, enfim.........desisti de ter este tipo de planta pois repentinamente ela aparece assim: folhas começam a ficar na cor marron, depois se contorcem e acaba morrendo o galho onde elas estavam.
Espero amigo, que tenha sorte.
Angela
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Ter Mar 08, 2005 9:34 pm    Assunto: Responder com citação

Angela, não desista não... pega uma érica. hahaha
Smile

Edson, se ele hoje ele está se recuperando, se fosse meu, acho que voltaria com ele para o escorredor esse ano... sei lá, pelo menos trocar esse susbtrato... Qual adubação você tem usado?

Abraço.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Edson Junior



Registrado: 06/03/05
Mensagens: 43
Localização: Campinas - São Paulo

MensagemEnviada: Ter Mar 08, 2005 11:25 pm    Assunto: Responder com citação

Felipe Frango Zappala escreveu:
Angela, não desista não... pega uma érica. hahaha
Smile

Edson, se ele hoje ele está se recuperando, se fosse meu, acho que voltaria com ele para o escorredor esse ano... sei lá, pelo menos trocar esse susbtrato... Qual adubação você tem usado?

Abraço.


Bom acho que vou voltar com ele para escorredor e mamadeira mesmo!
Mais será que pode ser feito pelo menos uma poda de copa? Pois acho que está muito irregular.
Bom eu uso farinha de osso, duas colheres de chá, a cada 30 dias e uso um fertilizante chamado SEMPRE VERDE-FOLIAR, 5ml diluidos em 1 litro d`agua , pulverizando a 1 vez por semana.


Editado pela última vez por Edson Junior em Ter Mar 08, 2005 11:36 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Ter Mar 08, 2005 11:36 pm    Assunto: Responder com citação

OK Edson, mas espere outras opiniões... e depois decida.
Estética é muito pessoal eu não gosto de opinar muito nesse ponto, pois não tenho ainda a visão muito formada para isso, mas pelo menos para melhorar um pouco mais a raiz, o escorredor vai servir, não acha?

Abração.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Olavo



Registrado: 07/03/05
Mensagens: 58
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qua Mar 09, 2005 3:45 am    Assunto: Responder com citação

Oi Edson...

Me desculpe. Mas pq vc usa farinha de osso?

Adubos químicos acabam sempre prejudicando as plantas em médio e longo prazo...

Foliar nem tanto, o ideal é intercalar!


Procure dar uma adubada orgânica nele!

Temos colegas que vendem estes adubos bem prático e em pastilhas

Vc pode ter dado uma over de adubo tb!

Uma vez por semana é muito! Vc está usando a diluição recomendada pelo fabricante do produto? Pode usar o dobro de diluição! (5 ml em 2 litros de água)

Farinha de osso mensal e esta adubação semanal detona qq coisa meu amigo...

Dá um relax de adubo pra tua planta por 2 meses no mínimo e depois coloca no escorredor no inverno...

Tente arrumar um adubo orgânico. ou esterco de gado curtido (relativamente fácil de se achar em floriculturas) e coloque dois montinhos (colher de chá) ao redor da borda do vaso a cada 45 dias

Os sais minerais em demasia fornecidos pela adubação constante desidrata as raízes e pode bem matar um galho que esteja diretamente ligado a estas raízes..

Não dá pra ver muito bem seu substrato! o que vc está usando?
Quando foi o ultimo replantio desse buxus e quanto tempo ficou sem replantio quando adoeceu??

Faltou água?

Qual o sol que ele costuma pegar e onde vc deixa ele?

Pode fzr uma poda sim deixando o segundo par de folhas pra que a copa fique mais compacta e com ramificações mais curtas... Mas deixe a planta se recuperar se ela não estiver legal!!!!

Boa sorte meu velho!
_________________
Abraço

Olavo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Olavo



Registrado: 07/03/05
Mensagens: 58
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qua Mar 09, 2005 3:50 am    Assunto: Responder com citação

Outra coisa...

Muitas vezes as plantas ficam bem feinhas com as podas iniciais para que elas possam "renascer" mais bonitas e bem formadas...

Pra ficar um belo bonsai, fica feia antes!! Cool
_________________
Abraço

Olavo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Cissa
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/12/04
Mensagens: 172
Localização: Carapicuiba/SP

MensagemEnviada: Qua Mar 09, 2005 8:19 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Edson,

realmente voce deve estar judiando do buxinho com excesso de adubação.
Eu mudaria o lado descrito como esquerdo para a frente e além da poda das pontas, precisaria fazer uma limpeza interna, cortando os galhos que estão cruzando pois é isso que está dando a sensação de emaranhado na copa.

Abração
Cecilia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qua Mar 09, 2005 8:37 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Edson Junior

Citação:
"Bom eu uso farinha de osso, duas colheres de chá, a cada 30 dias e uso um fertilizante chamado SEMPRE VERDE-FOLIAR, 5ml diluidos em 1 litro d`agua , pulverizando a 1 vez por semana."

Concordo com que foi exposto nas "msg" acima e se fosse minha primeiro tentava restabelece-la e depois era "Mamadeira" com ela.

Quanto aos adubos, as Arvores não são politicamante correctas no que refere à proviniência dos nutrientes, desde que os recebam.
O problema está nas porporções administradas de cada nutriente principal( NPK), um que seja equilibrado e de acordo com o que se deseja ou ela necessita para a estação do ano em que se encontra.
Na minha opinião, o mais seguro seria utilizar os de origem Orgânica ( como referiu "Olavo"), que são de composição lenta, ou então complementando os dois, mas com as doses muito reduzidas em ambos, mesmo o quando é usado apenas um ( Quimico) manda sempre o bom senso, aplicar em dose menor do que o que vem no rotulo ( e aconselhado pelo fabricante).
Como referiu que aplica semanalmente pulverizando directamente nas folhas, coloco a seguinte questão:
Teve o cuidado de antes de aplicar o adubo, o borrifar com água abundantemente para humedecer ambos os lados das folhas e após as mesmas aplicações o retirar da exposição dos raios solares?
É que o facto de ela ser capaz de absorver os nutrientes, não o vai conseguir fazer com a rapidez necessária e quando for regado na próxima vez, vai fazer com que o produto que não foi assimilado se concentre e ao ser exposto directamente ao sol vai manchar as folhas.


As melhoras do Bonsai

Cptos,

Castro
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil