FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

TÉCNICA KAMIKASE
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO!
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Qua Mar 09, 2005 7:11 pm    Assunto: TÉCNICA KAMIKASE Responder com citação

Pessoal,

Esta é uma técnica que criei baseada em poda "mais do que drástica" - por isso o apelido "KAMIKASE", com a finalidade de brotação de galhos no flamboyant (cobaia da experiência).

Não fotografei o procedimento enquanto realizava a experiência. Para ilustrar, resolvi hoje mesmo, fazer esses desenhos. Vejam:

Nessa primeira figura mostro um exemplar pronto para sofrer a poda drástica. Ele deve possuir uma altura e grossura de tronco ideais. A projeção do plano indica o corte transversal.


Na segunda figura mostro os tracejados onde foram feitos os cortes longitudinais - é uma questão subjetiva, de gosto e de estilo. Na minha experiência realizei exatamente dessa maneira.


Observem que imitei galhos com o tronco partido. Não era minha intenção, e obviamente que cada uma daquelas partes não se tornaria um galho. Meu intuito foi o de estimular brotações em diferentes pontos, em diferentes níveis e ângulos, ora opostos entre si, ora oblíquos, quando numa daquelas bifurcações.
Cada parte cortada do tronco foi tracionada formando curvas.


Com o tempo os brotos surgiam, como eu havia pensado. Também as pontas daqueles falsos galhos foram secando... Em um dado momento já não se precisa mais dos tracionadores.


Muitos brotos vingam e crescem, outros perdem a força e morrem. Acontece também com alguns galhos (que é um incoveniente!). Já sabemos disso...


Após a formação dos galhos, corta-se, ou "poda-se" os galhos falsos.



PS.: Infelismente não fotografei a planta no período de experiência - foi um erro! Hoje a planta está toda modificada, porque ainda continuo fazendo experiências. Não tenho interesse em fazer dela um bonsai.
Atualmente tenho algumas mudas crescendo, e serão alvos desta técnica - com elas viso bonsai.

Aqui estão algumas fotos com detalhes.

Observem o galho que cresceu logo abaixo do falso-galho:


Nessa foto pode ser observado o vigor como cresceu a casca, abraçando o galho-falso:


Aqui, mostro detalhes das nervuras e do crescimento do tecido realizado pelo método das incisões (intraderme):


Bom, é isso!

Até mais,

Orlando (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Mar 09, 2005 10:40 pm    Assunto: Responder com citação

Lando, muito interessante. Parabéns pelas experiências.
E na eliminação do falso galho, é boa a cicatrização ou ocorrem mais brotações? Já tentou em outras espécies?

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Qui Mar 10, 2005 1:31 am    Assunto: Responder com citação

Felipe,

Fica exposta a região lenhosa que constitui a maior parte do "falso-galho". É inevitável sua a conservação em estado hidratado, após a aplicação desta técnica.
A parte mais expressiva neste caso, indubitavelmente, é a casca, pela qual se deve ter mais cuidados. É na casca que surgirão os novos brotos...
Conservando a saúde da casca, ela se regenerá de tal forma, que as funções do xilema não serão prejudicadas, pois o fluxo da seiva bruta será conduzido no interior da casca, onde também está se regenerando uma nova parte lenhosa, que é a responsável por essa tarefa. É possível perceber isso pelas proporções que a casca vai tomando - a grossura dela.
Então, quando você for eliminar ou podar o falso galho, possivelmente ele já estará seco; ou estará seco até onde surgiu nele um broto/galho. Verificando a recuperação da planta, na concepção de que você obteve uma boa brotação de galhos; a regeneração ou cicatrização da parte viva é rápida, após a eliminação daquele.
Quando eliminamos um falso galho, é natural que uma parte da parte viva da planta seja cortada/ferida. Ainda não ocorreu comigo brotações nessas regiões afetadas, só regeneração. Acredito ser muito difícil que isso ocorra, pois acredito que as brotações surjam em lugares específicos...
Felipe, nunca tentei esse método em outras espécies!

Um abraço!

Orlando (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qui Mar 10, 2005 4:28 am    Assunto: Responder com citação

OK Lando, eu pensei em brotações mais baixas após a eliminação... essa espécie é vigorosa nesse ponto...
Entendido e obrigado pela resposta.
O efeito fica muito interessante e a recuperação estética deve ser realmente rápida.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qui Mar 10, 2005 7:26 am    Assunto: Responder com citação

Lando, muito interessante o seu trabalho e mais ainda mostrá-lo!
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Qui Mar 10, 2005 7:51 am    Assunto: Responder com citação

Lando,

Você é um artista !
Assim que eu tiver um tempinho maior do que hoje, vou dar a minha impressão quanto a sua técnica do kamikase, falou ?

Parabéns pelos desenhos.........como sempre muito bons mesmo !
Espero um dia poder contar com você para descrever com mais detalhes, alguns dos meus trabalhos, ok ?

[]ão
Voltar ao topo
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Qui Mar 10, 2005 11:54 am    Assunto: Responder com citação

Felipe,

Valeu!!!

Muitas pessoas imaginam que não é viável a poda drástica nessa espécie. Mas é certo de que a planta se recupera muito bem e rápido, que é melhor ainda (OBS.: Com atenção para a saúde da planta; sua parte radicular - principalmente!).
Quanto à recuperação estética, é fundamental para um bonsaísta que ele tenha tato para esse exercício, porque a estética vai depender dele.
Sua confusão a respeito do falso galho e posteriores brotações é que você esqueceu que ele está seco/morto - por esse motivo não ocorrerá novas brotações.

Mário,

Obrigado pela força!

Ratto,

Obrigado pelos elogios!
Estarei aguardando sua resposta.
Disponha quando precisar.

Um abraço a todos.

Até mais,

Orlando (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Qui Mar 10, 2005 6:04 pm    Assunto: Responder com citação

Caro lando,

Achei bastante interessante esta técnica. Irei testar também. O bom de tudo é que podemos compartilhar nossas informações e experiências. Sei que muitas outras novidades aparecerão. Muitos criadores ainda tem medo de mostrar suas invenções, mas o que sempre lembro é que estamos em uma grande família, onde o incentivo e respeito existem. Uns são solidários aos outros.

Parabéns pela idéia e prática.

[]s

Bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Qui Mar 10, 2005 8:31 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado, Bergson!

Este é o segundo dos três lugares onde encontrei uma verdadeira família; são pessoas que sabem se comunicar perfeitamente: lêem, interpretam, e o que é melhor, sabem criticar perfeitamente.

Te digo que é um fórum maduro!

No início dessa minha trajetória-foruns foi muito difícil! Nossa mãe!!!

Um abraço, Bergson!

Orlando (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Qui Mar 10, 2005 8:41 pm    Assunto: Responder com citação

Ah!

Esqueci de dizer também que aqui é o segundo lugar onde me senti (e sinto) seguro para postar minhas idéias e dúvidas...

Postem, amigos! Podem postar!!!

Um grande abraço a todos!

Orlando (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qui Mar 10, 2005 9:39 pm    Assunto: Responder com citação

Lando, desculpe insistir nisso, mas quando eu disse brotação mais baixa, eu me referi à brotações no tronco mesmo, não na parte morta...
Tenho umas mudinhas de uma espécie de Cedro que plantei as sementes à uns 7 meses e escolhi 2 para fazer um teste... quando se faz esse tipo de poda radical junto com a tração, ela enche de brotações na parte inferior do tronco...
Com o Flamboyant isso não acontece??

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Qui Mar 10, 2005 11:12 pm    Assunto: Responder com citação

Oi, Felipe!

Não precisa se desculpar, amigo!

Rsss... Eu entendi seu questionamento da seguinte maneira: se na eliminação do falso galho, deste procedimento fizesse emitir brotações em região mais abaixo...
Depende. Se nesse falso galho a casca estiver sadia e suscetível de uma brotação, com sua eliminação, imagino que uma nova brotação surja na próxima gema precedente.

Bom, Felipe, quando se aplica essa técnica, os brotos nascem em vários pontos, tanto na região do tronco (até mesmo próximo a base) como nos falsos galhos. Para fazer surgir brotações neste último é muito importante que você mantenha viva, hidratada a casca!!! É um pouco trabalhoso.

Engraçado... Dando essa resposta para você, Felipe, me veio à cabeça diversos cuidados que eu poderia ter prestado mais atenção... Por exemplo, não tive o cuidado de fazer os cortes longitudinais obedecendo o posicionamento das gemas!!!! Quantas brotações eu poderia ter a mais... Não usei hormônios, nem solução glicosada - nada disso! Mesmo assim fui bem sucedido... Fazendo uso desses recursos o resultado pode ser ainda melhor! Na próxima vez vou tentar isso e ter mais cuidados...

Felipe, você tentou algo parecido com cedro? Como foi?

Depois vou postar umas fotos de mudas de cedro que eu tenho para verificarmos se são parecidas...

Um abraço!

Até mais,

Orlando (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sex Mar 11, 2005 12:20 am    Assunto: Responder com citação

Lando, essa questão de puxar brotações novas com podas radicais é interessante... acho que ajuda um pouco a gente conhecer melhor a espécie.

Coletei certa vez essa muda de Goiaba... aonde? Bom, ela nasceu dentro de uma calha no telhado da casa aonde moro e só sobreviveu porque a calha estava entupida e sempre sobrava alguma água para ela...



Ocorre que logo após a coleta e eliminação de alguns galhos, mesmo com borrifadas diárias, as folhas secaram em 2 dias e à cada dia um pedaço dos galhos secava... sempre de cima para baixo. Então fui cortando para ver até aonde ela estava viva, pois eu via o tronco verde... continuei com as borrifações diárias e não deixei faltar água. Ela já estava sem folhas e com péssima aparência... um dia ela começou a soltar os brotos. E olha quantos... repare que até encostado ao solo tem brotação. (Desculpem essa foto. Foi tirada dentro de casa e o flash da minha Kodak está queimado.)



Com isso, perdi a maior parte da planta, e agora sei que só o tempo talvez resolva esse caso, visto que não é uma espécie muito popular e parece ser difícil de conduzir...
Só me animei porque o tronco possuia uma boa sinuosidade (não dá para ver bem na foto), com o conserto do telhado essa planta iria direto para o lixo e lembrei que o Geraldo Inocêncio tem alguns belos exemplares (então não seria impossível).

Lando a espécie de Cedro que tenho é essa aqui... são mudinhas de menos de 1 ano. Veja quando fiz uma poda no tronco e forcei com o arame... também surgirão brotações bem rente ao solo.



Detalhe das folhas se formando novamente... elas não crescem muito.




Bem isso são apenas experiências. A maior parte das mudas eu deixo crescer normalmente, mas como gosto de semear, acabo sempre com algumas mudas de cada espécie e gosto de fazer estes pequenos testes.
Ás vezes a coisa não vai muito bem... recentemente perdi 2 mudas de Romã... uma já estava comigo à 4 anos.

Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
ap



Registrado: 22/04/05
Mensagens: 1
Localização: Linda-a-Velha Oeiras - PORTUGAL

MensagemEnviada: Sex Abr 22, 2005 6:42 pm    Assunto: Responder com citação

Bom dia!

Esta técnica é interessante, é mais elaborada que a técnica dos dez centimetros.

Mas acho q só pode ser executada em espécies mt robustas (q façam rebrotação atrás).

Vai pondo fotos para vermos a evolução.
_________________
Até á próxima,

ap (Ana M. Paiva)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sex Abr 22, 2005 7:29 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Companheiros,

Para os mais receosos acerca desta Técnica, está retratada na Revista "Bonsai Actual" n.83 - pag 35
Foi efectuada num Pinheiro Branco " de Kabudashi a Fukinagashi ", pelo Mestre Kimura.

[]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO! Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil