|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lee
|
Enviada: Qui Fev 15, 2007 10:26 am Assunto: Semi-cascata com raiz sobre rocha? |
|
|
Eu andei procurando e não achei alguém que tivesse feito ou pensasse em fazer a mistura de cascata ou semi-cascata com raiz sobre rocha. Acho que ficaria uma composição bem interessante e natural, especialmente se a pedra for alta, e estava pensando em fazer com um de meus bonsais, mas esbarrei na regra que diz que o ápice real da árvore deve ficar abaixo da borda do vaso. Acho que num semi-cascata, com uma rocha elevando ainda mais a árvore, ficaria difícil e estranho. Será que estou sonhando alto? Alguém já fez ou já viu essa composição? Ou existe um outro estilo parecido que resolveria o problema? |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Fev 15, 2007 7:40 pm Assunto: |
|
|
Lee
Respondendo em "tese": acho que não haveria nenhum problema em aplicar os dois estilos em conjunto. Aliás, dependendo do arranjo executado, pode ficar como na natureza, onde as plantas que caem normalmente têm pelo menos parcialmente as raízes expostas.
Quanto a contrariar a regra, também não vejo problema, desde que o resultado seja harmonioso. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Campolina 1.o PASSO

Registrado: 15/01/06 Mensagens: 187 Localização: Belo Horizonte - MG
|
Enviada: Qui Fev 15, 2007 7:59 pm Assunto: |
|
|
Lee, já vi algumas fotos e fica muito bom. Na verdade é a forma mais natural de uma árvore plantada numa rocha alta.
Em relação a "regra" na verdade ela indica que a árvore cresce para baixo, abaixo do nível do solo e/ou da area de fixação das raízes, o que é encontrado em encostas íngremes ou penhascos.
A suposta borda do vaso é o nível do solo ou área de origem das raízes dependendo se você vai fazer um raíz sobre rocha (itshizuke) ou um plantado na rocha (sekijoju).
As fotos vi em revistas e vou escanear e posto aqui.
Um abraço. |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qui Fev 15, 2007 9:49 pm Assunto: duas tecnicas |
|
|
AMIGO, Eu adoro fazer isto, mixar duas tecnicas, no topico REVISITANDO O VIVEIRO DO EBREO, acho que estao duas ou tres de minha autoria! Nao sao nenhum XPTO. mas cumprem sua funçao plastica! O proprio JHON NAKA, mostra varias regras em seus doi livros e quebra varias quando mostra suas plantas! O que importa e a mensagem ea beleza da planta! ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Fev 16, 2007 10:39 pm Assunto: |
|
|
Lee,
acredito que está esclarecido sua pergunta, mas só para reforçar, acho que é sempre válido esta mistura, até porque fica bem intreressante. Mas muitas vezes vemos plantas que possuem um estilo tão variado que não se define um exatamente, ficando a critério do observador aquele que acha como predominante. O que vale mesmo é a beleza, como frisou o Ebreo.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Sex Fev 16, 2007 11:11 pm Assunto: |
|
|
Lee acho essa mistura realmente interessante, aliás, estou fazendo uas experiência com finípeus, um kengai e outro han-kengai, não sei se uma pedra muito "alta" tiraia a estética, mas vale tentar...nas duas plantas eu usei coral, com aproximadamente 10-15 cm de latua com pantas de +/- 25-30 cm. Ainda estão em fase de fixação das raizes, mas estão postadas
na sessaõ "minha árvore e sua opinião", se quizer dar uma olhada....
Um grande abraço e boa sorte com a estilização. _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Fev 16, 2007 11:12 pm Assunto: |
|
|
Desculpe o erro da outra mensagem, eu quis dizer JUNIPERUS, ok!
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
Lee
|
Enviada: Ter Fev 20, 2007 9:38 am Assunto: |
|
|
Pessoal, agradeço muitíssimo pelas orientações e incentivos, como sou principiante não sei se conseguirei fazer algo à altura, mas vou me esforçar. Agora só falta achar a pedra...
Campolina, vou aguardar você postar as fotos, quem sabe me ajudem a visualizar melhor o que estou pretendendo fazer. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 21, 2007 9:29 pm Assunto: |
|
|
Lee, mais uma coisa que lembrei, o estilo ishitsuki, predominará sobre os outros, não importa o estilo que esteja a copa, se em moyogi, shakan, kngai, a planta será sempre um ishitsuki, ok.
Um abraço e té mais _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Seg Fev 26, 2007 11:15 pm Assunto: raiz sobre rocha e kengay |
|
|
 |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Seg Fev 26, 2007 11:20 pm Assunto: mixagem |
|
|
 |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Ter Fev 27, 2007 8:23 am Assunto: mixagem |
|
|
AMIGOS, Acima estao dois exemplos da mistura de tecnicas ! LEE, se voce procurar em livros e na NET , vera varias plantas , inclusive de origem japonesa! O negocio e tentar ! ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qua Fev 28, 2007 7:20 pm Assunto: outra |
|
|
 |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Fev 28, 2007 8:59 pm Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!
Trouxe trabalho para fazer em casa e não consigo nem começar....entro no forum para dar uma olhadinha e você não me deixam sair...... ME DEEM UM TEMPO POR FAVOR !!!!!
MEU AFILHADO..... TÁ D+++++++++++++++ você é fantástico !!!!! e
Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qui Mar 01, 2007 7:52 am Assunto: mixagem |
|
|
PODEROSA, Queria mostrar a mistura de duas ou tres tecnicas e possivel! E so entrar em sites japoneses, que voces veram o descuprimento a todas as regras, plasticas e metricas! ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|