Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
macjames

Registrado: 05/03/07 Mensagens: 65 Localização: Bento Gonçalves - RS
|
Enviada: Qui Mar 08, 2007 6:58 pm Assunto: Shimpaku doente - help! |
|
|
Olá, Pessoal
Sou novo na arte, mas apreciador antigo. Estou iniciando agora minha coleção. Comprei ha 6 meses um bonsai de Shimpaku que começei a educa-lo para realizar um estilo cascata. Há cerca de 1 mês, começei a notar que algumas pontas começaram a amarelar. Chequei agia, insolação e adubação e achoque estou fazendo tudo correto. Notei minusculos pontos brancos nas folhas e li em algum lugar que os shimpakus são atacados frequentemente pelas cochonillas tipo "farinha"... Será que é o meu caso? O que aconselham? Esta semana começei a aplicar óleo vegetal+ Supracid como sugestão do bonsaísta Geraldo Inocêncio que vi num outro tópico. Algo mais?
PS:Só descobri este fórum maravilhoso na semana passada! Muito Legal isto aqui. Parabens a todos vcs!!!!!!
A planta em si
Detalhe do galho
 _________________ "Algum dia eu chego lá" |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qui Mar 08, 2007 8:23 pm Assunto: |
|
|
Macjames,
seja bem vindo ao fórum. Realmente é um local maravilhoso que todos nós conseguimos conviver diariamente. É ótimo para aprender bonsai e também para conhecer pessoas. Todas muito legais. Espero que possamos ajudá-lo a ingressar nessa arte.
Bem, levando em consideração as fotos, seu shinpaku não está bem mesmo. Para as cochonilhas está fazendo o possível, mas tem um grande problema que pode estar acontecendo. A seca dos galhos pode ser a morte dele. O Shimpaku, assim como a maioria dos pinheiros e tuias e juníperos são muito sensíveis, morrendo fácil se fizer algoa errado. Por exemplo, poda de raíz, você fez alguma nos últimos três meses? Ele é sensível a manipulação em várias partes. Poda de raíz + aramação + poda de copa = MORTE. então se fez dois destes aí juntos pode ser suficiente. Tomara que não.
Faça um trestre bem simples. Com a unha raspe a casca de leve, se estiver verde ainda pode ser salvo, se não estiver, já morreu. Caso positivo, não se desanime, já matei umas cem e ainda devo matar a metade disto atá morrer de velho, se Deus quiser, então é normal no processo de aprendizagem. Compre outra e bla pra frente.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
macjames

Registrado: 05/03/07 Mensagens: 65 Localização: Bento Gonçalves - RS
|
Enviada: Sex Mar 09, 2007 6:44 pm Assunto: |
|
|
Muito me entristece saber que o coitadinho já pode ter batido as botas. Acho que demorei para agir. Bom saber que tb os mais experientes tb já tiveram suas "mortes". Bem , vou fazer o teste da "unha " e se conseguir a recuperação do dito cujo coloco as fotos daqui algum tempo. Valeu darkaso!.
 _________________ "Algum dia eu chego lá" |
|
|
 |
|