FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

bonsai
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ARMAZÉM DE TROCA
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Jun 26, 2006 7:46 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Atenção colegas, procuro muda ou semente de veludo do campo, conhecido tambem por veludinho. O nome cientifico é GUETARDA. Vi essa planta no Atelier do Mario, no encontro em Ribeirão. Soube que um colega bonsaista de Morrinhos presentou este especime a ele. Tentei contato com esse colega, mas sem sucesso. Sua pagina esta desatualizada, bem como seus telefones de contato.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Claudio Fellini
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 09/01/06
Idade: 54
Mensagens: 629
Localização: Aparecida de Goiânia-GO

MensagemEnviada: Qua Jun 28, 2006 6:13 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky,

Nesta época não há sementes nem frutos, acabou em Março, elas estão quase sem folhas mas deve ter algumas mudas novinhas que nascem pelos cantos e no meio dos canteiros.
Em Agosto começa a nova safra. O alporque que fiz no outono não pegou também, mas vou fazer na primavera, acho que pega mais fácil.

Abraços

Fellini
_________________
FELLINI
A Natureza é sábia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2006 7:49 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Fellini, essas mudas novas que estão nos canteiros, estão nos canteiros de quem? Há mudas mais velhas à venda nos viveiros em Goiânia? Se tiver, me diga que dou um pulinho até aí para buscar. Afinal, todos sabem que é de novinho que se torce o pepino. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Claudio Fellini
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 09/01/06
Idade: 54
Mensagens: 629
Localização: Aparecida de Goiânia-GO

MensagemEnviada: Qui Jun 29, 2006 10:48 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky,

Essas mudas novas nascem nos canteiros das praças onde trabalho, "não tem dono", as pessoas comem a fruta e jogam as sementes pelos cantos, em meio a outras plantas, pode-se retirá-las sem problemas.
Em julho e agosto os funcionários fazem a manutenção de limpeza destas praças e canteiros, onde então retiramos os "indivíduos estranhos" que não fazem parte do paisagismo e é nessa hora que sou chamado e faço coleta das que me interessam, posso retirar algumas para você.

Quanto a mudas mais velhas em viveiros, nunca vi nenhuma, mas vou dar uma pesquisada e te falo.

Abraços
_________________
FELLINI
A Natureza é sábia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Claudio Fellini
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 09/01/06
Idade: 54
Mensagens: 629
Localização: Aparecida de Goiânia-GO

MensagemEnviada: Ter Jul 04, 2006 6:25 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky,

Nos viveiros que perguntei sobre a espécie, nenhum soube me dar alguma informação, muito menos possuem alguma muda desta espécie.

Em Agosto coletarei algumas mudas para você e assim que estiver com frutos farei também a coleta para o amigo.

Abraços

Fellini
_________________
FELLINI
A Natureza é sábia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Dom Jul 09, 2006 7:47 pm    Assunto: Responder com citação

Olá,

Claudio,

também tenho interesse em algumas mudinhas ou frutos.

Se vc puder me conseguir é só me comunicar, para vermos os custos dos
Correios.

Agradeço,

Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Claudio Fellini
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 09/01/06
Idade: 54
Mensagens: 629
Localização: Aparecida de Goiânia-GO

MensagemEnviada: Sáb Ago 05, 2006 10:02 am    Assunto: Responder com citação

Caros amigos, Nicky e Ivanil

Voltei de férias e não esqueci do pedido dos amigos, assim que conseguir coletar as mudas e/ou sementes, aviso, está bem próximo.

Abraços

Fellini
_________________
FELLINI
A Natureza é sábia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Claudio Fellini
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 09/01/06
Idade: 54
Mensagens: 629
Localização: Aparecida de Goiânia-GO

MensagemEnviada: Dom Ago 20, 2006 10:04 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos,

Consegui coletar as mudas que nasceram da última frutificação, já estão bem fortes. Acondicionei-as em vasos pequenos (aqueles pretos) e estão na sombra se recuperando do stresse, são 5 mudas.
As árvores daqui já estão emitindo flores e provavelmente em Outubro ou Novembro deve ter frutos maduros.

Abraços

Fellini
_________________
FELLINI
A Natureza é sábia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Seg Ago 21, 2006 2:22 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Fellini,Td.jóia?

Continuaremos agradecidos! Laughing

Um abraço,

Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Jan 27, 2007 11:48 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Ivanil, como fomos esquecidos pelo nosso nobre colega Claudio, procurei na net quem porventura tivesse mudas a venda, de veludo do campo. Encontrei uma empresa, em Limeira/SP, que produz mudas de diversas especies nativas, entre elas a Guetarda, e que, mediante pagamento antecipado, enviou para mim, via sedex (incluso no valor da compra), duas mudas de 1,20 cada, de Guetarda. Very Happy

Plantei uma no estilo cascata, fazendo uso de um vaso do Jorge Ribas, inclusive. A outra, coloquei em escorredor, depois de dar movimento ao tronco, para engrossar e formar um moyogi. Wink

Se tiver interesse, poderei oportunamente informar o endereço e o telefone da empresa, para que voce compre suas mudas, ok? Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Dom Jan 28, 2007 8:48 am    Assunto: Responder com citação

Nicky,

A planta que o Mário mostrou foi um presente meu em 2004. É uma planta nativa da minha região. Existem duas variedades a de frutas vermelhas e outra que tem a tonalidade creme. A segunda ´´e muito rara e ainda não conseguí dela. Mandei na época uma mensagem ao Instituto Plantarum para saber o nome científico da planta e me disseram que era uma GUETARDA, da família das Rubiáceas. É uma planta extremamente resistente, pega de galhos e forma-se também a partir da semente. Vive bem tanto no sol como à meia sombra. Tenho várias e tenho inclusive pés nativos na minha chácara. Diante do interesse que a espécie está despertando vou começar a produzir mudas. Mandei uma por troca com o amigo Sergivaldo. Tenho algumas que vão madurar os frutos em breve e estarei postando as imágens. Leia a minha matéria UM CAMPEÃO DE RESISTÊNCIA, na realidade as plantas que resistiram ao herbicida não foram só os olmos chineses, mas também um bonsai de veludo do campo estilo BUJINGI que em breve vou postar a foto. Não citei ele na matéria por ser muito pouco conhecido. É uma planta de grande potencial, pelos belos frutos que possui, e pela grande resistência. Veja no meu sitE WWW.bonsaimorrinhos.com, fotos de veludos do campo, inclusive closes dos frutinhos.


Abraços do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Jan 31, 2007 7:51 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Geraldo, agradeço sua atenção em postar explicações sobre seu cultivo com essa espécie. Concordo em tudo com voce, no sentido de que temos nessa nativa um futuro promissor em termos de bonsai. Além de uma folha de tamanho relativo, há os frutos, que são um ponto a mais, principalmente para os cultivadores que adoram bonsai de frutiferas. Very Happy

Certamente seu empenho em produzir mudas resultará em encomendas de outros colegas, interessados como eu, em formar seu proprio bonsai a partir de uma muda nova. Very Happy

Quando estive no Mário foi que vi sua planta e relembrei que, quando criança, na area de cerrado próxima da cidade de Uberaba/MG, onde cresci, havia muitos pés de veludo, dos quais tiravamos os frutos e comíamos a valer, tão saborosos sempre. Veio daí, então, a vontade de localizar mudas dessa espécie, para tentar formar meu próprio bonsai. Minhas buscas resultaram na localização da empresa que mencionei, onde encomendei duas mudas, de excelente qualidade, por sinal, as quais estou cultivando. Very Happy

As plantas que voce mostra em seu site, há muito que visitei e apreciei, motivando que empreendesse esforço no sentido de obter alguma para mim. Ainda assim, agradeço a voce pela indicação. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Seg Fev 19, 2007 9:49 am    Assunto: Responder com citação

Caro nicky,

Ausente do Fórun por vários meses, só hoje abri seu post dando notícias
da plantinha guetardo.

Fico agradecido pela atenção do caro amigo se prontificar em fornecer
o enderesso do produtor.

Um abraço,

Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Fev 19, 2007 12:21 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Ivanil, o produtor dessa espécie, onde adquiri duas mudas é:

www.bioverde.com.br

fone: 19-3451-1840

Guettarda Virbunoides cham et schltr; As mudas geralmente têm um metro.
Um abraço.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Ter Fev 20, 2007 9:34 am    Assunto: Responder com citação

nichyfury,já entrei no site e descobri muitas outras plantas raras para o
plantio tradiocional, além é claro do veludo que estava-mos no aguardo
a tanto tempo.

Um abraço,

Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ARMAZÉM DE TROCA Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil