FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Banco de sementes
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ricardo
Visitante





MensagemEnviada: Seg Ago 16, 2004 11:07 am    Assunto: Banco de sementes Responder com citação

Os antigos sócios da Ribeirão Preto Bonsai Kai irão lembrar de quando recebiamos sementes de plantas pelo correio.
O que voces acham de retomarmos esta atividade....

Ricardo Loriggio
Voltar ao topo
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Seg Ago 16, 2004 11:56 am    Assunto: Sementes Responder com citação

Ricardo, excelente lembrança! Coloque em prática pois será interessante para todos.
Só para entender, você aparece como visitante porque estava em outro computador? Claro, pois você está registrado!
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Seg Ago 16, 2004 12:02 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo,

Excelente idéia, passo a partir de agora a voltar a coletar sementes, as que tenho são de árvores nativas da mata atlântica.
No entanto caso a demanda seja crescente, iremos necessitar centralizar esse banco de sementes, na época da ribeirão preto surgiu a idéia do João Chadad cuidar disso, pois possui todo o conhecimento técnico para conservação das sementes (caso evolua será preciso uma pequena geladeira.
Inicialmente podemos fazer o envio dessas sementes, de quem coleta para quem solicita, com o compromisso de quem recebe providenciar sementes a enviar a quem coletou inicialmente, um sistema de permuta.

Vamos levar em frente esta idéia.

[]s

bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Ter Ago 17, 2004 4:14 am    Assunto: Responder com citação

Bom dia à todos.

Grande coincidência... faz muito pouco tempo, eu e o Rodrigo comentávamos sobre isso... Faltou acertar esses pequenos detalhes.
Nós dois fazemos parte de um grupo de sementes juntos... bem, já fazem alguns anos que eu troco sementes pela Internet.
Quem bom que todos pensam no mesmo sentido.

Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/08/04
Idade: 42
Mensagens: 261
Localização: Indaiatuba-SP

MensagemEnviada: Ter Ago 17, 2004 6:32 pm    Assunto: Responder com citação

Eu tenho um enorme banco de sementes bem perto da minha casa.
Estudo na ESALQ e aqui tem muitas coisas interessantes.

Já estou com algumas sementes de tataré.

Ricardo Loriggio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/08/04
Idade: 42
Mensagens: 261
Localização: Indaiatuba-SP

MensagemEnviada: Seg Ago 23, 2004 6:54 pm    Assunto: Bamco de sementes Responder com citação

Estou enviando sementes de tataré. Quem estiver interessado me mande o endereço...

Ricardo Loriggio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Ter Ago 24, 2004 12:45 am    Assunto: Re: Bamco de sementes Responder com citação

Ricardo, o Denis me telefonou hoje e perguntou sobre estas sementes. Guarde algumas pois ele tem alguma dificuldade para entrar on line. Com certeza irá ver esta mensagem.
Obrigado.

Ricardo Loriggio escreveu:
Estou enviando sementes de tataré. Quem estiver interessado me mande o endereço...

Ricardo Loriggio

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mmeruje



Registrado: 21/08/04
Mensagens: 39
Localização: Covilha - Portugal

MensagemEnviada: Ter Ago 24, 2004 3:05 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Ricardo..:Envia inclusive para Portugal com portes a pãgar no destinatario ? Smile
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mmeruje



Registrado: 21/08/04
Mensagens: 39
Localização: Covilha - Portugal

MensagemEnviada: Ter Ago 24, 2004 3:06 pm    Assunto: Responder com citação

Ja agora...desconheço essa planta...POderiam deixar foto ou dar-me o seu nome cientifico ?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qua Ago 25, 2004 1:12 am    Assunto: Responder com citação

Prezado Mmeruje,

O "Tataré" é uma das denominações populares do Pithecellobium tortum. (Ver tópico "Pithecollobium tortum", deste fórum).

Através de uma pesquisa Google (Imagens) é possível encontrar diversas fotos dessa espécie, inclusive alguns exemplares cultivados como bonsai.

Um forte abraço,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mmeruje



Registrado: 21/08/04
Mensagens: 39
Localização: Covilha - Portugal

MensagemEnviada: Qua Ago 25, 2004 4:44 pm    Assunto: Responder com citação

Agora ja entendi qual a especie de que se trata...`COm o nome cientifico chega-se la muito rapidamente Smile ... Um envio dessas sementes para Portugal é possivel ?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qua Ago 25, 2004 6:18 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Márcio,

Com que então sementes de Tataré... Rolling Eyes.... Smile Very Happy , já viste a ficha técnica para saber se vai aguentar o clima de inverno ai da terra, não te esqueças que é tropical, vai ficar junto da Serissa??? Very Happy

Como está o teu Acer???? e restante árvores?, as minhas "sequoias" eram demasiados jovens e com o mau tempo que fez foram-se todas.


Cptos,

Castro
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mmeruje



Registrado: 21/08/04
Mensagens: 39
Localização: Covilha - Portugal

MensagemEnviada: Qui Ago 26, 2004 5:07 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é Antonio mas parece-me uma arvore diferente da serissa ( A serissa respondeu bem á adubação e á poda e agora é so mesmo para encher aquelas "almofadas" pois a estrutura principal esta conseguida tal como o nebari...E este ano é para o transplante )...tenho uma carmona que é uma especie tambem tropical / sub tropical e adapta-se bem...Tanto uma como outra estao na rua... Todos eles debaixo da rede de sombra Smile .... Quem me tem fascinado é a zelkova nire que rebentou completamente no inicio de Agosto ..:So rebento mesmo neste periodo.
O meu acer é para deixar crescer durante 2 a 3 anos tal como a romanzeira ana e o gingko biloba...So depois penso em algo mais.
Consegui uma nova especie atraves de estacas : Piracantha...e agora tenho tudo cheio delas...Alguem quer ? Razz Wink
A minha unica sequoia que nasceu la continua mas agora deixou de crescer e parece-me que anda com excesso de agua...Elas nao gostam de muita agua pois nao ?

Cumprimentos MMeruje ...Vou deixar brevemente umas fotos sobre o tema em www.Luso-bonsai.com/forum :=)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qui Ago 26, 2004 7:14 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Márcio,

Citação:
"parece-me que anda com excesso de agua...Elas nao gostam de muita agua pois nao ? "

Shocked Correcto Márcio foi isso mesmo que matou as minhas, reguei num dia e posteriomente houve 4ou5 dias de Chuva e céu nublado e como eram muitos pequenas, não aguentaram a Humidade.
A "Piracantha" não é aquele arbusto que se encontra por todos os jardins publicos , que dá umas maçazinhas vermelhas Confused ?????
Conforme já deves ter lido ontem fui ao Horto "Campo Grande" e trouxe umas árvores para a próxima época.
A mais promissora é talvez uma "Oliveira" a 3€, que levou uma poda tal que nem paracia a mesma, tenho pena de não ter tirado foto.

Cptos,

Castro
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mmeruje



Registrado: 21/08/04
Mensagens: 39
Localização: Covilha - Portugal

MensagemEnviada: Sex Ago 27, 2004 4:58 pm    Assunto: Responder com citação

A piracantha é essa mesmo Smile Tenho algumas estacas que enraizaram e vi ja num livro de Craig Coussins - " The Bonsai School" uns exemplares da especie no estilo raizes expostas muito bem conseguidos....vou tentar fazer algumas coisas engraçdas visto ter tantas estacas por aqui que pegaram.
Belas compras que tu fazes....so eu aqui nao tenho muitas coisas onde procurar.. :S ..So mesmo a ESA de Castelõ Branco em que sao arvores muito jovens com 1 / 2 anos ou entao comprar mesmo arbustos para cortar e aproveitar cerca de 50 cm e o resto vai fora...e os preços disso muitas vezes nao compensam Neutral
Eu tento é por meio de estacas arranjar as especies... tal como a piracantha, tenho tambem estacas de oliveiras.
Cumprimentos..:Depois deixa fotos.
P.S. - Para uma varanda estas muito bem Wink e com muitas especies... O meu espaço de bonsai esta em fase de construçao apos ter andado a ver~do material e a ver o melhor para as condiçoes de inverno que tenho por aqui...:Depois quando puder deixo fotos dos bonsai e do espaço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil