FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

O SUBSTRATO E SEUS SEGREDOS
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Luizinho



Registrado: 11/06/08
Mensagens: 21

MensagemEnviada: Sex Jun 13, 2008 9:04 pm    Assunto: Responder com citação

[i]Noooossa, estou zonzo com tanta informação boa... rsrsrsrsr!!!
Muito obrigado pela boa vontade em ajudar, vejo q estou no lugar certo!!!

Breve colocarei fotos de minhas mudas, pra vc dar uma melhor opnião!!!
Muito obrigado... Wink
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Luizinho



Registrado: 11/06/08
Mensagens: 21

MensagemEnviada: Seg Jun 16, 2008 12:27 pm    Assunto: Receita de substrato Responder com citação

Pessoal, estou com uma receita de substrato mas estou um pouco desconfiado com ele!!! Queria saber a opnião de vcs!!!

    • 40% de Terra Vegetal
    • 30% de Cascalho de Telha OU Pedriscos(de aquário)
    • 20% de Argila
    • 10% de Areia Lavada
P.S~~> Me passaram a receita com 60% de Terra Vegetal, mas eu acredito q seja 40%.

O que vcs acham, posso confiar?!?

_________________
"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera."

~~> Ernesto Che Guevara.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/12/06
Mensagens: 1485
Localização: Recife - PE

MensagemEnviada: Seg Jun 16, 2008 6:43 pm    Assunto: Cuidado Responder com citação

Luizinho

Veja que na matéria o Geraldo não citou "argila", mas citou "argila expandida". Pode-se usar o tijolo triturado (chamote) ou argila expandida no substrato, mas não se deve utilizar argila in natura, pois tornará o substrato muito compacto. Quando alguém fala em "argila" para substrato quer dizer uma das formas cozidas e trituradas, portanto, não faz muito sentido colocar na fórmula chamote (telha ou tijolo triturado) e argila expandida, pois servem ao mesmo propósito.
_________________
Ferreira

"Recife (PE)"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Luizinho



Registrado: 11/06/08
Mensagens: 21

MensagemEnviada: Seg Jun 16, 2008 8:39 pm    Assunto: Responder com citação

Vlw Ferreira, então tirando os 20% de argila, o q vc acrescentaria no lugar deles?!?
Ou até mesmo, posso colocar +10% de cascalho de telha e + 10% de areia lavada?!?

Será q ficaria bom?!? Confused

_________________
"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera."

~~> Ernesto Che Guevara.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/12/06
Mensagens: 1485
Localização: Recife - PE

MensagemEnviada: Seg Jun 16, 2008 9:31 pm    Assunto: Uma entre centenas Responder com citação

Luizinho

Existe uma infinidade de receitas de substrato para bonsai. Algumas são mais apropriadas para certas espécies. Uma das muitas possibilidades de receita que serviria para a maioria das espécies, usando os materiais acima, seria:
40% cascalho de aquário (pedriscos)
40% chamote (tijolo triturado e peneirado)
10% areia grossa lavada
10% terra vegetal (compostagem)

Para plantas que preferem substratos mais ácidos, como azaléias, pode aumentar a quantidade de compostagem para até 40%, reduzindo os demais componentes.

Repetindo, esta é apenas uma das centenas de possibilidades. Com o tempo você perceberá qual a composição que melhor serve para suas plantas em suas condições climáticas locais.
_________________
Ferreira

"Recife (PE)"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 09/09/09
Idade: 43
Mensagens: 420
Localização: Veranopolis-RS

MensagemEnviada: Sex Set 25, 2009 5:07 pm    Assunto: Responder com citação

Geraldo e demais amigos...

Como alguns sabem estou começando na arte. As varias aulas do Geraldo e demais amigos tem tido enorme utilidade nesta minha incursão no mundo do Bonsai... Eu também tinha o mesmo pensamento do compatriota Vinicius sobre a terra pura, bem adubada ser o ideal, não entendia como um substrato pobre poderia manter um Bonsai... Depois deste topico e de outros minha percepção mudou completamente...

Lá em casa como ainda não tenho nenhum Bonsai pronto, apenas alguns em desenvolvimento ainda não vou poder utilizar as tecnicas aprendidas aqui.
Estou utilizando o seguinte:

Ficus I, macieira II, Yamadori ainda não identificado - 45% Terra vegetal, 45% terra pobre, 10% pau podre bem picado para reter umidade.

Ficus II e macieira I - 100% areia grossa, estes estou usando a tecnica de esticar as raizes.


Geraldo, muito obrigado por esta aula. E para não deixar passar em branco ai vai uma duvida.

Lá atraz alguem perguntou se poderia ser utilizada aquelas areias de gato no lugar de telha... Pode???

abraços
_________________
Marcio R. Vargas
Veranopolis RS

"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5
Página 5 de 5

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil