FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Misho (Cultivo com sementes)
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Qui Mar 17, 2005 6:15 am    Assunto: Misho (Cultivo com sementes) Responder com citação

Ao longo do tempo tenho escrito algumas matérias, que coloco a disposição de todos sempre com o intuito de colaborar e procurando diminuir minhas deficiências.

[]s

Bergson


MISHO
Tempo e Paciência

O tempo não nos pertence, invariável a nossa vontade segue contínuo e ininterrupto. No entanto, o dom da paciência pode-se adquirir e desenvolver, nos basta desejar alimentar nossa dedicação ao bonsai, onde o tempo é a base e a paciência o corpo.

Misho é uma técnica de cultivo de bonsai a partir de uma semente, onde podemos obter mudas de excelente qualidade, sendo que para isso, se faz necessário à utilização de material selecionado (sementes de boa procedência).

Quando da seleção das sementes pode-se utilizar um procedimento simples na verificação das que são férteis: colocando na água, as boas sementes irão afundar enquanto a que não servem flutuam.

No plantio das sementes é aconselhável seguir alguns procedimentos:
1. Utilizar sementeira (bandeja plástica ou um vaso retangular para bonsai), potes plásticos individuais(reutilizar potes de yogurte), sacos para mudas(facilmente encontrados no mercado) ou simplesmente aplicar diretamente no solo (com um preparo prévio do material /substrato);
2. Uma boa drenagem, para evitar o encharcamento do material e o apodrecimento das sementes;
3. A sementeira deve estar localizada em local plano, com boa incidência de sol e protegido de vento;
4. Na composição do solo utilizar terra preta e areia grossa, as proporções devem ser definidas de acordo com a espécie a ser plantada (utilizo duas partes de terra, uma de areia, uma de esterco, de uma forma geral);
5. As sementes devem ser pressionadas na terra até a metade, em seguida cobertas com uma fina camada do composto;
6. A melhor época para o plantio é a primavera, seguida do verão e do outono.

A germinação deve ocorrer de trinta a noventa dias após o plantio, variando em relação ao tipo de árvore plantada. Com a brotação surgem folhas embrionárias cuja função é nutrir a planta, posteriormente surgirão as folhas verdadeiras.

Quando as plantas estiverem suficientemente fortes deverão ser selecionadas as mais robustas e bonitas, e quando plantadas em bandejas as colocar em recipientes individuais. A primeira poda de raízes deve ocorrer após um ano, e é a mais importante na formação de uma muda de bonsai, pois formará uma planta sem raiz principal (pivotante) profunda. Deve-se começar a trabalhar a planta como bonsai a partir do segundo ano.Com esse procedimento o bonsai começará a tomar forma, para isto é necessário proceder continuamente com a educação das mudas, com podas e aramação, buscando o mais harmonioso resultado.

Em todo o processo de produção de Bonsai,devemos sempre absorver o prazer de poder seguir passo a passo todas as etapas de desenvolvimento de uma planta: semente/germinação/transplante/poda de raízes/aramação/Árvore, aprender com a evolução de nossos esforços, absorver as boas lições que a natureza nos transmite e nunca esquecer que somos e sempre seremos donos de nossos destinos, que a decisão entre o fazer e o desistir é simples e nossa.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qui Mar 17, 2005 7:19 pm    Assunto: Responder com citação

Bergson, excelente colocação. Possibilita aos que iniciam uma visão do desenvolvimento da árvore. Mostra que, embora tenhamos que ter paciência, não é difícil iniciar-se por este processo.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qui Mar 17, 2005 9:23 pm    Assunto: Responder com citação

Gostei Bergson.

Estou nessa também. É 80% das vezes meu ponto de partida.
Abração.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Sex Mar 18, 2005 8:07 am    Assunto: Responder com citação

Mário,

Tento tentado passar o que aos poucos venho aprendendo. Se pudermos facilitar o aprendizado de muitos, significa que alcançamos uma parte de nosso objetivo que é propagar a arte bonsai.

[]s

Bergson

ps.: estou no aeroporto de salvador às 10 horas embarco para fortaleza.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Sex Mar 18, 2005 8:09 am    Assunto: Responder com citação

Felipe,

Prefiro as sementes e pequenas estacas. sei que com isso aumenta o tempo necessário para se obter uma planta, no entanto temos uma maior e melhor controle sobre elas.

[]s

Bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Alfamega
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/03/05
Idade: 54
Mensagens: 271
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Mar 18, 2005 10:23 am    Assunto: Responder com citação

Parabéns Bergson, prefiro meus bonsai criados desde nenenzinhos, isso dá muito mais prazer e realização.

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Cissa
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/12/04
Mensagens: 172
Localização: Carapicuiba/SP

MensagemEnviada: Sex Mar 18, 2005 2:45 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bom Bergson!!!!

Como sempre você postando tópicos interessantes e úteis.

Abração
Cecilia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Sex Mar 18, 2005 8:52 pm    Assunto: Responder com citação

Bergson,

Se me permite, você é um poeta....... um escritor de mão cheia !
Esse parágrafo em azul então nem se fala ..........se escreve..... Parabéns !


Um abraço,
Voltar ao topo
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Qua Mar 23, 2005 6:04 am    Assunto: Responder com citação

Caro Cláudio,

Tento colocar em palavras o que sinto. Escrever, fazer e falar são minhas preferências. No entanto preciso aprender a dosar a intensidade. Devo escrever sem querer ser vaidoso, fazer sem ser mostrar arrogância e falar dando espaço aos outros. Nem sempre consigo esse equilíbrio, mas nossa vida é feita de erros e acertos, continuo tentando.

Um grande abraço.

Bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Olavo



Registrado: 07/03/05
Mensagens: 58
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qui Mar 24, 2005 11:45 am    Assunto: Responder com citação

Muito legal Bergson...

Parabéns!!! Wink

Faz um tempo comprei uma sementeira de isopor e notei que tudo que coloco nela tem uma germinação mais rápida.

Penso que seja pela temperatura que o isopor mantenha (levemente mais alta)

Sabe dizer se isto procede?


_________________
Abraço

Olavo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Durval C Gasparetti



Registrado: 28/01/05
Idade: 71
Mensagens: 72
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Mar 25, 2005 9:47 am    Assunto: Responder com citação

Bergson

Excelente texto !

[ ]s

Durval
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Sex Mar 25, 2005 4:11 pm    Assunto: Responder com citação

bergson escreveu:
Caro Cláudio,

Tento colocar em palavras o que sinto. Escrever, fazer e falar são minhas preferências. No entanto preciso aprender a dosar a intensidade. Devo escrever sem querer ser vaidoso, fazer sem ser mostrar arrogância e falar dando espaço aos outros. Nem sempre consigo esse equilíbrio, mas nossa vida é feita de erros e acertos, continuo tentando.

Um grande abraço.

Bergson




Desculpe-me Bergson, mas só agora é que li sua mensagem.

Bem, o que eu tenho a dizer, é que nós somos humanos e sentimos todas essas coisas, mas o mais importante é reconhecer e tentar reverter para que possamos evoluir, não é mesmo ?
Continue assim e mais uma vez parabéns pelo seu texto !

Eu sempre digo por aqui que sou "ZEN".......zenvergonha.........hehehe !

Grande abraço,
Voltar ao topo
douglas



Registrado: 31/03/06
Mensagens: 37
Localização: Itaú de Minas- MG

MensagemEnviada: Qui Abr 06, 2006 10:41 am    Assunto: Responder com citação

É uma grande ajuda e um grande exemplo para nós iniciantes, valeu, um abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Gomes



Registrado: 04/06/06
Mensagens: 21
Localização: Feira de Santana - BA

MensagemEnviada: Dom Jun 04, 2006 2:09 am    Assunto: Responder com citação

Uma ótima dica!!!

Já comecei meus Bonsai a partir de sementes, tenho uma planta conhecida aqui no Nordeste como ALGAROBA.

VAleu!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qui Jun 08, 2006 8:09 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Gomes

Não será Alfarroba???

http://www.receitasalgarve.com/alfarroba/alfarroba.asp#

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfarroba

Tambem gosto bastante de semear, e por acaso este ano nasceu-me uma desta espécie.
Só tinha um fruto/vagem e tinha apenas umas 3 u 4 sementinhas.

Boa sorte

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil