Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Qua Abr 09, 2008 7:30 pm Assunto: Serissa Moyogi |
|
|
Essa serissa foi obitida por estaquia a quase dois anos...
Foi deixada a se desenvolver em um vaso com pura terra e mto adubo, agora foi passado para um vaso maior para engrossar..
Frente
Costas
Cima
 _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qua Abr 09, 2008 8:32 pm Assunto: |
|
|
Muito bonita esta serisa , com certeza ja esta bem encaminhada.
Nota 10
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Qua Abr 09, 2008 9:21 pm Assunto: |
|
|
Nossa!!!
Show essa sua serissa...
De acordo com a primeira foto, que tal se você continuar encurvando o tronco (após a segunda curva) para a direita, centralizando o ápice em relação à base do tronco, dando maior equilíbrio e realçando ainda mis a curvatura do mesmo.
Este primeiro galho à direita eu manteria ai mesmo, apenas rebaixando um pouco.
Claro, é minha opinião, mas sua árvore está bem encaminhada como disse o colega Joel.
Só uma pergunta. Você mantém sua serissa a pleno sol ou a manéem como planta de interior? Apenas levando sol parcialmente...
Obrigado e parabéns.
Franz |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 09, 2008 9:52 pm Assunto: |
|
|
Pos é Franz ela parece meio descentralizada assim na foto, mas acho que plantando ela com uma inclinação leve p/direita, nem se percebe...e tb já mata o problema de rebaixar o primeiro galho...
Mas franz eu concordo plenamente contigo, ela tem esses probleminhas, mas vão ser sanados aos poucos...
Mas caso o nebari permita, a solução mais simples é plantar inclinada levemente p/direita...girando um pouco a foto dá p/perceber....
Quanto ao sol, sim, ela fica fora de casa a pleno sol, essa no caso...aliás, as minhas melhores estão a pleno sol as que ficam mais à sombra sempre dão um jeito de secar um galho, murchar... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 24, 2008 9:50 pm Assunto: |
|
|
fotos novas
 _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Set 25, 2008 10:50 am Assunto: |
|
|
Oi Leal
Muito boa evolução... a planta também aparenta uma boa saúde, parabéns!!!
Acredito que mais um pouco de inclinação para direita seria legal, assim alinharia o ápice com a base
Mais um tempo na engorda vai ser bom, porém o amigo já pode ir pensando no futuro vaso...
Minha sugestão seria um vaso um pouco mais alto, já que o 1º galho está baixo. No transplante também deixaria as raízes aparecendo:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 25, 2008 3:03 pm Assunto: |
|
|
Sua projeção ficou mto boa claudio..é bem isso que eu imagino p/ela...
Só espero que ela engrosse bem as raízes p/poder levantá-las...els tem bastante raiz fina, e poucas (quase nada) grossas p/deixar a mostra... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

Registrado: 28/11/05 Idade: 41 Mensagens: 353 Localização: Gama - DF
|
Enviada: Qui Set 25, 2008 6:11 pm Assunto: |
|
|
Belo material tem em mãos até o momento. Em pensar que é fruto de uma estaca, não posso deixar de parabenizá-lo. A projeção acima ilustra exatamente o que pensei para sua planta.
Minha sugestão é que deixe a planta no escorredor (futramente casado com a velha mamadeira) para promover o engrossamento desse belo tronco, e "por tabela", das raízes, para possibilitar sua exposição quando do envase.
Seria interessante seria "calçar" a planta com um pedaço de tábua ou de azulejo, a fim de forçar que suas raízes saíssem lateralmente. Com seu engrossamento teria em algum tempo um belo nebari . Acho que a planta merece.
Quanto à folhagem, te indicaria que fizesse podas sucessivas (em determinadas épocas, até mais de uma por semana, dependendo do ritmo de crescimento proporcionado pela adubação).
Nas minhas serissas, corto as pontinhas que crescem tão logo a distância entre um par de folhas e outro ultrapasse 0,5 cm. Desta forma, consegue-se uma excelente compactação da massa foliar, o que agrega um visual muito elegante ao trabalho.
O amigo nickyfury tem diversas serissas onde emprega esta técnica (com quem aprendi )... O resultado final são "patamares" enxutos e compactos, como na copa dum flamboyant, por exemplo, e não aquelas copas onde a concentração do verde encontra-se "descolada" dos galhos, como podemos ver em sites de vendas de bonsai .
Se não fui claro, ou falei bobagem, favor posicionar-se! rsrs
Grande abraço e sucesso com sua planta! _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 26, 2008 9:09 am Assunto: |
|
|
Primeiro, obrigado pelos elogios....
Newbe, os próximos passos são justamente esses que vc recomendou..ela já está no escorredor, aguardando p/início da adubação...
Quanto a densificação da massa foliar, é esse o procedimento que eu sempre usei nas serissas...nos galhos do ápice ainda não se ve pq foi definido recentemente mas nos primeiros galhos percebe-se bem a compactação.
Quanto às raízes, elas não foram calçadas, mas já tem uma distribuição bem radial...só espero que engrossem bem p/poder fazer o levante mais tarde...
Pena não ter feito fotos dela no início do trabalho, mas na hora me pareceu bobagem ficar tirando fotos de uma estaca reta e da grossura de uma carga de caneta bic....poderia servir p/mostrar como dá p/ter resultado com "refugo" de podas.. _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

Registrado: 06/11/09 Idade: 42 Mensagens: 235 Localização: Vargem Grande Paulista-SP
|
Enviada: Qua Set 15, 2010 1:10 pm Assunto: |
|
|
Olá amigo deu erro nas fotos vou dar um jeitnho ok
agora ficou facil de visualizar |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Set 15, 2010 1:15 pm Assunto: |
|
|
Está muito bonita Leal...
Agora são apenas detalhes e deixar o tempo fazer o resto!!! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Mauricio Lutz 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 42 Mensagens: 209 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qua Set 15, 2010 3:43 pm Assunto: |
|
|
Bela planta, e de estaca hein.Parabéns  _________________ De nada adianta correr quando estamos na direção errada!!! |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qua Set 15, 2010 5:42 pm Assunto: |
|
|
parabens em
em pensar q era akela estaquinha
abraços |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qua Set 15, 2010 6:19 pm Assunto: |
|
|
Ótimo material!
Evoluiu muito bem pra uma estaca.
Parabéns! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
|