Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Seg Abr 16, 2007 2:34 pm Assunto: Ficus achado no Lixo |
|
|
Olá pessoal, esta semana, perto da minha casa, jogaram em um terreno um ficus beijamina cortado quase no toco e que já está com algumas brotações, são aproximadamente 6 troncos e com várias raizes. A planta não tem vaso e o torrão é muito grande (+/- 50cm x 50cm x 40cm). Gostaria de saber se sob essa emargência posso fazer uma poda de raizes e passa-la para a mamadeira. Estou pensando em depois que diminuir o volume de raizes usar apenas aeria grossa com substrato até ela se recuperar, o que acham?
Ps.: não postei fotos pois estou com problemas no site de armasenagem.
Um grande abraço a todos e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
murilo 1.o PASSO

|
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Abr 16, 2007 4:40 pm Assunto: Bacia |
|
|
Paulo
Como se trata de uma planta já com o tronco bem desenvolvido, acho que seria mais adequado usar uma bacia plástica grande, ao invés do escorredor (mamadeira). A bacia, depois de furada nos lados, no fundo e na borda inferior, funcionará muito melhor, pois tem maior espaço disponível para o crescimento das raízes durante a recuperação e formação da copa. Não esqueça de usar um substrato drenante.
Boa sorte com sua nova adoção. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Ter Abr 17, 2007 8:22 pm Assunto: |
|
|
Paulo,
o que o Ferreira colocou pode ser a melhor opção. A bacia dará a possibilidade de cortar menos as raízes e ele recuperar melhor e mais rápido.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Abr 17, 2007 10:37 pm Assunto: bonsai |
|
|
E lembre-se:
Se as raízes tiverem algum "movimento" interessante, estaqueie elas, pois sempre poderá formar novas mudas a partir desse material.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Abr 17, 2007 11:59 pm Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!!!!!!!
Concordo com tudo que já foi dito mas...............
gostaria de ver uma foto porque repentinamente podemos estar dando uma dica errada e
Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 18, 2007 4:08 pm Assunto: |
|
|
Obrigado a todos, pelas dicas, Ferreie e Darkaso, quando eu falei em mamadeira, pensei exatamente em uma bacia grande pois ele não cabe de jeito nenhum em um escorredor.
Angela, ainda não postei fotos pois estou com problema no site de ospedagem, mas quando sanar esse problema eu coloco fotos pois estou louco para dividir esse achado com vocês.
Um grande abraço e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Maio 11, 2007 5:05 pm Assunto: |
|
|
Desculpem a demora, mas éque só agora voltei a hospedar minhas fotos.
Aí vão algumas fotos deseachado:
[img]http://fotos.uol.com.br/editphoto.html?photo=torraoE.jpg&action=edit&albumname=bonsai[/img]
Essa foto é do torrão qundo achei
[img]http://fotos.uol.com.br/editphoto.html?photo=frenteB.jpg&action=edit&albumname=bonsai[/img]
a frente já na bacia
[img]http://fotos.uol.com.br/editphoto.html?photo=lateralB.jpg&action=edit&albumname=bonsai[/img]
"costas"
Bom acho que é isso se puderem me ajudar, pois os brotos estão muito perto das raizes...acho que terei que fazer muita madeira morta _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sex Maio 11, 2007 5:24 pm Assunto: |
|
|
Não consegui ver as fotos nem no site de origem.
 _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |

|
|
|
 |
|