Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Alfamega 2.o PASSO

Registrado: 06/03/05 Idade: 55 Mensagens: 271 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Dom Mar 20, 2005 9:56 am Assunto: germinando Ipê |
|
|
Gostaria que alguem me ajudasse é que tenho tentado, conseguir mudas de ipê, através de sementes mas não tenho tipo sucesso elas ficam em 50% terra preta e 50% areia grossa tem boa drenagem mas mesmo assim acabam apodrecendo nem chegam a germinar. Por acaso é necessário algum tipo de extratificação?
Obrigado |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Mar 20, 2005 5:38 pm Assunto: |
|
|
Uma vez me disseram que ipê só pega por semente, mas não sei se é verdade. O fato é que o meu ipê é de semente...
Boa sorte.
Fábio |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Dom Mar 20, 2005 11:25 pm Assunto: Misho com ipê |
|
|
Fala Fábio! Sobre a sua sementeira de ipê andei pesquisando mais precisamente numa revista que está em circulação nas bancas se você quiser conferir ela só fala sobre árvores nativas. Segundo esta fonte o substrato adequado para germinação do ipê é organo argiloso ou seja sem areia não creio que seja preciso extratificação pois as sementes são até frágeis. Uma outra dica que comigo funciona bem é fazer uma mini estufa com plástico transparente sobre a sementeira e não regar muito pra evitar o apodrecimento das sementes, também não se deve afundar demais as sementes no substrato e a estufa deve ser removida assim que as sementes tiverem atingido 1ou 2 centímetros. Espero ter ajudado um forte abraço Atila |
|
|
 |
guila
|
Enviada: Qua Set 14, 2005 11:25 am Assunto: Re: germinando Ipê |
|
|
Alfamega escreveu: | Gostaria que alguem me ajudasse é que tenho tentado, conseguir mudas de ipê, através de sementes mas não tenho tipo sucesso elas ficam em 50% terra preta e 50% areia grossa tem boa drenagem mas mesmo assim acabam apodrecendo nem chegam a germinar. Por acaso é necessário algum tipo de extratificação?
Obrigado |
qual a tua cidade?? aqui na minha regiao tem muita muda de ipe, roxo amarelo, de todo o tipo, quantidade e tamanho |
|
|
 |
Claudio 1.o PASSO

Registrado: 11/10/04 Mensagens: 170 Localização: SÃO FIDÉLIS - RJ
|
Enviada: Qui Set 15, 2005 4:55 pm Assunto: |
|
|
OLÁ ALFAMEGA
Qual é a espécie de ipê? É o amarelo(tabebuia chrysotricha)??
As sementes que você plantou são novas, menos de 2 meses de colhidas?
Em maio desse ano(totalmente fora de época) um ipê amarelo floriu e deu sementes aqui, eu colhi um porção de sementes e plantei e nasceram todas!!
Plantei em terra do meu quintal mesmo(que não é muito boa)
Achei interessante pois não estava tendo muita fé nelas devido a época.
Hoje as mais bonitas já estão com 10 cm de altura e no quarto par de folhas.
Pesquisei bastante sobre o ipê amarelo e descobri que as sementes após 2 meses de colhidas não germinam.
As sementes germinam melhor em temperaturas entre 23 graus a 28 graus.
Um abraço
Claudio Faria _________________ Foi uma satisfação nosso contato.
fariadjoy@ig.com.br |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Set 15, 2005 11:24 pm Assunto: |
|
|
Oi Alfamega !!!!!!!
Oi Cláudio !!!
O amigo, grande amigo Nelmar, tinha na sua casa em Friburgo um Ipê belíssimo e fez várias mudas através das sementes. Ele tem conhecimento e MUITO BOM, sobre esta planta.....
Acho que vale a pena pedir a opinião dele sobre este tipo de sementes.
Espero ter contribuido........
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
ANDRADE 2.o PASSO

Registrado: 13/10/05 Idade: 44 Mensagens: 272 Localização: ituporanga sc
|
Enviada: Sex Out 14, 2005 12:21 pm Assunto: sementes de ipe |
|
|
caro colega sou novo no forum mas quero ver se posso ajudar ,
as sementes de ipe germinam muito faceis so que devem ser bplantadas logo apos a colheita pois perde o poder germinativo muito facil ,coloque uma fina camada de terra sobre as sementes e boa sorte.um abraco
Andrade _________________ A NATUREZA CRIA AQUILO QUE O HOMEM ENSISTE EM MUDAR. |
|
|
 |
Alfamega 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 23, 2005 1:22 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado a todos, estive fora do ar por motivos técnicos e só agora estou podendo bverificar alguns tópicos que havia colocado.
Bem realmente o problema era com o tempo decorrido desde as sementes terem sido colhidas, neste início de primavera colhi algumas ainda na vagem verde (começando a ficar marrom) e ttodas as sementes brotaram, agora vou a busca do ipê branco e assim que tiver as sementes estarei plantando. _________________ Abraços
Alexandre
"O homem nasce para se conduzir nobremente na vida." (Confúcio) |
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

Registrado: 24/12/05 Mensagens: 561 Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul
|
|
|
 |
Alfamega 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 29, 2006 8:19 am Assunto: |
|
|
Olá sergio,
Minhas mudas de Ipê vão muito bem, estou deixando crescerem +- a vontade, tiro algumas ponteiras desde pequenas para conseguir alguns galhinhos laterais se formando logo cedo. _________________ Abraços
Alexandre
"O homem nasce para se conduzir nobremente na vida." (Confúcio) |
|
|
 |
elenita soares silvestre
Registrado: 17/03/07 Mensagens: 73 Localização: Florianopolis - SC
|
Enviada: Qui Jun 28, 2007 4:51 pm Assunto: germinacao de ipês |
|
|
Como sou principiante, tentei de tudo sem sucesso para a germinacao dessas sementes. Um dia li num artigo italiano, dizendo que devem ser plantadas no verao ou na primavera, pois ao contrario das outras sementes, essas sementeiras , precisam de sol direto. Fiz a experiência e obtive sucesso com a germinacao.Se estava correto, nao sei. Mas deu certo!
Atenciosamente,
Elenita |
|
|
 |
|