FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

OUTONO
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> VARIEDADES
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Ter Mar 29, 2005 8:54 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Sergivaldo !!!

É, parece que somente com muita observação vamos aprendendo um pouco a cada ano... agora, com a ajuda dos amigos foristas a soma de conhecimentos nos torna cada vez mais capacitados no trato com nossas árvores!
Fico muito feliz cada vaz que entro neste fórum!!!

abraço a todos
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mizuno



Registrado: 22/11/04
Mensagens: 69
Localização: Santo André-SP

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2005 5:20 pm    Assunto: Responder com citação

No caso da pitangueira, os colegas estavam comentando que não é bom desfolhar seguidamente, para não enfraquecer a planta.
Precisa lembrar que essa espécie não é caduca, então não está tão habituada a esse procedimento.
Marco Antonio Marques escreveu:
Olá a todos!

Primeiro gostaria de me apresentar: Meu nome é Marco, sou de SP e, como vcs, sou mais um amante dos bonsais e espero poder compartilhar o que puder e aprender muito por aqui.

Qto à pitangueira, desfolhei a minha no início do verão, em busca de uma folhagem mais bela. Em apenas 2 semanas toda a folhagem já havia sido substituída.

Mas há necessidade da desfolha da pitangueira tendo em vista o inverno?


abraço a todos.

_________________
[]s
Eduardo Mizuno
"may the force be with you"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2005 6:35 pm    Assunto: Responder com citação

Marco,

Quanto a pitangueira, eu a desfolho por agora e não faço desfolha de inverno. Nem todo ano eu repito essa operação, pois sei que estressa a planta, entende ?
Ela não é uma espécie caduca !
Só faço também se ela está com as folhas bem velhas........
Já tinha dito anteriormente e repito agora, que antes de fazermos as desfolhas, temos que passar por uma bateria de procedimentos, que consiste em podar áreas estratégicas dos galhos e armações, antes mesmo de fazermos as desfolhas..... Com isso estaríamos fazendo diversas correções antes. As desfolhas são também para compactação, principalmente da folhagem, mas existe um propósito, ou melhor dizendo, um procedimento a seguir antes mesmo de fazermos, entende ?
Então crie a estrutura principal da sua planta , que é composta por: nebari , tronco, galhos e ramos............depois pense em desfolhas parciais ou totais.......dependendo da espécie em questão...........

[]ão
Voltar ao topo
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2005 7:33 pm    Assunto: Responder com citação

Cláudio, aproveito o gancho a respeito da manutenção do ácer e coloco novamente, (Aproveitei a passagem de minha filha e andei tirando umas fotos) uma maneira que encontrei de manter um pouco melhor as folhagens. Veja você que Ribeirão Preto é bastante quente também e eu não conseguia manter a folhagem viçosa. Agora colocando sobre uma bandeja com água e pedras para evitar infestação de mosquitos, consegui.
O ácer é a primeira planta.
Veja as duas primeiras bandejas. Não coloco o vaso diretamente na água.



Agora tenho a oportunidade de vê-la mais bonita com esta solução.


Cláudio C. Ratto escreveu:
André,


Por exemplo:
Os nossos ipês caem mais as folhas no inverno os aceres exóticos também, mas a única diferença que vejo está relacionada ao clima, onde os ipês por estarem aclimatados suportam o sol forte e os aceres, principalmente o palmatum não. Aqui no Rio ao nível do mar é um problema, pois além do sol forte tem dias muito secos .........
Então é por isso que as folhas novas secam ....viram pó infelizmente.
Entra ano e sai ano a coisa vai piorando para as espécies exóticas que precisam de um clima mais frio e úmido para a sobrevivência..........e acabam sucumbindo.
Como procedimento para o Acer buergerianum , espécie mais indicada para a gente que vive a beira mar, adoto desfolhas no verão e no inverno. Isso é para que consigamos manter a forma diminuta, ideal para o bonsai. Mas veja, isso não pode ser feito se o exemplar está mostrando pra gente alguma deficiência, ou seja, pouca cobertura de folhas.........esteja fraco, entende ?
Se a fizermos neste caso, estamos comprometendo o exemplar em questão.
Sugiro que você pegue esse seu Acer palmatum e o coloque num ambiente coberto por sombrite e que lhe dê água com mais freqüência, ok ?
Como foi a adubação dele ?

Um abraço,

PS: O verão do Rio teve dias que fez 42 graus !!

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2005 7:52 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Mário,

Vi apenas esse pedacinho do seu viveiro e fiquei deslumbrado: quando puder, nos presentei com mais fotos. Laughing Laughing Laughing

Gostaria de saber, se possível, como você construiu essa sua estufa (?), poderia ser n'outro tópico, que tal, "faça você mesmo"?

Gostei muito do seu bonsai de Ácer: linda planta!!!!

Outra coisa, que mesa linda é essa aí meu amigo?? diz prá gente onde conseguiu, quem faz e como adquiri-la.

Um grande abraço,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2005 8:19 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos Smile

Sr. Mário eu no meu caso, mantenho os Aceres debaixo da rede de protecção e com recipientes identicos aos utilizados na mamadeira (o de baixo ) cheios de água para promover a humidade que ele tanto deseja.
Com isto consegue-se manter mais tempo as folhas.
E a desfolha é um processo bastante importante, para a redução das folhas e dos entrenós, mas com a devida atençãode que só deve ser feita se a arvore tiver indicios de estar bem de saude e não é para repetir todos os anos.

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2005 8:58 pm    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo, não tenho nada tão especial. Uma planta ou outra mais agradável. Tenho uma visão bastante diferenciada.
Sobre o viveiro, não é uma estufa embora possa parecer pela foto, foi feita de blocos e a parte superior deste viveiro mandei fazer uns arcos de cano. Na próxima oportunidade vou tentar fotografar de maneira a ser compreendido.
Tenho algumas mesas como esta que eu mesmo fiz mas, esta em particular, foi presente da Associação Eslovaca de Bonsai em 2003, quando estive em Nitra.

Sergivaldo escreveu:
Olá Mário,

Vi apenas esse pedacinho do seu viveiro e fiquei deslumbrado: quando puder, nos presentei com mais fotos. Laughing Laughing Laughing

Gostaria de saber, se possível, como você construiu essa sua estufa (?), poderia ser n'outro tópico, que tal, "faça você mesmo"?

Gostei muito do seu bonsai de Ácer: linda planta!!!!

Outra coisa, que mesa linda é essa aí meu amigo?? diz prá gente onde conseguiu, quem faz e como adquiri-la.

Um grande abraço,

Sergivaldo

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2005 9:03 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Antonio Castro, acredito que vocês, por aí, não tenham tantos problemas com mosquitos como nós aqui pelo Brasil. Não podemos deixar uma vasilha, pote ou qualquer outro tipo de apoio cheio de água que em dois dias os mosquitos começam a proliferar.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2005 9:11 pm    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo, esta mesa foi feita por mim em cedrinho em 1998, sei a data pois marquei na mesa. Os entalhes do ideograma de bonsai dão uma graça ao acabamento.
Note o nó desta castanha de maranhão. É um nó perfeito!



_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal


Editado pela última vez por Mário A G Leal em Qui Mar 31, 2005 10:48 am; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Qua Mar 30, 2005 11:52 pm    Assunto: Responder com citação

Mário,

Legal o seu espaço !

O que eu sei é que Ribeirão Preto é onde tem o maior aqüífero do Brasil...........logo pode ser quente, porém úmido........A latitude diz tudo também !


[]ão
Voltar ao topo
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2005 12:20 pm    Assunto: Responder com citação

Oi, Mário!

Tenho uma muda de pau-brasil de tamanho médio que está com um nó muito parecido com o deste seu exemplar...

Muito bonito seus bonsai de acer e castanha; a mesinha que ganhaste de presente é um espétáculo! A que você construiu também é 10! - notei uma gravura nela... Foi você mesmo quem talhou?

Muito legal!

Até mais,

Orlando (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2005 1:12 pm    Assunto: Responder com citação

Lando, fui eu mesmo quem entalhou. É bastante divertido. Pena que faz tantos anos que não construo mais nenhuma. Quem sabe logo mais não começo mais algumas....
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2005 4:53 pm    Assunto: Responder com citação

Mário A G Leal escreveu:
Sergivaldo, não tenho nada tão especial. Uma planta ou outra mais agradável. Tenho uma visão bastante diferenciada.
Sobre o viveiro, não é uma estufa embora possa parecer pela foto, foi feita de blocos e a parte superior deste viveiro mandei fazer uns arcos de cano. Na próxima oportunidade vou tentar fotografar de maneira a ser compreendido.
Tenho algumas mesas como esta que eu mesmo fiz mas, esta em particular, foi presente da Associação Eslovaca de Bonsai em 2003, quando estive em Nitra.


Valeu Mário,

Vou ficar aguardando novas fotos. Muito obrigado!!

A respeito da mesa, é simplesmente linda!!

Um grande abraço,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Leo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 02/05/05
Mensagens: 223
Localização: Salvador BA

MensagemEnviada: Ter Maio 03, 2005 11:28 pm    Assunto: Responder com citação

Oi gente.Se vcs mais experientes e bonsaistas de regiões do país onde existem estações mais ou menos definidas,têem algumas dúvidas,e as vezes ficam confusos com tantas informações contraditórias,imaginem eu que comecei a me interessar pela arte há pouco mais de dois anos e vivo em Salvador, onde não temos estações definidas.Temos basicamente a época das chuvas e a da estiágem.Definido mesmo só o verão.
_________________
Jorge Leocádio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qua Maio 04, 2005 7:17 am    Assunto: Responder com citação

Leo, fica tranquilo que aos poucos você vai encontrando o caminho correto. é uma questão de persistência e paciência. No que for possível, todos, estamos dispostos a ajudá-lo.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> VARIEDADES Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
Página 3 de 6

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil