|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Diego Abrahão

|
Enviada: Ter Abr 24, 2007 3:18 pm Assunto: PROBLEMAS: Alporquia |
|
|
Olá possoal,
Já tentei realizar o precesso de alporquia em ficus, umas três vezes, e sempre o galho apodrece antes de surgir raízes. Não sei o que estou fazendo de errado, gostaria da ajuda de vocês...
Sempre realizo o seguinte processo:
1. Escolho o galho e retiro uma "fita" da casca (no formato de um anel).
2. Envolvo a área com musgo (encontrado no quintal de minha casa) umidecido em uma solução enraizadora (uso Sempre Verde Raiz).
3. Cubro todo o local com platico transparente (papel filme utilizado em alimentos) e amarro bem as pontas com um barbante.
Sigo esses passos fielmente. Será que alguem pode me ajudar a enxegar meu erro. Tenho a impressão que o problema seja o musgo mas onde posso encontrar o "substrato" correto para realizar o alporque.
Obg. _________________ Diego Abrahão |
|
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 24, 2007 10:20 pm Assunto: |
|
|
Diego,
Faça o seguinte:
Corte uma garrafa de refrigerante aproveitando a parte de cima que forma um funil. Serre o bico duro da garrafa e tire fora. Faça um corte reto na lateral, pronto. Você já tem a embalagem para sua alporquia. Retire o anel da casca ( no mínimo 2 cm ) no diâmetro do tronco. Vista o funil da garrafa de refrigerante de modo que a parte de baixo fique pelo menos uns 5 cm abaixo do anelamento. Cole as partes da garrafa com fita isolante. Encha o funil de pó de xaxim, apertando bem. Na parte baixo do funil não vede para poder sair o excesso de água. Agora é manter sempre úmido e colocar hormônio enraizador pelo menos 1 vez por semana.
Do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
|
 |
Diego Abrahão

|
Enviada: Qua Abr 25, 2007 2:34 pm Assunto: |
|
|
Geraldo,
Vou experimentar o "metodo da garrafa pet", se conseguir aviso.
Obg. pela atenção. _________________ Diego Abrahão |
|
|
 |
Gilson Mendes de Góis 1.o PASSO

Registrado: 26/04/05 Idade: 60 Mensagens: 197 Localização: Campo Mourão - Paraná
|
Enviada: Qui Abr 26, 2007 12:44 pm Assunto: |
|
|
Oi Diego,
Gostaria de acrescentar, que o sucesso de uma alporquia pode estar relacionada à época em que ela é realizada, sendo o final do inverno e o início da primavera as melhores do ano...
É claro que existem excessões, contudo, viva a primavera!
Um abraço fraterno!
Gilson _________________ Bonsaísta é um poeta que não escreve, modela seu poema vivo... e também é modelado pela árvore! |
|
|
 |
Diego Abrahão

|
Enviada: Sex Abr 27, 2007 10:21 am Assunto: |
|
|
Olá Gilson,
O problema é o nordeste brasileiro, como todos sabem, se encontra próximo ao equador e, portanto, não possui estações bem definidas. O inverno, por exemplo, não é caracterizados por baixas temperaturas, e sim pela temporada de chuva. Aqui, não há uma época específica para o aparecimento de flores ou colheita dos frutos.
Então surgiu uma nova dúvida: Independente da região em que moro, posso me guiar pelas estações do ano indicadas pelo calendário?
Valeu pela dica Gilson.
Abraços. _________________ Diego Abrahão |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Abr 27, 2007 2:10 pm Assunto: |
|
|
Diego
Existe a possibilidade de que sua alporquia tenha falhado devido ao apodrecimento do musgo, pois me pareceu que você usou musgo vivo, recém coletado. Embora este musgo que cresce em nossa região não seja o mais adequado (seria melhor o chamado esfagno, que se encontra em floriculturas como a Recanto das Flores), acho que poderia funcionar. Mas para isso acho que primeiro você deve deixar ele secar ao sol, para esterilizar, e somente então usar na alporquia.
Embora não seja uma tarefa impossível fazer uma delimitação dos períodos que corresponderiam às estações do ano aqui no Nordeste, pelo motivo que você já apontou isso não faz muito sentido. Por isso, em minha opinião, também não seria necessário adotar precisamente o mesmo calendário de tarefas por estação que é recomendável em outras regiões.
Nosso período chuvoso vai aproximadamente de abril a agosto, sendo normalmente o mês de junho o mais frio (ou menos quente: nosso inverno, festas juninas, comidas típicas...). Portanto, em minha opinião, neste período podemos realizar todas as tarefas previstas no calendário de estações precisas para o inverno e para a primavera.
Depois disso, vem nosso período de seca, em que tudo parece verão.
Teremos encontro de bonsaístas no dia 06/05, na Aldeia Bonsai (Km 8,5 da estrada de Aldeia, em Camaragibe), pela manhã. Compareça, para conhecer o pessoal e participar das atividades.
Um abraço, _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Diego Abrahão

|
Enviada: Sex Abr 27, 2007 5:42 pm Assunto: |
|
|
Ferreira,
A priori, gostaria de agradecer sua explicação sobre as estações do ano, aqui no nordeste. Veio em boa hora.
Em segundo lugar, o musgo que utilizei foi, de fato, coletado aqui em minha residência. Deixei o mesmo exposto ao sol para secar, mas talvez não tenha secado o necessário ou, até mesmo, o material não é adequado para o procedimento. Tentarei com o esfagno, como foi recomendado.
E quanto ao encontro que será realizado no dia 06/05, gostaria de ter mais informações. Mas, de toda forma, fico grato pelo convite.
Obrigado pelos esclarecimentos e paciência.
Abraços. _________________ Diego Abrahão |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Abr 27, 2007 7:18 pm Assunto: |
|
|
Diego
O encontro deve se iniciar pelas 9 da manhã, é livre de taxas, e devem ser discutidos alguns assuntos de bonsai e trabalhadas algumas plantas. Venha nos conhecer.
Quais suas dúvidas? Pode perguntar à vontade. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Sex Abr 27, 2007 10:51 pm Assunto: |
|
|
Ferreira,
Eu também adoraria ir a este encontro no Aldeia Bonsai.
A Rejane tem um espaço incrível... Mas infelizmente nessa data não vai dar...
Está previsto outro encontro?
Estive com o Sergivaldo na semana passada e ele me disse que sempre ocorre encontros no Aldeia Bonsai no mês de setembro.
Existe algum calendário já estabelecido?
Abraços. |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Abr 28, 2007 8:30 pm Assunto: Encontros |
|
|
Franz
Este encontro que eu me referi acima é o encontro mensal da APB, e você será bem vindo.
Sim, este ano teremos nosso IV Encontro Nordestino de Bonsai, que deve ser na primeira semana de setembro. Também será ótimo contar com a sua presença. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Sáb Abr 28, 2007 9:10 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Ferreira,
Certamente, assim que puder, marcarei pesença. |
|
|
 |
attilaokada 1.o PASSO

Registrado: 06/07/07 Mensagens: 108 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Jul 14, 2007 10:05 pm Assunto: |
|
|
Se vc está com dificuldades na alpórquia, tente deixar um pequeno corredor, não faça o anel por completo, deixe uma passagem de uns 2 a 4mm para que a planta receba seiva e não morra antes de soltar raizes. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Jul 15, 2007 3:22 am Assunto: bonsai |
|
|
No caso especifíco do ficus, o anelamento total é o mais indicado. Ocorre que, só com a retirada da casca, não é o suficiente para que ocorra o enraizamento na parte pretendida. É necessário que se raspe o caule, aprofundando mais o corte, para além da primeira parte digamos "epiteliar" do caule. Pode-se retirar uma porção considerável do caule lenhoso (parte mais dura), o que irá facilitar sobremaneira o enraizamento.
O uso de esfagno seco ou mesmo de pó de xaxim, como recomenda nosso amigo Geraldo Inocencio, é mais recomendável, vez que dificilmente apresentará microorganismos que prejudiquem o trabalho. Aqui em Brasilia, tenho um amigo, o bonsaista Paulo Boaventura, que usa vasos plasticos, cortados lateralmente, e fixados no caule. Ele usa terra comum, preparada especialmente para essa finalidade, ao invés de plasticos, seja transparente ou não. Costuma fazer isso principalmente em jabuticabeiras, com resultado 100% efetivo. Quer dizer: sem perdas.
O anelamento parcial, em que se deixa um segmento da casca, como recomenda o colega atillaokada é mais recomendável quando aplicado a espécies de coniferas, onde o anelamento total ou o torniquete, não surtirem resultado. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|