FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Começando com Bonsai
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Googla

MensagemEnviada: Sáb Abr 21, 2007 10:08 am    Assunto: Começando com Bonsai Responder com citação

Olá,

É um prazer participar do Forum.

Há duas semanas ganhei um pequeno Bonsai de aniversário. Caí completamente de paraquedas no mundo dessas pequenas árvores. Como não sabia absolutamente nada, fui pesquisar na internet pra pelo menos saber o suficiente pra que a plantinha não morresse sob meus cuidados.

Mas eu não sabia o principal, a espécie. De qualquer forma fiz um mixed do que li. Por exemplo... deixo meu bonsai tomando sol pela manhã. Rego sempre nesse horário e no fim do dia checo a terra, se estiver seca ganha mais um pouco de água e por aí vai.

Acabei caindo aqui pelo Orkut. Se vocês puderem me ajudar gostaria de:

1 - Saber qual a espécie (depois de ver tantas fotos estou tendencioso a achar que se trata de uma Thuya - Jacaré). Sabendo a espécie posso cuidar melhor do bonsai.

2 - Saber o que é essa formação esbranquiçada que vêm se formando perto do tronco. Uns dizem que são fungos benéficos que formarão um ambiente de líquen saudável, outros dizem que vai facilitar o desenvolvimento de ervas daninhas. E outros dizem que é uma praga mesmo. Estou em dúvida.

E é isso aí. Obrigado pela atenção, um grande abraço![/img]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 21, 2007 6:28 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Googla,

Uma coisa vc pode ter certeza, não é um jacaré!
Creio que seja o que chamamos de tuia maçã (Thuja occidentalis áurea),
é quase certo, deixa mais gente opinar para lhe dar certeza, pois há uma variedade enorme de coníferas...

No mais, ela é bem bonitinha, seja bem vindo à nossa companhia,
Abraço
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 22, 2007 10:40 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Googla!

É um Falso Cipreste Anão. Chamaeciparis obtusa var. nana gracilis.
O solo parece bastante ruim. Esse branco me parece fungo. Não posso afirmar com certeza porque nunca tive algo parecido em minhas plantas.
Sei que aí é muito quente mas, creio que vc deve correr o risco e transplantá-la, sem esperar tempo mais frio. Essa espécie não gosta de muito sol e nem solo muito encharcado. Substrato com boa drenagem.
Abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 23, 2007 8:55 am    Assunto: Responder com citação

Googla,

tudo bem?

Acho que a primeira coisa a fazer é trocar o substrato. Procure por um com drenagem....caco de telha. tijolo picado...ou se vc quiser compre o substrato do amigo Araldi...Qualitá.
se for pesquisar em sites temos o da niponbonsai e tb da BonsaiBrasil... pra vc acho é mais comprar pelo site.
http://pedique.blogspot.com.br/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Googla

MensagemEnviada: Seg Abr 23, 2007 5:58 pm    Assunto: Responder com citação

Opa!

É, pelo visto é uma Chamaecyparis obtusa, andei dando uma olhada nas fotos e acho que não resta dúvidas.

Parece então que estou no ritmo certo. Sol pela manhã, uma rega evitando encharcar a terra etc.

Quanto ao solo... eu tenho vontade de trocar sim, eu tb acho que ele parece bem ruim. mas eu ainda tenho dúvida em relação ao "fungo". Fui em uma loja de jardinagem e vi vários bonsais com o mesmo tipo de formação. Alguns mais avançados e outros ainda no começo. O vendedor repetiu a mesma coisa que já tinha lida em um site, que isso vai formar uma superfície bem fina de gramíneas.

Muito obrigado pelas dicas. Vou começar a estudar a troca do substrato.

Estima e apreço,

Googla
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2007 4:32 am    Assunto: Responder com citação

Pode ser que se trate de um falso cipreste anão mas indo contra a opinião corrente creio se tratar de um shimpaku ainda jovem.
Verifique embaixo das folhas se existem pequena ranhuras brancas se for o caso é um shimpaku. É bom ter certeza pois se for o caso o solo dever ser bem arenoso e receber sol direto.
Em ambos os casos o solo tb não me pareceu o ideal e a planta parece que reagiria melhor em um escorredor em que pudesse se desenvolver um pouco mais. Ainda está muito com cara de muda. A estrutura do tronco não está definida entende.
Espero não te-lo confundido.

abraços

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Googla

MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2007 2:36 pm    Assunto: Responder com citação

Hmmm.. observei embaixo das folhas e sim, existem as ranhuras brancas. Olhei fotos na net e tb achei algumas parecidas.

Se for um Shipaku mesmo vai ser ótimo, pq eu vi lindos exemplares adultos pesquisando.

Hoje eu dei uma mexida no solo, não está tão mal quanto eu achei. Está com granulações de tijolo e pedriscos no fundo no buraco de drenagem. E mesmo antes da rega diária ele ainda estava com uma absorção razoável de água (não estava farelento). Mesmo assim ainda estou estudando a troca.

Esse lance do sol... eu venho percebendo que existe uma grande diferença entre o meu (está mais verde e com as folhas mais altas, subindo) em relação aos que estão para venda em um shopping aqui da região (que provavelmente não tomam sol).

Muito obrigado mesmo pelas informações!
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2007 6:32 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Duprat!

Sem medo de ser feliz, Duprat, posso afirmar que é uma Nana. Realmente as folhinhas são bastante semelhantes mas tem 2 caracteristas que as diferem. As da Nana são chapadas e as do Shimpaku são em forma de buquê. Outras característica da Nana é que as folhinhas parecem uma sucessão de minúsculas bolinhas grudadas. Existem outras características mas essas duas são as mais relevantes.

Aquele abraço!

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2007 11:33 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Elio,
Realmente é a ignorancia que astravanca o progresso.
Se é assim creio que meu primeiro bonsai que comprei ja pronto, e que levei para o clima da montanha de miguel pereira por achar que seu mal era o litoral, estava sofrendo era de incompreensão de minha parte. Mas me diga a nana tem tambem as ranhuras brancas embaixo? Se tem então a besta aqui estava a cuidar dele como se fosse um shimpaku pois a semelhança incluido a formação das folhas comentada, é enorme. Sem conhecer a nana tinha certeza que era um shimpaku. No futuro vou me restringir a parte estética.

Caro googla desculpe o equivoco,
mil perdões.

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 25, 2007 11:46 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Duprat,

O que acontece é que, às vezes, as novas brotações do shimpaku guardam uma ligeira semelhança com as acídulas da nana gracilis. O Tosho, ou junipero rigida, tambem apresenta brotação diferenciada das acídulas que mais tarde irá fortalecer, induzindo-nos a erro, tambem. Very Happy

Em se tratando de coníferas, as vezes temos que atentar para outros detalhes, além do que voce usualmente observara, para que possamos estar definindo, corretamente, de qual espécie vegetal estamos a trabalhar. Very Happy

Nessa planta, em particular, o Elio destacou bem uma caracteristica que a torna inconfundível, facilitando futuras aquisições. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Googla

MensagemEnviada: Qua Abr 25, 2007 11:51 am    Assunto: Responder com citação

Desculpem...mas afinal, é uma nana ou um Shimpaku? Rolling Eyes
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 25, 2007 12:06 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Desculpe. é uma nana: chamaecyparis gracilis nana, ou falso cipreste japones (ou falso cedro japones). Shocked

EXEMPLO SHIMPAKU (JUNIPERO CHINES):

EXEMPLO CHAMAECYPARIS:

Com essas duas mudas, dá para perceber a diferença das acídulas (folhas) entre elas. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Googla

MensagemEnviada: Qua Abr 25, 2007 5:03 pm    Assunto: Responder com citação

Noooossa. Que exemplo lindo de CHAMAECYPARIS. O meu deve ser muda muito novinha mesmo, pois o caula tá tão fino. Espero que um dia chegue lá.

Obrigado pela ajuda.
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 25, 2007 7:33 pm    Assunto: Nome científico Responder com citação

Googla

Como o nome científico do seu falso cipreste foi escrito de várias maneiras ao longo deste tópico, vou repetir da maneira como aparece nos livros: Chamaecyparis obtusa var. nana gracilis.
Bom cultivo,

"Recife (PE)"
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 25, 2007 8:17 pm    Assunto: Responder com citação

Puxa que besteira mais providencial. Se me permitem abusar do típico do colega me ajudem então a reconhecer minha planta que trato como shimpaku. Pelo que entendi se for uma nana talvez seja por isso que anda tão mal. De tempos em tempos seca um galho e ali nada volta a nascer. A planta está com meu pai que tem pena de podar e com o passar do tempo creio que estou a perde-la. Já aumentei o vaso duas vezes...
não consigo me decidir quanto ao estlo.... com tantas ramificações em um dmesmo ponto...
mas tem um valor sentimental para mim pois minha primeira árvore.
Olhando para cima acho que realmente sou uma besta. ....Embarassed Embarassed Embarassed mas também não estava ainda aqui no forum.... me deem um desconto

bem

e em detalhe

Duprat
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: