|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Dom Maio 06, 2007 11:15 pm Assunto: Piteco e Ficus |
|
|
Olá amigos, trago para vcs duas plantas que gosto muito e que estou tentando trabalhar um melhor acabamento, a primeira é um Piteco de 10 anos que adquiri a pouco tempo e inclusive toda a sua folhagem brotou recentemente, embora esteja muito bonito não segue os padrões de triangulação que eu gostaria para um Moyogi, além de estar com algumas marcas de arame que espero eliminar com o tempo.
Aqui minha filha de 02 anos para servir de parâmetro de tamanho da planta.
A segunda planta é um ficus que colhi de Yamadori a mais ou menos 05 anos na parede de um viaduto (quase fui preso por estar pendurado em um viaduto), na época dividi as raízes em 04 peças e plantei individualmente, esta é uma delas, gosto muito das raízes aéreas desta espécie, mas gostaria de acelerar o processo de engrossamento das raízes, inclusive ela já está na mamadeira a mais de 01 ano. Preciso tb da opinião de vcs em relação ao galho do fundo, já pensei em retirar mas fiquei com medo de que ficasse muito vazio e sem graça.
Detalhe das raízes que quero engrossar e talvez unificar ao tronco.
Novamente minha filha ao lado(espero que ela aprenda a gostar de bonsai tb, rsrsrsr).
Amigos, espero realmente opiniões, dicas para que eu possa melhorar estas minhas plantas que gosto muito, principalmente o piteco que é uma espéciee nova em minha criação e que já me apeguei, rsrsrs.
Ps. Estas fotos foram tiradas pelo meu amigo Celso que é realmente um fotógrafo de primeira linha, e aguardem as fotos de algumas umburanas que trabalhamos hoje e que também foram fotografadas, ele está ficando com uma coleção de Umburanas de excelente potencial. Abraços fraternos a todos.
Editado pela última vez por Glauco Bastos em Seg Maio 07, 2007 7:32 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
CELSO RUBENS

|
Enviada: Seg Maio 07, 2007 12:50 am Assunto: |
|
|
Meu caro Glauco,
eu vi estas plantas e posso lhe assegurar, passando essa certeza aos foristas visitantes deste tópico, que são bonsais excelentes, melhores do que conseguimos fotografar, em fase final de estilização.
A eles cabe aguardar que o tempo imprima sua assinatura de antiguidade, o que é certo nesses casos, pela sua dedicação a nobre arte de cuidar dessas pequenas riquezas, com desvelo, ao longo dos anos.
O Ficus, com história, é de qual espécie?
Esse pontilhado no tronco, parece que define a mesma?
Já vi aqui essa referência em mensagem, não sei se foi do Inocêncio ou do Nick!
Um abraço,
Celso Rubens _________________ Celso Rubens Vieira e Silva
cerub@uol.com.br
Salvador Bahia
fone: 33675262 |
|
|
 |
Edmar Claudio M. da Silva 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 07, 2007 12:55 am Assunto: Re: Piteco e Ficus |
|
|
Grande Glauco,
Primeiro queria dar-lhe parabéns pela sua princezinha. É linda a sua filha!
Quanto ao piteco, rapaz... eu sou suspeito pra falar pois admiro essa árvore mesmo no primeiro estilo e essa sua é bela. Aguardaremos opiniões de colegas mais experientes sobre o que fazer com ela para adequar-se aos seus anseios. Um aspecto me chamou a atenção nela. Esse primeiro galho à esquerda não poderia ser rebaixado com aramação ou cordões? Agora quanto ao ficus com certeza está bem encaminhado. Me parece um ficus retusa, não? É surpreendente as peripécias que a nossa curiosidade nos obriga a realizar nas coletas dos Yamadoris urbanos! Rs! Deixa eu te dizer uma coisa! Tenho alguns ficus já com uns troncos grossinhos, mas esperei 15 anos para isso ( cultivando em vaso, é claro). Uma saída para que os troncos engrossassem rapidamente seria plantá-lo num vaso maior ou mesmo diretamente no solo. Eu fiz muito com os meus foi deixar que uma raiz saísse do vaso e se alimentasse em outro vaso bem adubado colocado abaixo do nível da primeira ( Uma mamadeira!). Resultava no engrossamento da árvore! Espero de alguma forma tê-lo ajudado, amigo. Um abraço! _________________ Há quem ame e adore o Yamadori! |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Maio 07, 2007 1:05 am Assunto: |
|
|
Oi Glauco
Pois é, parabéns pela bela filha e pelas plantas
Olha, a única coisa que faria neste piteco era tentar baixar o 1º galho... o formato da copa me agrada bastante pois é o que vemos em nossas nativas, não é mesmo!!!??? A triângulação mais formal deixo pra espécies mais clássicas
um rápido projeto:
[img] [/img]
Olhando seu ficus, achei muito semelhante com a estrutura deste bonsai:
espero ter ajudado
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
eu 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 07, 2007 8:53 am Assunto: |
|
|
oi Glauco
O seu pteco é lindo, mas pode ficar melhor se vc fizer uma alporquia parcial do lado direito perto da base para emlhorar o nebari ai vai ficar perfeita.
Abraços
Pedro Torquato |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Maio 07, 2007 9:55 am Assunto: |
|
|
Glauco
Achei as duas plantas excelentes e concordo com o Celso: agora é deixar o tempo agir, que sob seus cuidados produrizá efeitos notáveis.
Quanto ao piteco, acho que o projeto do Alexandre está perfeito.
Quanto ao Ficus retusa, ele é excepcional. Acho que o que incomoda você é que os galhos trazeiros interferem com a visualização do tronco múltiplo. Mas mesmo assim eu não os eliminaria, mas deixaria eles crescerem livremente, sem podas, para que alcancem a altura dos demais.
A copa está quase perfeita, mas melhoraria o visual se alargasse um pouquinho e deixasse o centro levemente mais elevado, somente o suficiente para arredondar levemente. Na minha opinião, uma copa triangular não ficaria muito adequada para este exemplar de tronco múltiplo.
Eu tentaria aproximar as raízes mais afastadas, para facilitar a fusão delas, característica das velhas árvores desta espécie.
Como disse no início, tudo isso é só uma questão de tempo e da continuação dos seus bons tratos.
Parabéns pelas maravilhas, _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 07, 2007 7:21 pm Assunto: Re: Piteco e Ficus |
|
|
Desculpem a confusão, rsrs. Ao invés de editar terminei citando, mas já apaguei.
Editado pela última vez por Glauco Bastos em Seg Maio 07, 2007 7:34 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 07, 2007 7:26 pm Assunto: Re: Piteco e Ficus |
|
|
... |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Ter Maio 08, 2007 9:25 am Assunto: |
|
|
Glauco, parabéns pelas plantas e pela tua princesa.
Piteco - concordo com os amigos, baixa r o 1º galho. Quanto a triangulação, acho que precisa apenas de refino de poda.
Ficus - eu inclinaria a planta para a esquerda, baixava o galho da direta e eliminava o do meio. Segue uma projeção do que eu pensei:
Abraços _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 08, 2007 11:07 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
Quero agradecer pela colaboração dos colegas, realmente às vezes uma pequena dica ou conselho faz como que se abra uma janela na criatividade e acelera o processo de finalização, afinal se uma cabeça pensa mais do que uma, imagine várias então, rsrsrs.
Amigo Celso,
Este Ficus é da variedade Retusa e é muito comum se encontrar em paredes de casas antigas ou em telhados de imóveis abandonados, esta e mais 03 irmãs foram colhidas em uma parede do Viaduto de Nazaré. Quero tb agradecer pela ajuda técnica fotográfica, espero um dia aprender, rsrsrs.
Edmar,
Em primeiro lugar quero agradecer pelo comentário sobre minha filha, por uma acaso eu também a acho linda (ê pai coruja, rsrsrrs). Bem, agora falando sério, quanto ao Piteco eu concordo com vc e com os outros que deram a mesma segestão, e por sinal eu já baixei este galho efetuando uma tensão no local. Agora em relação ao Ficus, estou pensando em mantê-lo por mais um ano na mamadeira e super alimentá-lo para ver se dá resultado, obrigado pelas dicas. Abraços fraternos.
Grande Alexandre,
Obrigado pelos comentários gentis em relação a minha filha, ela está ficando cada vez mais contente quando vê as fotos no computador, rsrsrs.
Já baixei o 1º galho, e o mais interessante é que só dá para ver que ele está alto neste ângulo em que a foto foi tirada, poie olhando de cima parece que está tudo ok. Quanto ao Ficus vc me assustou ao fazer a comparação com aquela perfeição de bonsai, se eu conseguir deixar com um terço desta qualidade já estarei super satisfeito. Aproveito para te informar que a maioria dos que postam suas fotos aqui ficam no aguardo de suas projeções muito aplicadas com amnipulação gráfica, parabéns e obrigado.
Oi Pedro (Eu),
Sua opçãoé interessante, vou avaliar a possibilidade de tentar esta manobra, tvz dê certo, obrigado pela sugestão.
Grande Ferreira,
Como sempre as suas sugestões são aguardadas com ansiedade (parabéns por ser o novo modarador deste Fórum). Acho que vc acertou em cheio no comentário sobre o ficus, creio que já estava pensando nisso faltando apenas um empurrão, com certeza os galhos de trás me incomodavam mas ao mesmo tempo eu não queria retirá-los para não deixar o local muito vazio, seguirei seu conselho e deixarei que eles cresçam, tentarei também alargar um pouco mais a copa( na realidade eu acabei de tirar as cordas que faziam tensão para abrir os galhos e vou voltar a colocá-los, além de deixar a a parte central elevar um pouquinho, creio que o outro ficus (irmão deste) está exatamente como vc está sugerindo. Como devo aproximar as raízes ? Enrolando com fita ? Abraços fraternos.
Oi Ricardo,
Obrigado pelas palavras gentis. O piteco eu já segui o conselho de vcs baixando o primeiro galho. Em relação ao ficus, cara ficou muito boa a sua projeção, vc me criou um problema, eu já estava com o modelo formado para ela e agora fiquei em dúvida, realmente é uma opção a se considerar. Abraços fraternos. |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 09, 2007 7:58 pm Assunto: Problema |
|
|
Glauco
Planta bonita cria problemas para o bonsaísta: inspira todo mundo e ele tem que decidir. Mas é o tipo de problema que todos nós queremos ter o prazer de enfrentar. Nossos colegas têm caprichado nos "virtuais".
Quanto à aproximação das raízes, você pode fazer discretamente, com pequenas amarras com ráfia ou tiras de tronco de bananeira. Basta levar a raíz para a posição e amarrar. Em pouco tempo a raíz já estará firme na posição e a amarra pode ser retirada, se ainda não se desintegrou.
Um abraço, _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
bs_freitas 2.o PASSO

|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|