FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Alguns MAME de Salvador Ba
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
CELSO RUBENS

MensagemEnviada: Seg Abr 30, 2007 11:01 pm    Assunto: Alguns MAME de Salvador Ba Responder com citação

Amigos bonsaístas e simpatizantes (me inclua dentro desta!).
Sou paulista de nascimento, morador de Salvador, adotivo (do coração), há 3 anos.
Amigo do Glauco, do Jorge Leocádio e do Emmanuel, de Feira de Santana, sou admirador e mal cultivador, da arte do Bonsai, há mais de 40 anos.
Durante esses anos todos, muito perdi ... muito ganhei.
O grande ganho atual foi ter encontrado um grupo em Salvador, que fez brotar em mim, com muito vigor, o gosto pelo Bonsai.

Visitando o viveiro de meu querido Emmanuel, vi uma bandeja, deixada de lado, com uma boa duzia de plantinhas ressequidas, quase sem folhas, porém com troncos velhinhos e promissores. Soube que eram exemplares de "lingua de vaca" , arbusto regional comestível, para fazer o "caruru". Vendo meu interesse por tão abandonada bandeja, Emmanuel me falou... "te dou de graça, mas jure que você não contará que eram minhas"...
Assim foi, dois meses depois eis alguns "Mame" que sairam da tal bandeja... (tem muito mais ainda sendo criado e em breve divulgarei).

Emmanuel viu, gostou muito e me permitiu revelar agora, que a cria era dele, desde que eu contasse que o trabalho de recuperação foi meu.

Assinamos juntos portanto, estas coisinhas...
Após inúmeras tentativas, seguindo todas as instruções desisti de por as fotos aqui. segue no fim o Link das mesmas... Dersculpe-me mas tentei (e como tentei...)
Celso Rubens em 30 04 2007
http://groups.msn.com/cerubonsai/algunsminibonsai.msnw
fone: 33675262
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 30, 2007 11:26 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Celso,

Não há nada a desculpar, mas muito a agradecer por estar o nobre colega mostrando para nós seus magnificos trabalhos com essa nativa. Very Happy

A adequação das peças cerâmicas, transformadas pela necessidade e conveniência em lindos vasos, parece que escolhidos de acordo com o tipo de tronco de cada uma dessas maravilhosas plantas, só realçou e abrilhantou ainda mais seu paciente trabalho de formação e educação das mesas. Parabens. Very Happy

Apenas a título de esclarecimento, poderia o colega informar se essa planta é a que possui o nome cientifico de Chaptalia nutans? Shocked

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
CELSO RUBENS

MensagemEnviada: Ter Maio 01, 2007 6:11 am    Assunto: Responder com citação

Meu caro Nick...

Muito lhe agradeço as palavras de estímulo e realmente me sinto lisongeado de conseguí-las de alguém tão experiente como você, militando há tantos anos e de forma tão ativa, para o desenvolvimento do Bonsai no Brasil e das pessoas que se iniciam, nesta complexa arte.
Arte de formas, volumes e movimento... governada por fatores tão abstratos, como o a estética , o tempo e a imaginação... e, por outro lado, dependendo de fatores tão concretos como substrato, adubo e poda.
Nesse aspecto minha maior falha é na parte Agricultural e Botânica da Arte.

Não sei qual o nome científico desta plantinha pois, muitas plantas são popularmente conhecidas como "língua de vaca".
Na internet pude ver que não é a "Chaptalia nutans". Poderia ser espécies ou subespécies de outras Chaptalias ou de Amaranthus, Rumex, Elephantopus ou Talinum... SOCORRO!
Ainda hoje, devo postar detalhes das folhas e das pequenas flores da planta, para pedir ajuda a quem possa colaborar!

Sensibilizado com a apreciação,
Celso Rubens.
----------------------------------------------
IPAVIE

MensagemEnviada: Ter Maio 01, 2007 7:01 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Celso!
Excelente trabalho, PARABÉNS!!! Sei que o Emanuel tem participação inicial na arte, por isso não podemos deixar de parabenizá-lo também pela escolha dos exemplares. Mas seu trabalho de recuperação foi notável, não sabia que vc sofria deste mal também(PAIXÃO PELOS MAMES) meu fraco hehehe.
Como estou por perto, qualquer coisa conte comigo, não que precise mas a idéia do nosso grupo é essa.
Até mais ,
Iano Pavie
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
CELSO RUBENS

MensagemEnviada: Ter Maio 01, 2007 7:20 pm    Assunto: Responder com citação

Caro amigo Iano:

Muito tenho a aprender e estou em fase de experimentação com "mame" neste clima de Salvador.

Sabe-se que o Mini Bonsai, por ter tão exíguo substrato, pode desidratar facilmente ou queimar a raiz pelo calor da exposição demorada ao sol.

Por outro lado, fácilmente se satura de água em períodos demorados de chuva. Tenho mantido os meus em área clara, protegida da chuva, com exposição solar direta por umas duas horas de manhã. O orifício de drenagem de todos os vasos é amplo e vários "mame" moram na superfície de uma jardineira com terra (argilosa e vegetal) mantida sempre, razoavelmente úmida. No calor tenho molhado as plantas economicamente, duas vezes ao dia. Tudo indica que elas estão gostando...

Quero trocar figurinhas com você...

Obrigado pelos comentários e um abraço,

Celso Rubens.
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 01, 2007 7:31 pm    Assunto: Responder com citação

Lindos mame Celso

Obrigado por dividir conosco suas crias...
Parabéns pelo seu zelo, carinho e competência com essas plantinhas!

Grande abraço e seja bem vindo à nosso recanto do bonsai! Wink

Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 01, 2007 9:41 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Celso, (grande mesmo, o homem é alto prá dedéu, rsrsrsrs)

Fico muito contente em ver a qualidade de seus mames, embora em fase inicial já apresentam muito futuro, até eu que não gosto de mames passei a me interessar ao ver suas plantas. Fico contente principalmente porque participei e sou testemunha viva do momento em que Emanuel te entregou a bandeja e naquele momento vc me confidenciou que dariam excelentes mames, e não é que vc estava certo, rsrsrs. Com certeza vc fez um excelente trabalho de recuperação e modelagem, pois quando as ví não estavam com este vigor, parabéns.
Ps. Quando crescer quero ser um fotógrafo que nem vc, vá fotografar bem assim lá na China, rsrsrs. Antes que eu esqueça, por mim está marcado para o próximo domingo, já convenci dona patroa. Outra coisa, quando vc vai postar aquela umburana em que trabalhou a madeira exposta, está uito bonita, acredito que o pessoal do fórum vai gostar muito, está realmente muito linda. Abraços.
CELSO RUBENS

MensagemEnviada: Ter Maio 01, 2007 9:50 pm    Assunto: Responder com citação

Muito agradecido pela simpática acolhida, caro Fabiano!
CELSO RUBENS

MensagemEnviada: Ter Maio 01, 2007 10:00 pm    Assunto: Responder com citação

Meu amigo Glauco...
Eu lhe conheço bem e portanto sei que você é um bonsaísta de primeira. Assim, fico muito alegre com sua apreciação do meu/Emmanuel, trabalho.
Domingo vou lhe passar algumas dicas de fotoprodução e edição.
Quanto a peça de madeira exposta, em breve divulgarei as imagens.
Acredito que você gostará também das fotos dos detalhes.

Um grande abraço e até domingo...
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 01, 2007 10:31 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Celso,

Agradeço muito, principalmente pelo "bonsaísta de primeira", espero um dia realmente me tornar um, mas como a essência do bonsai é ter paciência............ rsrsrs. Celso, tive a ousadia de copiar as fotos e postar neste tópico e também transcreverei seu texto como está no original. Abraços.

Lingua de vaca de 15 cm com uro natural. Ainda plantada no centro do vaso, aguardando definição de copa.

Detalhe do tronco (2,5 cm) e do uro. Início de definição do Nebari.

Gosto muito deste... está plantado em vasinho adaptado de cerâmica nordestina (acho que é do Ceará)

Detalhe do tronco com carinha de antigo. Me parece promissor!

Outra Lingua de vaca, agora plantada em vaso de chá chinês, com árvorezinha e tudo, que comprei há muitos anos no bairro da Liberdade em São Paulo. Furo com broca de vídia e alguma paciência.

Detalhe do tronco.

Amigo Celso, espero que não tenha se chateado com minha intromissão ao postar as suas fotos aqui, é que fica mais fácil apreciar seu trabalho. Abraços, e com certeza vou querer estas dicas de fotoprodução.
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 01, 2007 10:54 pm    Assunto: Responder com citação

Celso

A espécie é muito bonita e o trabalho do Emmanuel e sua finalização são excelentes. Também apreciei muito a belíssima apresentação. Parabéns para ambos.

Pareceu-me que o exemplar do vaso chinês tem as folhas levemente denteadas, enquanto as demais têm folhas de bordas lisas. Essa observação é verdadeira?

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
CELSO RUBENS

MensagemEnviada: Qua Maio 02, 2007 2:16 am    Assunto: Responder com citação

Glauco,
muitíssimo obrigado por colocar as fotos abertas com o texto. tentei das mais diversas formas colocá-las e não consegui... basta ir a sessão de fotografia para ver como é verdade. Trocaremos informações neste domingo! Eu lhe passo algumas dicas de fotos e você me ensina a postá-las. de acordo?
Grande abraço!
CELSO RUBENS

MensagemEnviada: Qua Maio 02, 2007 2:32 am    Assunto: Responder com citação

Prezado mestre Ferreira...

Em primeiro, muito obrigado pela apreciação, muito valiosa, enquanto sua!

Segundo, embora frequentador recente do Foro, já pude perceber seu conhecimento e interesse, na classsificação botânica dos espécimes.

Fiquei de postar detalhes das folhas e da flor, para pedir ajuda na classificação desta planta, mas a mesma recusou a abrir flores, neste feriado. Elas são únicas, pequenas e de cor pálida, "pink-avioletada" (estranho este termo)... Com toda certeza ainda postarei e gostaria de sua importante avaliação!

Quanto as folhas , são de borda lisa e corpo ligeiramente suculento. O efeito serrilhado que pode parecer na primeira foto do vaso Chinez é de interferência digital, após aprimoramento do foco em "fotoshop"; repare que a mesma não ocorre na segunda foto do mesmo espécime.

Mais uma vez agradecido pela sua participação...
Celso.
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 02, 2007 9:06 am    Assunto: Responder com citação

Caro Celso

Agradeço pela sua gentileza em chamar-me mestre. Pode usar o título à vontade, porque realmente sou mestre, mas em Genética, não em bonsai. Nesta nossa arte eu declino do título, pois sou apenas um iniciante aprendiz, que leva vantagem pelo conhecimento de botânica e pela tradição familiar de cuidar de plantas. Para que eu seja mestre nesta arte, se um dia vier a sê-lo, ainda demandará muitos anos de aprendizado, que certamente será muito agradável pela convivência urbana com todos os amigos aqui no Forum do Atelier.

Muito obrigado pelo esclarecimento sobre as folhas. Estou sempre à disposição para ajuar no que me for possível.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 02, 2007 10:54 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Celso

Muito bom seu trabalho nestas plantas, realmente serão belos mames!!!
Parabéns também ao Emanuel que acreditou e começou estas pequeninas!

abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: