FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pinheiro negro - por onde começar? parte II
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
macjames

MensagemEnviada: Seg Abr 16, 2007 6:08 pm    Assunto: Pinheiro negro - por onde começar? parte II Responder com citação

Pessoal
Após ver algumas fotos de bonsai de PN na net, não resisti e pensei : - "também quero!!!"" e comprei uma muda que me foi vendida como tal. Numa análise mais detalhada, achei algumas coisas que realmente me deixaram em dúvida e gostaria que alguem mais "calejado" pudesse me ajudar.
A foto do dito é a que segue:

Pretendo transplantá-lo na primavera. Fiz uns furos com aparelho de solda no vaso para que não tivesse problema de retenção de agua e aramei os 2 galhos inferiores e um superior que não sei se removo ou não. Ai começa a coisa. Nos inferiores ele praticamente só tem agulhas na ponta. Olhem só:

Meu medo é remover D+ as agulhas e perder o galho. Como faço para estimular a brotação na parte mais interna do galho? Posso deixar 1/2 dúzia de agulhas nas laterais apenas? Há diferença no estimulo para brotação se eu apenas tracionar o galho como fiz ou aramá-lo?A aramação tericamente não diminuiria a circulação de seiva e inibiria a brotação?

Como faço para desaparecer este nó? Minha idéia é deixar crescer livre o galho superior para engrossá-lo e depois cortá-lo. Está correto? Antecipadamente já agradeço a ajuda.
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 17, 2007 8:31 am    Assunto: Responder com citação

Macjames,

Sem dúvida o Pinheiro Negro é uma planta muito atraente. Particulamente sou apaixonado por ela. Porém é preciso ter em mente suas limitações. Se fosse outra planta qualquer, sem problemas, você faria uma poda drástica, esperaria a nova brotação e começria a trabalhar. Olha, não quero jogar um balde de água fria não, mas é preciso levar em consideração algumas coisas neste exemplar.

Esta planta possui alguns problemas um pouco difícil de serem resolvidos a curto e médio prazo. Os galhos se alongaram demais e sem pincamento, e, muito dificilmente você conseguira brotação neles, é quase que uma loteria. Outro problema sério são estes galhos que saem do mesmo local do tronco formando esta calosidade. Não sei que tamanho você pretende formar este Bonsai, mas uma solução paliativa a curto prazo, seria fazer uma aramação e com algumas curvas tentar dar a impressão que os galhos são mais curtos. Aliado a isto faça o pinçamento da acículas e remova as velas agora no final do outono. Quanto ao calo você pode tentar disfarçã-lo eliminando um pouco de sua massa com o alicate côncavo mas vá com calma para evitar a perda exessiva de seiva. Feito isto espere as novas brotações para definir o próximo passo.

Agora uma dica que te dou é quando for adquirir uma muda verificar justamente estes detalhes. Procure mudas com mais opções de galhos, verifique a presença destes calos. Nosso problema é que os produtores produzem estas mudas para outras finalidades, que não o Bonsai diretamente, assim deixam de tomar certos cuidados que farão a diferença no futuro. Escolher uma planta para se trabalhar não é uma tarefa fácil, porém é muito importante pois poderá comprometer seu trabalho no futuro.

Boa sorte

Wilson
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 18, 2007 12:33 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Para ajudá-lo com essa planta "dificil", eis algo que poderá servir:

http://www.mini-bonsai.com/seasone/11/1.html

http://www.shikoku.ca/nihongo/bonsai/blackpine.html

Como bem disse o colega Wilson, sua planta apresenta uma série de obstáculos para que voce possa estar formando um bonsai a curto prazo. Há que se estabelecer, inicialmente, um primeiro estilo, o que irá propiciar a voce uma redução nos trabalhos.
Há tres possibilidades:
Moyogi, Literati e kengai. Para qualquer deles, o principal é aramar o tronco e dar-lhe um movimento sinuoso, porem suave.
Uma boa dica para recuperar melhor a planta, é colocá-la, sem retirar o atual torrão nem mexer nas raizes ou nos demais remanescentes dos galhos, em um escorredor, completando o que faltar de substrato com caco de telha e pedrisco. Very Happy

Isso poderá ajudar sua planta a se recuperar mais rapidamente, e, com sorte, voce conseguirá alguma brotação mais próxima do caule principal. Very Happy

Esse tipo de muda geralmente é vendida nos viveiros comuns, destinada ao plantio em jardins. Por isso, não há por parte do cultivador, a preocupação em estabelecer galhos melhores distribuídos. Shocked

Tal preocupação existe apenas quando os cultivadores dedicam sua atenção a esse pormenor, visando atender aos bonsaistas (viveiro Kadan, em Atibaia/SP, ou o Belvedere, anunciado aqui no forum), formando tronco e galhos mais adequados ao bonsai.

Mas isso não quer dizer que não se possa estar trabalhando uma muda bruta como a sua, no sentido de melhorar e desenvolvê-la para se tornar um bonsai. Apenas isso é um pouco mais complicado e dificil. Mas devagar, e com paciência, voce chega lá. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
macjames

MensagemEnviada: Qua Abr 18, 2007 9:10 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado, Wilson e Nick
Com certeza, na próxima vez , vou ficar mais atento aos detalhes. Estava passando por uma floricultura e estava atrasado para um compromisso e não pude me deter por muito tempo. Erro que não voltarei a repetir.
Este fim de semana vou dar uma "craniada" em cima da planta, em cima das sugestões de vcs e ver se dá para tirar um caldo.
Mais duas dúvidas: este reenvase sem corte radicular no escorredor... Já posso fazer agora em abril ou devo esperar o fim do inverno? Não cortando as raízes e sendo o PN ávido por sol posso coloca-lo já tomando sol logo após o reenvase ou devo deixar na sombra por 3 semanas? Confused Rolling Eyes

Grato por dividir a sapiência de vcs.
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 18, 2007 9:27 am    Assunto: Responder com citação

Macjames

Como você não vai mexer coms as raízes pode fazê-lo agora e colocar imediatamente ao sol.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
macjames

MensagemEnviada: Ter Maio 01, 2007 11:30 am    Assunto: Responder com citação

Olá, Pessoal
Ainda tenho algumas dúvidas. Por isto resolvi dar um up neste post.
Olhando com mais carinho e depois vendo a foto postada pelo Nick, estou tentando fazer uma omelete dos ovos quebrados. Estou tentando um literati. Fiz o seguinte:
1) Passei para um escorredor, sem poda de raízes.
2) Tirei algumas gemas e agulhas ( bem de leve, hehehehe)
3) Ele está tomando sol direto e está bastante saudável, aparentemente.

Mas ai começa as dúvidas.
1)Minha idéia nos galhos inferiores seria "transformá-los" em jins. Faço agora ou espero para não "tirar a força" do crescimento?

2) No galho marcado em setas vermelhas, há uma forte emissão de agulhas. Ele está acima do que seria o apice que estou propondo ( marcado em azul). Devo remover este galho já que está acima do apice do que seria no projeto proposto e está tirando o fluxo da seiva que seria destinado a ele?

Detalhe da brotação no galho + apical

Interessante como após curvar o tronco, estas gemas se curvaram em torno de 3-4 dias para cima. Devo remove-las? Deixar uma ou duas? Deixar todas para engrossar o tronco e "mascarar" aquele nó?

Sei que se algum de vcs estivesse comigo "ao vivo" estas dúvidas seriam esclarecidas num tapa. Porem preciso contar com a boa vontade de vcs para entender minhas dúvidas Embarassed
Antecipadamente agradeço. Wink
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 01, 2007 4:54 pm    Assunto: Responder com citação

Oi,

Não tenho certeza qto ao PN, mas geralmente as folhas se viram para o lado de maior incidência solar, será que vc n deixou ela somente com o lado esquerdo tomando luz solar? Se for o caso, girar ela de dois em dois dias funciona, se n for, deixa quem sabe responder...

Abraço
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: