|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Diego Abrahão

|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 8:08 pm Assunto: Ficus: O que fazer? |
|
|
Olá pessoal,
Estou com um fícus, reproduzido a partir de estaca, que já está com o bom porte, assim penso. Ele estava em uma lata de tinta comum (5L) e hoje o coloquei numa lata de 18 litros mas não realizei nenhum tipo de poda (nem de raiz, nem de galho). Será que agi corretamente?
Como sou principiante resolvi consultar os mais experientes. Será que já posso estilizá-lo, qual seria o estilo sugerido? Se alguém pudesse fazer um rascunho em cima das fotos que tirei ficaria muito agradecido.
Segue as fotos:
Inteiro
Vista 1
Vista 2
Vista 3
Vista 4
Raíz 1
Raíz 2
Obrigado pela atenção e paciência _________________ Diego Abrahão |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Maio 04, 2007 10:15 am Assunto: |
|
|
Diego
Embora logo que o Ficus benjamina se recuperar do transplante você possa optar por uma poda radical para iniciar o trabalho, eu faço a sugestão de que faça um trabalho mais devagar. Você pode iniciar o trabalho de poda, para reduzir a altura e induzir o surgimento de galhos mais baixos, para posteriormente fazer a estilização e obter uma planta com melhor potencial como bonsai.
Acho que o seu procedimento de transplante foi correto, embora eu não tenha certeza da qualidade do substrato que você utilizou. Aproveito para relembrar do encontro de bonsaístas, no domingo 06/05 às 09:00h, na Aldeia Bonsai (Estrada de Aldeia, Km 8,5, Camaragibe). Será muito bom ter você integrado ao grupo. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

Registrado: 28/11/05 Idade: 41 Mensagens: 353 Localização: Gama - DF
|
Enviada: Sex Maio 04, 2007 12:59 pm Assunto: |
|
|
Diego,
Segue montagem (amadora ao extremo )que fiz pensando na sua planta...
Iniciando com uma poda radical, pode-se pensar em algo nesse sentido.
espero ter ajudado. abraços. _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
Diego Abrahão

|
Enviada: Dom Maio 06, 2007 9:15 am Assunto: |
|
|
Obrigado _newbe e Ferreira pela montagem e conselho. Eu estava pensando em fazer uma poda radical mas gostaria de reaproveitar os galhos cortados. Será que eu posso fazer um alporque na planta ou devo tentar a propagação por estacas? Ah! Ela suportaria mais de um alporque?
Mais uma vez obrigado pela atenção. _________________ Diego Abrahão |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|