Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 4:25 am Assunto: Ficus - equilibrio de ramos |
|
|
Pessoal tenho uma nova dúvida.
Ficus benjamim se não me engano. Depois de perder uns galhos tentando arramar ficou assim.
Desconsideram o conjunto. Vai para o escorredor e para o chão pois para ficar minimamente razoavel precisa de um tronco umas três vezes mais largo.
A forma que consegui apontar foi esta que ai está. Mas para que ela funcione.... daqui a alguns anos quando o tronco engrossar.... preciso que o galho mais baixo e a frente, tenha a mesma grossura do que está logo atrás e acima. Qual seria o procedimento ideal para equilibrar a espessura dos dois galhos?
 _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 7:04 am Assunto: |
|
|
Olá Duprat.
Pode o mais grosso e deixe crescer os demais.
Abraços _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 11:18 am Assunto: |
|
|
Não sei como fazê-lo, mas a resposta acima não satisfaz à pergunta. |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 11:47 am Assunto: |
|
|
Sambarilove
Quanto mais podamos um ramo, mais tempo ele necessita para voltar a crescer, enquanto o ramo não podado continua o crescimento normal. Assim, pode-se estabelecer o desejado equilíbrio de crescimento entre ramos. Portanto, na minha opinião, a resposta do Ricardo Paiva está perfeita. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qui Maio 03, 2007 6:35 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
a resposta do Ricardo está corretíssima. Também uso a mesma coisa e dá certo, inclusive para raízes.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Maio 03, 2007 8:16 pm Assunto: |
|
|
Desculpem a pergunta meio basica. Na hora em que estamos com a tesoura surgem as duvidas. Mais ou menos eu imaginava isso mas em verdade a duvida era se havia algum principio basico.
O ramo de tras tem ja uma forma que gostei e fiquei a imaginar em começar a formar sua copa e deixar o outro crescer. Mas ao podar o ramo tende a encher. e assim um ramo pequeno mas cheio de folhas tende a engrossar tal como um grande mais ralo. Assim penso em podar na forma o ramo de tras mas mante-lo com o minimo de folhar ate o outro engorssar.
Creio que é isso não? bem se alguem achar que existe outro processo ou que este ta errado por favor se manifeste ok.
Agradeço a ajuda de todos. _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qui Maio 03, 2007 10:56 pm Assunto: |
|
|
Duprat,
se fizer a poda e ele encher, para o "engrossamento" do galho será necessário deixar crescer os ramos que se multiplicaram. Assim dará a mesma possibilidade sim, mas com uma naturalidade maior no caso que você citou.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
|