FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acer Buergerianum - Evolução
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 07, 2007 6:47 pm    Assunto: Acer Buergerianum - Evolução Responder com citação

Amigos,

Este acer é um trabalho executado por Martin Treasure em seu livro: Bonsai Life Histories, onde mostra mais de 50 plantas de quando eram simples mudas até bonsai formado.

Este acer foi um trabalho de 07 anos (Raiz sobre Rocha).

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 07, 2007 8:23 pm    Assunto: Responder com citação

Bergson meu amigo,

Mesmo com uma discussão há tempos que aqueles ficus transado não seria realmente um bonsai, mesmo vendo trabalhos magníficos, geralmente em ácer, eu pergunto:

Isso é bonsai, ou são bonsai???

Tenho minha opinião, mas gostaria de saber se realmente é um bonsai ou um bosque unido?! Laughing

Abraço
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 07, 2007 10:48 pm    Assunto: Responder com citação

Alô crianças !!!!!!!!!!!!!! Laughing Laughing Laughing

Gostei da colocação postada pelo Fabiano !!!!!

Até onde estou podendo visualizar, os troncos não se fundiram totalmente ou será que estou errada ???

Se pode ser feito em ácer.....provavelmente pode ser feito em ficus...certo ???? e

Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
murilo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 08, 2007 7:33 am    Assunto: Responder com citação

Olá,

Eu estou fazendo experiências com romã. Sei que muita gente dirá que elas não se fundem mas eu quero ver o efeito que dá muitos anos depois.
Essas mudas foram plantadas no fim do ano passado.

Essa tem várias mudas torcidas. O pano serve para segurar um pouco de areia, nessa região existem muitas raízes, e quis aproveitar para compor o futuro tronco.

Esse fim de semana resolvi trabalhar também na formação dos futuros galhos, não fica bem o tronco ter aspecto torcido com galhos retos. O posicionamento ficará para mais tarde.

E como sobraram algumas mudas, umas eu plantei em vasos separados e outras eu torci em número menor.

Na minha opinião, a composição com mais de uma planta é bonsai, ou Penjing se não for permitido isso na escola japonesa.

Abraços,

Murilo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 08, 2007 2:27 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Bergsom,

É curioso o que um bonsaista não faz para acelerar o engrossamento de uma planta que cultiva, não é mesmo? Shocked

Eu tenho tido bons resultados com o ficus, nenhum com a romanzeira, mas sempre é válido tentarmos o que for possível para acelerar esse processo, a meu ver, e ter, em pouco tempo, uma planta com um tronco mais robusto. Very Happy

Nesse trabalho com o acer, porém, creio que a escolha da pedra foi prejudicada, vez que ao finalizar, observa-se que a pedra ficou pequena, diante da altura da arvore. A não ser, é claro, que seu cultivador pretenda ainda cortar esse acer, e fazer um shohin sobre a pedra. Very Happy

De qualquer forma, tenho tido mais sucesso que ele, ao usar plantas iniciais (acer kaede), da mesma grossura desses, mas plantados individualmente, com raiz abraçando pedras, e que, em tres anos, apresentam relativo engrossamento do caule, possibilitando um resultado, digamos, mais natural e bonito, que o desse acer todo retorcido. Very Happy

Isso me faz lembrar uma técnica semelhante, mostrada no site do Fernando Magalhaes (bonsai morro velho), em que um acer é "montado" sobre uma base, a partir de centenas de varetas de mudas finas como essas. Shocked

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
murilo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 08, 2007 7:04 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury,

Mais que o engrossamento eu procuro ver o efeito dos troncos torcidos. Pode ser que não fique bom... ai ela terá um espaço para seguir seu caminho e produzir muitas frutas.
Se fosse para engrossar eu a plantaria no chão.

Abraço,

Murilo
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 08, 2007 7:32 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Murilo,

Meu comentário foi sobre o acer kaede mostrado pelo Bergsom, e não sobre suas romanzeiras. A referencia que fiz a uma romanzeira, foi uma tentativa minha de, unindo algumas mudas, tentar obter o mesmo efeito que voce, agora, está tentando, mas que eu não obtive sucesso: o estilo nejikan, que é justamente esse efeito que voce menciona estar buscando.

Há uma variedade de romanzeira, que cresce retorcendo o tronco naturalmente, sem que seja preciso todo essa trabalheira de juntar mudas para formar esse estilo. Quando estive no viveiro Kadan, em Atibaia/SP, comprei umas mudas dessa variedade de romanzeira. De acordo com o que li sobre essa planta, quando no chão ela até engrossa o caule, mas não retorce muito. Apenas quando é cultivada em bacias grandes, é que seu caule vai se retorcer para valer, criando um lindo efeito. Very Happy

Ao dizer que a maioria dos cultivadores, ao usar a técnica mostrada pelo Bergsom, visa primeiro engrossar o tronco, é por que isso é a realidade.
Se o nobre amigo visa apenas um retorcido de mudas, então terá bom resultado com sua experiencia. Mas se a minha experiência se lhe servir de exemplo, fique tranquilo: a planta ficará com a aparencia de diversas mudas retorcidas, sem contudo ocorrer a fusão dessas plantas. A minha romanzeira, formada com seis mudas, está do mesmo jeito há 8 anos. Se até agora não fundiu os caules, duvido que ocorra isso nos próximos 8. Very Happy

Mas, de qualquer forma, desejo-lhe sorte em sua tentativa. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
murilo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 08, 2007 8:05 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury,

Eu vi a foto da romanzeira que cresce se retorcendo e achei o máximo.
As mudas que você usou eram bem fininhas também? Devem ter umas 30 mudinhas.
Só de olhar o tipo do caule da pra ver que a romã não tem cara de que funde o tronco. Mas vamos ver no que vai dar.

Abraço,

Murilo.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: