|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
paulocamara
Registrado: 07/02/07 Mensagens: 44 Localização: Portugal-Ilha da Madeira-Funchal
|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 8:12 pm Assunto: serissa |
|
|
recebi no meu aiversario esta serissa tinha pouca terra e caia do vaso:
 |
|
|
 |
paulocamara
Registrado: 07/02/07 Mensagens: 44 Localização: Portugal-Ilha da Madeira-Funchal
|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 8:22 pm Assunto: |
|
|
resolvi fazer um transplante:
mas não me está a agradar a posição,(que é como vinha) preciso de openiões |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 8:31 pm Assunto: |
|
|
Paulo
Seja muito bem vindo ao Fórum do Atelier.
Achei excelentes as raízes de sua Serissa foetida e também apreciei a mudança para o novo vaso. Parabéns pelo ótimo presente de aniversário. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 9:26 pm Assunto: bonsai |
|
|
Paulo,
A serissa é uma planta dinâmica, de crescimento super rápido. Em pouco tempo, terás em mãos um lindo bonsai. Para tanto, basta agora adubar essa planta, para fortalece-la, e com isso, poder trabalhar a parte aerea, formando patamares.
Nas minhas serissas quase não faço uso de aramagem. É tudo na base da poda. Assim, vce deve estar direcionando os galhos que são mais atrativos, e que possam interagir com o que voce pretende ou com o que acha mais adequado para estar formando sua planta.
Um dos pontos fortes de uma serissa, são suas raizes. Nossos olhares geralmente se voltam para elas, primeiro, para só então estarmos admirando o caule e a copa. A casca da madeira do tronco, tambem, com o tempo, adquire uma rugosidade e cores únicas, que destacam e realçam ainda mais o trabalho com essa espécie.
Por aí se vê que sua planta tem um belo futuro pela frente.
A título de exemplificação, se servir, eis uma serissa em que combinei raizes e pedra, feito recentemente:
http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=4568202&size=3 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
paulocamara
|
Enviada: Qui Maio 03, 2007 8:21 pm Assunto: |
|
|
nickyfury gostei da sua serissa |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qui Maio 03, 2007 11:09 pm Assunto: |
|
|
Paulo,
essa serissa tem as raízes muito boas mesmo. Elas merecem ser expostas como estão. Acho que a frente poderia ser outra. A foto onde a serissa parece estar com os braços abertos, dando uma aramada para correção da posição, mas as raízes não estão com um movimento tão bom quanto nas fotos 1 e 3, então fica difícil colocar na posição que sugiro. Mas vaso poderia ser menos formal, mais para orgânico, ou seja, irregular, como as raízes. Mas isso só para outro transplante.
Parabéns pela planta.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
paulocamara
|
Enviada: Sáb Maio 05, 2007 5:00 pm Assunto: |
|
|
darkaso ela já vinha nessa posição e minha ideia era mesmo essa(igual há sua) só que com a pressa de fazer o transplante cometi o mesmo erro e só me aprecebi depois de concluir o transplante e como voce diz fica para o proximo |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Maio 06, 2007 9:19 pm Assunto: |
|
|
Pelas fotos percebe-se algumas folhas amareladas.
Tenho uma planta dessa, adquirida há pouco, que está sempre com algumas folhas amareladas. Um pouco mais, um pouco menos, mas as amarelinhas estão sempre aparecendo.
Gostaria de saber se isso é uma característica da espécie ou se representa alguma deficiência do substrato. |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Maio 10, 2007 11:11 pm Assunto: |
|
|
Tanta gente cultivando serissas e ninguém sabe me responder? |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sex Maio 11, 2007 4:53 pm Assunto: |
|
|
Olá Sambarilove.
Tenho alguns exemplares de serissa e observei o seguinte:
Recebendo bastante sol
• brotação reduzida em função da proximidade do inverno
• poucas folhas amarelas e queda de folhas
Recebendo pouco sol
• redução drástica da brotação
• muitas folhas amarelas e elevada queda de folhas
Agora passei todas para receber bastante sol. Faz apenas uma semana, mas as folhas que sobraram das "peladas" pararam de amarelar e cair.
Não sei em que região você mora, atenção na rega em função do período de frio e umidade. Apesar da serissa gostar de bastante água, precisamos levar em conta que, nas regiões em que a temperatura cai, evitar o enxarcamento pois a planta reduziu seu metabolismo.
Abraços _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|