|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Christhian Magalhães
Registrado: 05/07/06 Mensagens: 19 Localização: Teófilo /otoni - MG
|
Enviada: Seg Abr 30, 2007 8:51 pm Assunto: Rega |
|
|
Olá a todos,
Tenho visto no Forum vários viveiros, alguém teria alguma dica para facilitar a rega para quem tem viveiro com vários exemplares?
a minha quantidade de mudas esta almentando e ficando difícil as regas diárias.
Abraço a todos.
Christhian Magalhães. |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Abr 30, 2007 8:59 pm Assunto: |
|
|
Christhian,
Uma solução seria irrigação automática, pois assim pouparia trabalho.
Em meu caso são feitas três regas diárias: Ás 6:00, 10:30 e 13:30 horas, só assim consigo manter bem minhas plantas, devido ao o calor e vento. _________________ []s
Bergson
www.abelhaebonsai.com.br |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Abr 30, 2007 9:48 pm Assunto: bonsai |
|
|
Christhian,
Cada um faz o que pode para regar suas plantas. Eu, por exemplo, uso uma mangueira unica, que se subdivide em cinco, dispostas ao longo das prateleiras onde estão acondicionadas minhas plantas. Acoplo um irrigador tipo chuveirinho na ponta da mangueira, irrigando as plantas apenas no período da tarde, desde as 17 horas até as 18:30, aproximadamente, que é o tempo que gasto para esse trabalho, devido a quantidade de plantas.
Faço a rega apenas nesse período, uma unica vez ao dia.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Abr 30, 2007 9:51 pm Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!!!
Christhian, peça ajuda ao Marçal, MEU FOTÓGRAFO......ele sabe lhe dizer como proceder a rega automática, quer em espaço pequeno, quer em espaço maior...
Ele sabe o nome das peças e pode lhe dar uma boa dica....
No BONSAI NITERÓI existe um sistema de rega muito legal....
Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes |
|
|
 |
marçal lemos pereira Visitante
|
Enviada: Seg Abr 30, 2007 9:57 pm Assunto: ola |
|
|
Christhian!!!
também tinha esse problema, moro em apartamento e viajo as vezes , fiz um sistema de irrigação aqui em casa bem fácil, que peguei as dicas aqui mesmo em faça voce mesmo, ja ate pus lá também umas fotos do sistema que fiz , bem fácil e com pouca grana despendida.
Os aspersores são da agrojet existem vários modelos, comprei um de cada pra ver como funcionavam e ai decidi o melhor pra mim, ai fui la etroquei pelos que eu precisava , ate hoje ta tudo bem , não mais me preocupo com regas, so vejo o tempo quando verão ponho mais regas , quando inverno ponho menos as plantas mesmo me dizem quando tenho que regar mais ou não.
qualquer duvida tamos ai ok?
OBS: grande Angela quando tava respondendo, voce respondeu antes , eeh , muito bom . |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 7:41 am Assunto: |
|
|
Marçal,
Tem idéia de quanto foi seu investimento neste sistema? _________________ []s
Bergson
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 10:05 am Assunto: |
|
|
Nick,
gostei do seu métido.....tenho algumas duvidas:
1ª vc utiliza uma mangueira normal que subdivide em cinco. Estas cinco mangueiras tem a bitola menor?
2ª Nestas mangueiras vc falou que colocou " chuveirinho" mas só na ponta da mangueira? ou ao longo dela?
3ª O seu método não é automático, certo? vc que abre a torneira e fecha né?
obrigado pela atenção. _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
marçal lemos pereira Visitante
|
Enviada: Qua Maio 02, 2007 2:19 pm Assunto: ola |
|
|
BErgson !
Amigo o mnais caro aqui foi o timer digital que custou uns sessenta reais , acredito que no todo foram uns 100 reais no maximo.
e cabei com toda minha preocupação, num preciso de bomba e pela propia força da gravidade tudo certinho. |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

|
|
|
 |
Mizuno

|
Enviada: Qua Maio 16, 2007 12:30 am Assunto: |
|
|
O Olavo postou uma matéria completa sobre sistemas automáticos de irrigação no bonsaiforum, na seção dicas.
Vale a pena ver. _________________ []s
Eduardo Mizuno
"may the force be with you" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 16, 2007 7:11 am Assunto: bonsai |
|
|
Felipe,
Desculpe se não respondi logo. Olha o que fiz foi puxar uma mangueira emborrachada, mais resistente, de 3/4 desde a saída da caixa de agua (3 mil litros), até próximo do viveiro. Acoplei uma conexão tipo "T", sendo que na parte maior dessa, está ligada a mangueira que vem da caixa. Nas duas pontas do "T" coloquei duas mangueiras de cada lado. Mesma medida: 3/4, fechadas com tampão no final. Ao longo dessas mangueiras, coloquei outras conexões do mesmo tipo "T" sendo que nas extremidades maiores desse "T" estão as mangueiras que seguem por dentro das fileiras. Veja só: coloquei uma no espaço entre uma bancada e outra, pulei o espaço seguinte, colocando no outro, e assim sucessivamente. São ao todo cinco mangueiras para cada duas bancadas ou duas fileiras.
Na ponta dessas mangueiras, acondicionei um tipo de torneira metálica com entrada e saída, conhecida por registro. A alavanca que aciona é comprida e abre apenas acionada para uma posição, de maneira que não ocorra nenhum acidente e a abra sem querer. Na ponta, adicionei mais um pedaço de mangueira 3/4, onde encaixo o esguicho, do tipo chuveirinho japones, vendido nas lojas de bonsai, como a Nipon, Bonsai Brasil, dentre outras.
Apesar do volume da caixa de agua, gasto em torno de 300 litros por irrigação, que faço apenas no final da tarde. A cada vez que termino uma fileira, retiro a conexão tipo chuveirinho japones, acoplando-a na saída seguinte, fechando antes a "torneira". Assim, passo para a outra mangueira, sucessivamente, até terminar todo o processo. Gasto em média de 45 minutos para irrigar todo o viveiro.
Veja uma parte do meu viveiro para voce entender como fiz com as mangueiras:
Colocando as mangueiras da forma que falei, irrigo tudo sem a necessidade de estar levando a mangueira de um lado para o outro, o que só demanda mais tempo e atropelos, vez que fazendo isso, a mangueira "agarra" ou fica presa em alguma planta no solo, ou se prende nas colunas de sustentação das bancadas. Com a disposição que fiz isso não acontece.
A ducha que uso é parecida com essa:
O sistema automático indicado por alguns colegas é extremamente prático e mais barato que o meu. Por outro lado, onde moro ocorre com frequencia queda de energia, faltando luz às vezes. Então, numa situação dessas, estando ausente no momento em que isso ocorrer e não tomando conhecimento de maneira a acionar meu "auxiliar", as plantas, após um dia inteiro expostas ao sol tórrido e ao calor intensos que faz por aqui, ficarão sem reposição hidrica. As maiores, em bacias e vasos grandes, não sofrerão tanto, mas as menores, e minhas bandejas com os minis bonsai, certamente terão perdas. Então, em razão disso, não pude usar o sistema automático, que sem duvida nenhuma é bem menos trabalhoso que o meu.
Cada um faz como pode e da maneira que atenda às suas necessidades, não é mesmo?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 16, 2007 1:42 pm Assunto: |
|
|
Nicky,
Gostei da solução das mangueiras, mas melhor ainda é o viveiro.
Tudo bem organizado é melhor! _________________ []s
Bergson
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 16, 2007 4:30 pm Assunto: bonsai |
|
|
Bergsom, meu chapa, sei que meu viveiro não chega nem na sola de um certo viveiro em Maceió, nas Alagoas, mas dá para o gasto.
O importante, como o amigo frisou, é a organização. Assim, fica melhor para administrar o trabalho diário, né?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Maio 17, 2007 11:25 pm Assunto: bonsai |
|
|
Felipe,
Obrigado por sua gentileza. Talvez não seja essa beleza toda que o amigo vê, mas acredite, é bem funcional.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|