|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
abehne
Registrado: 20/10/06 Mensagens: 53 Localização: francisco beltrão - pr
|
Enviada: Qua Maio 09, 2007 11:52 am Assunto: Uma pergunta ao Geraldo Inocencio ou quem possa ajudar |
|
|
Estimado Geraldo Inocencio ou quem possa me ajudar
Gostaria primeiro parabenizá-lo pelas suas matérias, plantas e postagens. Suas colocações sempre são de forma, clara, objetiva e práticas e nós principiantes, e também os mais experientes, sempre aprendemos muitas coisas contigo.
Sempre vejo você recomendar que plantas debilidatas "devem" ser plantadas no chão para que se recuperem. Bem, estou com uma guajuvira bastante debilitada, e não estou conseguindo salvá-la. Então gostaria de plantá-la no chão pra que ela se recupere, mas gostaria de saber se fazendo isso agora não vou prejudicar ainda mais a planta. Aqui no sul já está fazendo frio.
*PS coloquei a pergunta diretamente ao Geraldo pois´é sempre ele que recomenda plantar no chão, porém por favor quem puder me ajudar me ajude
Muito obrigado |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Maio 09, 2007 5:15 pm Assunto: |
|
|
abehne, acredito que prejudicar a planta você não vai, como vc disse ela está bastante debilitada, se você não ajuda-la ela ira definhando até morrer , então acredito ser melhor planta-la no chão e a tardinha você pode cobri-la com um cobertor velho ou um plastico para as geadas não pegarem direto nela. Só não esquecer de tirar a cobertura no outro dia depois que a geada sumir, pois se tirar bem cedo ela ira sentir como se não tivesse cobertura alguma. Você pode cravar tres estacas ao redor da planta para deixar a cobertura suspensa e não encostar na planta. Tive um problema parecido com uma guaviroveira e tive sucesso plantando ela no chão. Espero ter ajudado, mas esperamos a resposta do Geraldo _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 09, 2007 9:19 pm Assunto: |
|
|
abehne,
A idéia do Júnior me parece sensata. Acontece que aquí em Goiás não temos frio como aí no sul, e as plantas podem reagir de maneira diferente ao mesmo tratamento. Cabe notar que a planta quando colocada no chão, tende a reagir favoravelmente, pois pode expandir suas raízes à vontade e não há problema de excesso de água.Agora é necessário um acompanhamento para manter a rega e as condições ideais para que ela se recupere. Se houver risco de geada, faça como o júnior sugeriu, finque quatro estacas em volta da planta e cubra com saco plástico até passar o risco. Lembre-se de tirar o saco se o sol esquentar pois a planta pode não resistir a alta temperatura interna.
Do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
|
 |
abehne
Registrado: 20/10/06 Mensagens: 53 Localização: francisco beltrão - pr
|
Enviada: Qui Maio 10, 2007 8:31 am Assunto: |
|
|
Estimados Junior e Geraldo
Muito obrigado pelas explicações. Esse fim de semana vou plantá-la no chão e se tiver mais alguma dúvida eu pergunto.
Um abraço
Andre |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|