Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Luciana Franciscani
|
Enviada: Sex Abr 13, 2007 10:12 pm Assunto: TORTA DE MAMONA |
|
|
Minha dúvida é a sobre a utilização da torta de mamona... consultando dados sobre a Jabuticabeira abril é o mês para utilização da torta de mamona...
É só colocar por cima do substrato, ... alguêm me explica quantidade se é isso mesmo?
Brigadin. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Abr 14, 2007 12:06 am Assunto: bonsai |
|
|
Luciana, se sua intenção for adubar um bonsai de jabuticabeira, então faça primeiro uma mistura de torta de mamona e farinha de osso. Ao inves de usar agua pura para a massa, use biofert plus ou ouro verde diluido em agua, pois isso irá agregar micronutrientes ao composto.
A proporção de torta de mamona é de 8 partes para 1 de farinha de osso. Dilua uma tampinha de biofert plus ou similar em 10 lts de agua, faça uma pasta não muito seca mas tambem não muito molhada.
Alguns colegas costumam deixar essa massa acondicionada em um tambor, balde ou similar, tampada, para que ocorra a fermentação e seja eliminado o mau cheiro, fazendo uso do produto depois do tempo necessário para que isso ocorra. Pode-se, antes de guardar o produto, cortá-lo ou moldá-lo em forma de bolotas pequenas ou biscoitos pequenos, que, depois de secos, poderão ser colocados sobre o solo dos vasos, próximo da borda.
Esse adubo, orgânico, poderá ser feito a cada 30 ou 45 dias, desde que suas plantas estejam saudaveis, e não estejam nem florindo nem frutificando. Aconselho colocar o adubo após a rega diária, deixando-o protegido por um copinho plastico perfurado ou um vasinho plastico preto, vendido em casas do ramo. (eu uso cortar garrafas de agua mineral de 500 ml ao meio, perfurando-as para favorecer a aeração).
Essas dicas são para bonsai. Para plantas no chão, a maneira e a composição do adubo muda, ok?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sáb Abr 14, 2007 9:10 am Assunto: |
|
|
Luciana,
Tenho algumas Jabuticabeiras que faço adubação parecida com a do Nick.
Faço dois tipos de adubação. Misturo TM, FO e cinza de madeira.
60% de TM
30% de FO
10% de cinza de madeira
e faço um buraco no canto do vaso e coloco esta mistura.
DEpois faço tb a adubação liquida Biofertplus ou HB-101.
todo inicio do mês faço a adubação orgânica e no meio de todo mês faço a liquida.
Estou tendo bons resultados. _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sáb Abr 14, 2007 6:42 pm Assunto: |
|
|
OI
para colocar embaixo do copinho, tem que colocar em bloquinhos ou pode ser apenas a mistura em pó?
tem que proteger da umidade??
Felipe, tu é meu conterrâneo, meu???? Pensei q n tinha ninguém de Floripa aki!!!
E ainda é COSTA??? Só falta ser meu parente e eu n sei!!!!
Abraços
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Abr 14, 2007 10:41 pm Assunto: |
|
|
fabiano,
com a mistura do biofert ou a agua(caso não use o biofert), o composto ficará uma massa. Quando secar ficará mais resistente e penetra aos poucos no substrato. Colocando embaixo do copinho ele já está protegido de excesso de água.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
GIULLIANO CARNEIRO 2.o PASSO

Registrado: 06/11/06 Idade: 51 Mensagens: 250 Localização: Porto Velho/RO
|
Enviada: Dom Abr 15, 2007 4:06 pm Assunto: |
|
|
Também tenho interesse na pergunta feita pelo fabianoscosta, tendo em vista que uso FO+TM mas nunca deixei curtir, da forma que retiro da embalagem coloco no vaso. Esse procedimento esta errado? Eu deveria deixar a mistura curtir para depois adubar as plantas? _________________ GIULLIANO CARNEIRO COSTA |
|
|
 |
Luciana Franciscani
|
Enviada: Dom Abr 15, 2007 8:28 pm Assunto: |
|
|
Giulliano também tenho essa dúvida se posso colocar a TM e FO direto no solo...
Já li acho que foi aquí no forum que alguêm colocou a farinha de osso e apareceram larvas. |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

|
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Seg Abr 16, 2007 11:24 am Assunto: |
|
|
Luciana e Giulliano, as larvas que aparecem morrem bem rapidinho, não ha com o que se preocupar, a farinha de osso pode sim ser colocada direto no substrato, algumas pessoas deixam curtir para evitar mal cheiro e as indesejaveis larvinhas q não fazem mal algum ao bonsai. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Abr 16, 2007 11:33 am Assunto: |
|
|
junior,
Obrigado pela resposta, eu tinha ficado com dúvida depois de ler que alguns deixam curtir para depois colocar nas plantas. _________________ GIULLIANO CARNEIRO COSTA |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

|
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Abr 21, 2007 7:37 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela ajuda Felipe. _________________ GIULLIANO CARNEIRO COSTA |
|
|
 |
kgodoyb
|
Enviada: Qua Maio 09, 2007 6:47 pm Assunto: Manchas |
|
|
Oi, pessoal
Fiz a mistura de TM + FO + Biofert e não sei a quantidade, mas coloquei lá no vaso... fiz umas bolinhas pequenas e coloquei (pouca quantidade).
Acontece que notei umas manchas nas folhas e agora tô sem saber o q pode ser isso.
Alguém pode me dar uma dica?
Agradeço a todos,
Kelly
 |
|
|
 |
_newbe 2.o PASSO

Registrado: 28/11/05 Idade: 41 Mensagens: 353 Localização: Gama - DF
|
Enviada: Qui Maio 10, 2007 7:35 am Assunto: |
|
|
não consigo enxergar as machas muito bem, mas pode ser excesso de nitrogênio na adubação, o que faz com que as folhas "queimem". seria melhor uma foto de melhor definição antes de afirmar qualquer coisa.
Qual foi a composição que usou no substrato (qual quantidade de cada um dos componentes usou)?
abraços _________________ "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade." 2 Cor 3:17. |
|
|
 |
kgodoyb
|
Enviada: Qui Maio 10, 2007 10:00 am Assunto: |
|
|
Primeiramente, nem sei se este tópico é o correto pra colocar isso. Por favor, me deixem saber caso não seja, ok?
Bom, a proporção que usei foi a indicada acima (8 partes de TM para 1 de FO e 1 tampinha de Biofert para cada 10l de água. Como eu só tenho uma plantinha, fiz o equivalente para 500ml de água. Não lembro a conta, mas acho q deu 1ml de Biofert.)
Eu comprei esta jabuticabeira a pouco tempo, tinha quase um mês. Comprei em supermercado. Eles chamam de pré-bonsai. É pré-"bonsai", né? rs O tronco dela tá com 2,5 cm + ou - (passei uma fita em volta do tronco e depois medi).
Mas então, ela continua como está. Nestes vasinhos de plástico (até já li por aki q ele é mortífero) e com o mesmo substrato. A única coisa q fiz foi uma pequena poda na copa.
Estou só esperando a época certa pra colocá-la no escorredor. Ou vc acha q não preciso esperar? É que acho q terei q fazer uma poda de raízes pra passar pro escorredor...
Eu tenho umas coisas aki pra fazer o substrato. Tenho terra vegetal, tijolo, areia e fibra de côco.
Segue abaixo mais fotos, acho q agora dá pra ver melhor. Depois vou postar lá no tópico de sugestão pro povo me dar uma força em como moldá-la.
Obrigada, hein?
[s]
 |
|
|
 |
|