FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Escorredor ou Bacia plástica? O que usar?
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Maio 12, 2007 10:29 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Bergsom,

Esclarecendo ao colega Diogenes que o comentário que teci no tópico em evidência na postagem dele, foi sobre uma muda de PN apresentada pelo colega Dusantos.

Para esse tipo de planta, o plantio em uma bacia plastica tamanho grande não é o melhor caminho, inicialmente. Um escorredor permite um melhor controle, principalmente se considerar que a muda mostrada pelo Dusantos parece ter sido adquirida em viveiro.

Agora, para qualquer outro tipo de planta (exceto PN e Shimpaku), o ideal, em sendo um caule fino, usar uma bacia plastica grande para engrossar o tronco, se não puder dispor de solo, é claro, como ressaltou com muita propriedade o amigo Ferreira. Wink

Logo, Diogenes, não há nenhuma contradição entre o que coloquei naquele tópico com o que foi escrito aqui, por mim e pelos demais colegas, considerando esse aspecto, ok? Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
murilo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/04/06
Mensagens: 125
Localização: Goiânia - GO

MensagemEnviada: Sáb Maio 12, 2007 11:17 pm    Assunto: Responder com citação

Esse tópico foi excelente para mim. Já decidi como conduzir minhas plantas. É que o número vai aumentando e fica difícil sem um planejamento.

nickyfury, você aceita um estagiário no seu viveiro? To precisando aprender um bocado... Se eu tivesse tempo dava uma passeada em Brasília.

Abraços,

Murilo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Diogenes



Registrado: 11/05/07
Mensagens: 2
Localização: Uberlandia - MG

MensagemEnviada: Dom Maio 13, 2007 1:22 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela resposta gente!
_________________
O Verdadeiro caminho só é aberto para aqueles que o querem recebê-lo, e tem condições de realizá-lo... Se não foram contemplados pelo Destino, não há com o que se preocupar, pois ninguém o obriga a fazer Bonsai...

Mestre Kimura (2006)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Maio 13, 2007 1:39 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Diogenes!!!!

Com todas essas informações deverá seguir as orientações que achar mais adequadas.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Maio 14, 2007 10:59 am    Assunto: Responder com citação

Valeuuuuu Nicky!
Eu não conhecia esta técnica de colocar no chão, ir para o vaso, voltar para o chão. Acho isso um caminho muito interessante pois em dois anos as pequenas raizes ainda estão próximas do tronco.
Muita interessate também a técnica de "enterrar" um tronco durante o inverno (período de dormência)
Morando na Serra Gaúcha acho que posso fazer uma tentativa. Vou inciar por algo bem rústico. Tenho uns troncos bem grossos de ligustrun sinensis.
Vou tentar.

Valeu garoto!

Abraços

Elio Luis Secchi
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joaoporto
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 10/11/04
Idade: 54
Mensagens: 589
Localização: São José do Rio Preto-SP

MensagemEnviada: Seg Maio 14, 2007 11:25 am    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal,

acredito que o tempo a ser deixado no escorredor deve ser maior e não apenas esperar que as raízes cxomecem a sair pelos orificios, pois é necessário que se forme uma quantidade de raizes consideravel dentro do escorredor, principalmente em coniferas, as raizes tendem a crescer com muito mais intensidade na bacia qo que no escorredor e na hora de replantar corre-se o risco de não haver raizes de alimentação o suficientes dentro do escorredor para o replante pois elas estarão em sua grande maioria na bacia.
_________________
Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Maio 14, 2007 2:53 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

João,

Eis algo interessante para perguntarmos a Hidaka sensei quando do próximo evento no Atelier do Dom Mário, o que achas? Shocked

Pelo sim, pelo não, vou anotar essa dúvida em minha agenda e perguntar a ele. É sempre oportuno estarmos esclarecendo dúvidas assim, para que possamos repassar uma boa informação aos demais aqui no forum, né? Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Seg Maio 14, 2007 8:57 pm    Assunto: Responder com citação

joaoporto escreveu:
Olá pessoal,
acredito que o tempo a ser deixado no escorredor deve ser maior e não apenas esperar que as raízes cxomecem a sair pelos orificios, pois é necessário que se forme uma quantidade de raizes consideravel dentro do escorredor, principalmente em coniferas, as raizes tendem a crescer com muito mais intensidade na bacia qo que no escorredor e na hora de replantar corre-se o risco de não haver raizes de alimentação o suficientes dentro do escorredor para o replante pois elas estarão em sua grande maioria na bacia.


Oi João, tudo bem?
Penso que sua dúvida quanto a deixar mais tempo no escorredor, a primeira vista faz sentido..... Rolling Eyes
Entretanto, relembrando alguns dos princípios da técnica escorredor/mamadeira talvez fique mais clara a razão do escorredor ser apoiado na mamadeira assim que começarem a sair raízes na sua parte inferior:
1- o objetivo da mamadeira é exatamente fazer com haja nela um desenvolvimento de raízes muito grande, bem maior do que no escorredor. Isto vale para todas as plantas, não apenas para as coníferas... Rolling Eyes
2- a razão para que o escorredor seja apenas apoiado (e nem sequer parcialmente enterrado) na mamadeira é exatamente permitir que saiam raízes pelos furos laterais do escorredor, sem que estas alcancem a mamadeira. Ao entrarem em contato com o ar, estas raízes tenras secam-se rapidamente, muitas vezes sem que as notemos. Ao secarem, estarão estimulando o surgimento de novas raízes capilares, dentro do substrato do escorredor... Rolling Eyes
3- desta forma, paralelamente ao grande e visível desenvolvimento de raízes na mamadeira, um desenvolvimento mais sutil e quase impercetível de raízes capilares (de alimentação) estará continuamente ocorrendo no escorredor... Rolling Eyes Dessa forma, mesmo após vários anos da planta na mamadeira, no momento de passá-la para um vaso de bonsai, é praticamente certo que haja no escorredor raízes suficientes para garantir seu desenvolvimento seguro.

Já vi bonsaístas usarem como escorredor vasos plásticos apenas com furos no fundo, ou ainda, fazerem alguns furos laterais com ferro de solda. Nestes casos, a saída da raízes pelas laterais do escorredor estaria impedida, ou sériamente comprometida. Nesta situação, certamente sua duvida faria total sentido... Rolling Eyes

Assim, na minha opinião, continuo achando mais recomendável colocar o escorredor sobre a mamadeira assim que as raizes inferiores surjam.... Rolling Eyes Wink

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joaoporto
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 10/11/04
Idade: 54
Mensagens: 589
Localização: São José do Rio Preto-SP

MensagemEnviada: Ter Maio 15, 2007 9:10 am    Assunto: Responder com citação

Olá Charles,

A duvida é exatamente esta, ao colocarmos o escorredor cujas raizes da planta acaba de começar a sair pelos orificios sobre uma bacia com um substrato rico em nitrogenio e materia organica, a tendencia com o tempo é de que as raizes capilares migrem em grande quantidade para a bacia, mesmo porque o substrato do escorredor tende a ser bem mais drenado e os nutrientes sofrem lichiviação para a bacia que retem quase tudo, assim um fator importante seria o tempo que este escorredor ficaria na mamadeira pois ao longo do tempo esse processo seria continuo, daí a importrancia do substrato do escorredor que precisa reter nutrientes e libera-los lentamente, esta é a discussão principal a respeito de qual substrato ideal: caco de telha, qualitá, cellgarden etc.
_________________
Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 23/03/06
Idade: 54
Mensagens: 470
Localização: Jaú -S.P

MensagemEnviada: Ter Maio 15, 2007 11:01 am    Assunto: Responder com citação

Muito interessante e oportuno esse tópico. Gostaria de compartilhar com os colegas a maneira como tenho feito, e até agora estou muito satisfeito com os resultados.
Planto as mudas pequenas diretamente no chão, e deixo desenvolver livremente, fazendo uma ou duas podas anuais dependendo da espécie. Esta poda serve meramente para aerar a parte interna da planta (somente o movimento do tronco é definido nesta fase). No segundo ano que a planta esta no chão faço uma poda drástica. Deixo crescer novamente fazendo podas de limpeza ainda uma ou duas vezes ao ano por aproximadamente mais dois anos (dependendo da espécie). No quarto ano faço a sangria em meados de agosto. Em janeiro retiro a planta, coloco-a em uma vaso plastico previamente perfurado e com um substrato já próximo ao que será usado no vaso de bonsai. Neste período que esta no vaso defino os galhos e a estrutura básica. Após dois ou três meses volto para o chão com vaso e tudo. Ao contrário do que se poderia esperar são apenas algumas raízes que acaba saindo do vaso, não muitas, as demais, de alimentação acabam por permanecer no vaso.

Estando a planta no chão com vaso e tudo vou fazendo podas de refinamento e definindo a copa. Nesta fase as podas são mais intensas. Com isso a copa vai sendo formada e as cicatrizes das podas drásticas vão sendo eleiminadas. A planta pode pemanecer o tempo que desejarmos nesta fase, o tronco engrossa pouco, mas a copa cresce com repidez o que permite um número maior de galhos para se trabalhar. Findo este perído é só retirá-la, ai sem a necessidade de sangria pois teremos muitas raízes de alimentação no vaso. Após isso a planta pode permanecer por um período ainda neste vaso para os acabamentos finais. Depois é só transplantar para um vaso de bonsai e iniciar a manutenção própria da fase.

Isto funciona muito bem para ulmus, sakura, kaede, zelcova, oliveira e para algumas coníferas como o tosho e o jacaré. Para pinheiro negro e shimpaku o crescimento em relação ao vaso não é muito expressivo, porém não dá para afirmar muita coisa.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Maio 15, 2007 12:19 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Wilson,

Sua metodologia de trabalho é bem parecida com a minha, em que alcançamos bons resultados. Há que ressaltar, porém, que tal procedimento deve ser considerado pelo cultivador em potencial, observando o local em que habita, vez que as variações climáticas em nosso país são bem diversificadas de região para região. Very Happy

Mas tirante isso, creio ser a melhor maneira de estarmos sempre com um bom material à mão para trabalharmos. Very Happy

Além das que voce elencou, exploro no mesmo sistema a piracanta, serissa, celtis, caliandra, piteco (tortum e dulce), resedá, carmona, ficus, ligustro, amora, dentre outras, pela facilidade que essas espécies têm quanto a velocidade de crescimento e engrossamento do tronco, além, é claro, da emissão de raízes. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 23/03/06
Idade: 54
Mensagens: 470
Localização: Jaú -S.P

MensagemEnviada: Qua Maio 16, 2007 8:29 am    Assunto: Responder com citação

Bom já que o assunto é plantar no chão, seguem algumas fotos de quando estava montando o viveiro. Neste viveiro temos apenas plantas no chão, os vasos ficam em outro.

Depois dizem que bonsai é trabalho leve, isso deu um trabalhão, e do pesado mesmo.

começando do zero.
[url]

[/url]

[url]

[url]

[/url]

[url]

[/url]

[url]

[/url]

[url]

[/url]

[url]

[/url]


Editado pela última vez por Wilson Fracassi em Qua Maio 16, 2007 10:48 am; num total de 3 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 23/03/06
Idade: 54
Mensagens: 470
Localização: Jaú -S.P

MensagemEnviada: Qua Maio 16, 2007 8:41 am    Assunto: Responder com citação

Sinceramente não sei o que esta acontecendo que não aparecem as fotos, fiz um teste no tópico fotografia e deu certo, aqui fiz da mesma maneira e as fotos não aparecem. ???
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
murilo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/04/06
Mensagens: 125
Localização: Goiânia - GO

MensagemEnviada: Qua Maio 16, 2007 9:55 am    Assunto: Responder com citação

Olá,
Muito legal seu viveiro. É mais ou menos o que eu quero fazer, mas eu vou bem devagar e estou usando o escorredor no chão, pra facilitar depois.
Parabéns.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 23/03/06
Idade: 54
Mensagens: 470
Localização: Jaú -S.P

MensagemEnviada: Qua Maio 16, 2007 10:50 am    Assunto: Responder com citação

Eita, agora acho que deu certo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil