|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 17, 2007 10:44 am Assunto: BOUGANVILLEA |
|
|
Olá a todos,
Estou enviando em anexo fotos do meu bouganvillea.
Devo avisar que encontrei ele bastante "comido" por lagartas num viveiro mas me interessei pelo seu formato interessante.
Achei que ele se adequavam razoavelmente bem no estilo kengai, apesar de seus galhos e tronco ainda não serem tão grossos e desenvolvidos. Fiz sua aramação em função disso, seguindo muito suas curvaturas naturais.
Hoje ele está em um escorredor de macarrão, que transferi sem mexer nas raizes, e com um substrato drenante.
Gostaria de sugestões sobre o estilo e ao projetistas de plantão, desenhos que me orientem...
 |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Maio 17, 2007 9:04 pm Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!!!!
Lindas flores e de uma cor inigualável....
Muita gente já viu e ninguém falou nada.....então.....
Uma aprendiz de bonsaista, aliás eterna aprendiz gostaria de dizer que, se fosse minha eu faria o seguinte vendo apenas a primeira foto:
- diminuiria o ápice escolhido;
- os galhos da direita estão muito longos...a não ser que queira que eles engrossem;
- retiraria o primeiro galho da direita;
- abaixaria o máximo os outros galhos....
Será que falei muita besteira ????
Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Maio 17, 2007 9:18 pm Assunto: Concordância |
|
|
Fabioso
Eu concordo inteiramente com a Ângela. Acho que se você seguir as orientações dela sua planta ficará muito melhor. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

Registrado: 10/11/04 Idade: 56 Mensagens: 589 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
Enviada: Sex Maio 18, 2007 9:24 am Assunto: |
|
|
Olá Fabioso,
Não consigo ver suas fotos, deve ser porque elas estão hospedadas em páginas do orkut, meu servidor é corporativo e ele não permite alguns sites, como orkut, imageshack eoutros.
um abraço _________________ Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Maio 18, 2007 10:04 am Assunto: |
|
|
Olá Fabioso!
Faço coro ao que a Ângela e o Ferreira disseram.
Como vc diz que colocou em escorredor, entendo que vc quer que ele engrosse mais, assim, como disse a Ângela............Diminuir os galhos a não ser que vc queira que eles engrossem. Portanto, deixe-os como estão pois ajudarão a planta encorpar. Tão logo as raízes comecem a sair pelos furos do escorredor (fundo) coloque em uma bacia (mamadeira) com substrato bem rico em nutrientes, preferencialmente orgânicos.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 18, 2007 3:40 pm Assunto: Grandes sugestões = ótimo bonsai |
|
|
Obrigado pelas sugestões Ângela.
Deixe-me ver se entendi:
Diminuir o ápice em altura ou tirar uma dos galhos da bifuracação ?
Realmente minha intenção é engrossar mais o tronco e o galho mais longo, que sai do tronco pela esquerda na primeira foto. Então concordo em encurtar alguns dos galhos da direita, só tenho pena do galho da direita mais florido, este último eu aramei para ter outro galho em kengai sobrepondo parcialmente o galho mais longo da esquerda (fomando duas camadas).
Abaixar os outros galhos eu posso tentar, apesar de eu ter abaixando um pouco os galhos em relação ao exemplar original.
Ouvi dizer que os galhos ficam mais flexíveis quando a planta não é regada no dia anterior. É verdade ? Se for posso tentar essa estratégia para abaixar um pouco mais esses galhos sugeridos.
Em todo caso, vou tentar deixar a planta sem mexer por mais um tempo, pois fiz o transplante para o escorredor de macarrão faz pouco tempo e ela ficou um pouco debilitada no início, caindo algumas folhas e flores. Agora ela tá começando a lançar novas raízes....
Quanto as fotos, estão hopedadas no orkut mesmo...
Vou tirar mais umas fotos dela depois, pois fiz agora ela tem menos folhagem e é mais fácil ver a disposição dos galhos...
Assim que as raízes saírem pelos oriícios, colocarei o escorredor em uma bacia com substrato drenante. Uma proporção 1:1:1 de terra vegetal seca:areia: pedrisco é uma boa pra esse caso ?
Abraço a todos |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sex Maio 18, 2007 8:08 pm Assunto: |
|
|
Oi Fabioso
Bem, a planta seca é mais fácil de trabalhar com sua flexibilidade, é verdade.
Na bacia que vc usará de mamadeira, que creio que vá demorar um pouco ainda, vc usará compostos orgânicos e terra, pode usar 50% terra e 50% esterco de vaca, pode ser de boi!
Daí vc tbm pode escolher o q tem em casa, se tiver, húmus, cama de aves, mas tem que ser rico em Mat. Org. e não pensar apenas na drenagem, bem drenante tem que ser seu escorredor!
Abração
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 18, 2007 11:01 pm Assunto: |
|
|
Olá,
Estive meditando sobre as sugestões e fiz uma sequência de esboços (não riam pois nunca fiz esse tipo de coisa no computador):
EXEMPLAR ORIGINAL:
APÓS PODA DOS GALHOS DO ALTO:
APÓS PODA DOS GALHOS DA DIREITA:
O FUTURO ? QUEM SABE ?
Será que é muita pretensão minha ?
Outro desenhistas, por favor sintam-se a vontade de enviar outros esboços... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|