FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda na identificação de uma espécie
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ryoko-chan

MensagemEnviada: Dom Abr 15, 2007 11:54 am    Assunto: Ajuda na identificação de uma espécie Responder com citação

(primeiramente, desculpas, pois eu havia colocado o tópico no forum errado)
Olá
bem, ontem eu ganhei um pré-bonsi (nossa! minha coleção tá crescendo rapidamente!)
só que eu não sei qual é a espécie o.o (só saquei que é da familia do pinheiro)
alguem sabe qual é?

se puderem me dar dicas a respeito de gosto por sol, água e terra eu ficaria muito agradecida.
Acham que eu devo mudá-lo desse vaso (essa terra vermelha, q eu acredito não ter boa drenagem, o vaso é de plástico, e algumas raizes finas estão saindo pelos buracos), colocá-lo em um escorredor?

mas o mais importante: Eu tô perdida na poda dele! nossa da copa densa! Shocked

se alguem poder me dar dicas, eu ficaria imensamente feliz!

beijos a todos!
(editado novamente, pois o nome do tópico estava errado -o computador que salva o nome sozinho- hoje é o meu dia de erros o.o)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 15, 2007 6:14 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ryoko.

Não sei bem qual é a espécie, mas me parece ser da família das coníferas, se não me engano. Confused

Mas uma coisa é certa, você precisa trocar de vaso e colocá-la em vaso de material melhor (cerâmica, cimento ou escorredor, se preferir dar mais desenvolvimento a planta...), assim como trocar de substrato. Sendo conífera, este deverá ser bem drenante. Acho que uma proporção de 3 partes de terra vegetal, 3 partes de cascalho fino, 2 de argila e 2 de areia seria bom. Mas isso pode variar... Não tem uma regra fixa...

Importante, na troca do substrato deve preservar pelo menos a metade do que já está e cuidado com as raízes.

Não exagere nas regas, essa categoria de planta parece não gostar de exageros...
As regas devem ser suficientes apenas para manter o substrato úmido. Também gostam de sol, porém, após o transplante, não deve receber sol direto por pelo menos duas semanas.

Mas, quanto ao transplante, como você acabou de ganhar a planta, acredito que deve esperar umas duas semanas de observação. Eu prefiro dar um tempo para a adaptação da planta ao local, serve como uma espécie de quarentena... Mas acho que isso você decide...

Como principiante, espero ter ajudado mais do que atrapalhado... Laughing

Abraços e boa sorte.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ryoko-chan

MensagemEnviada: Dom Abr 15, 2007 7:16 pm    Assunto: Responder com citação

Claro que você ajuda!
De fato é uma conífera (já estou tendo cuidado com a rega)
eu tô tendo uma dor de cabeça para descubrir que espécie é o.o
eu nunca tinha visto essa espécie antes
procurei em diversos lugares, mas não achei (será que teri de olhar uma por um nas listas de espécies? eu tava fazendo isso, mas dá preguiça! heheh)

O Benimaru (o nome foi definido, Benimaru. Meu namorado -quem me deu ele- odiou o nome... heheh) está sobre observação o.o
estou com medo de perdê-lo, pois minha família toda achou ele lindo, e quer plantar em vaso grande pra que ele vire arbusto! "fiquem longe do Benimaru!"
Shocked

vou deixar passar um tempo antes de transplantá-lo (até por que eu tô cançada de quebrar tijolo e argila expandida! e com martelo! tudo pra tranplantar meu shimpaku ~_~)

ninguem tem uma opinião sobre a poda?
tirar só os brotos? pinçar?
é que eu gosto d ter os galhos mais visiveis e me pergunto se esse capricho meu será possível com essa ávore. eu não encontro maneira nenhuma de diminuir a densidade dessa copa! parece que tudo que eu fizer vai acabar com a planta(achei muito estranho! geralmente eu sou boa pra fazer poda de limpeza... Encarei o shimpaku que estava igual a um poodle pela primeira vez sem temer. O benimaru dá medo de chegar com uma tesoura perto dele o.o)! por isso que eu quero saber a espécie dele, para ver exeplos de bonsai dele e saber o que fazer...

beijinhus... ~_~
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
rafael_phy
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 15, 2007 10:40 pm    Assunto: Responder com citação

tb tenho uma muda dessa especie, porem ainda nao descobri ao certo, creio eu que seja um juniperus comunis, pelo que andei pesquisando, mas ainda nao tenho certeza...
Como a maioria das coniferas tem crescimento lento coloquei a minha no escorredor e ja estao surgindo novos brotos, porem as agulhas mas velhas secam muito rapido, cuidado para nao podar demais, pois nao irao surgir novos brotos...
se alguem tiver dicas e souber q especie é esta, tb ficaria grato...
abraços
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 16, 2007 1:52 pm    Assunto: Tuia hengold Responder com citação

Pessoal

Esta planta não é um Juniperus, mas uma tuia dourada ou tuia hengold, como já foi informado de um colega para outro aqui no Forum. O nome tuia dourada também é usado para uma outra planta diferente desta, a Thuja orientalis. Infelizmente, ninguém informou o nome cienífico desta tuia hengold, que eu também não sei.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ryoko-chan

MensagemEnviada: Seg Abr 16, 2007 3:11 pm    Assunto: Responder com citação

Tuia dourada? aiaiai...
procurei em tudo quanto é canto, mas não achei nem o nome cientifico, sequer uma foto de uma planta parecida com a minha....
todas a Tuias(tantas espécies) que eu vi não se parceiam em nada com a minha(a maioria tinha folhas com escamas, parecidas coms juniperus)
provurei também pelas famílias das "falsas tuias", e também não encontrei nada parecido.

aqui num forum vi um tópico que falava a respeito, mas não tinha foto, e me deixou um tanto preocupada.
Dizia que ele não se adaptava bem com outra terra senão a terra vermelha... agora fiquei com dúvidas não só da poda, mas do substrato tb..

Rafael, como você tem cuidado da sua?
você poderia colocar aqui uma foto da sua?
eu preciso ver outra planta pra me inspirar a fazer algo com a minha o.o

beijos
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 16, 2007 8:17 pm    Assunto: Responder com citação

oi,
aqui chamamos de tuia bola-de-fogo, tvz vc ahe algo com esse nome vulgar!
Abraços
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Ryoko-chan

MensagemEnviada: Qui Abr 19, 2007 6:04 am    Assunto: Responder com citação

eu fui longe atrás desse nome:
falei com um dos dos donos do supermercado (conhecido da familia)
ele me mostrou o manual por onde faz os pedidos de planta
essa espécie era chamada d tuia hengold no catálogo, mas não tinha nome cientifico
procurei informações da tuia bola-de-fogo, também não tive muito resulto, ainda assim, obrigado!
alguem aí saberia onde eu posso encontrar imgs de bonsai dessa espécie?
quero ter algo em que me basear...

beijos a todos
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Qui Abr 19, 2007 8:22 am    Assunto: tuia dourada Responder com citação

CARA AMIGA, Eu conheco como TUIA DOURADA, E sinto te informar , que ela e inadequada para lugares quentes! Pelo vaso , e coisa do pessoal de HOLAMBRA. ATT. LUCIANO.
Danilo Godoy

MensagemEnviada: Qui Abr 19, 2007 9:13 am    Assunto: Tuia Responder com citação

Ryoko-chan, realmente acredito que seja uma tuia dourada e como o Ebreo disse clima quente não é bem tolerado, eu tinha uma, aliás foi a primeira árvore que comprei com interesse em bonsai, mas infelizmente ela não tolera borrifação muito bem e poda então, xiiiiii, desculpe se te desanimei, mas a minha tuia foi que me impulsionou para pesquisar e aprender sobre Bonsai, não desanime existem muitas espécies pra gente trabalhar. Boa sorte!
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 19, 2007 10:26 am    Assunto: Responder com citação

OI,
teve um tópico parecido, dêem uma olhada:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=2018&sid=a57fe27f9199b37e576b65741efa6934

Abraços
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Ryoko-chan

MensagemEnviada: Sex Abr 20, 2007 3:18 am    Assunto: Responder com citação

Xiiii....
é do pessoal de holambra mesmo (vi no catálogo)...
então ele naum gosta d calor? que problema....
bem... de qualquer maneira, vou tentar mantê-lo (foi presente, tenho que mantê-lo bonitinho pelo menos ^^')
ah, Fabiano, olhano esse tópico, a minha planta se parece mais com a Cryptomeria... não se parece em nada com a Tuia o.o
(olhem também e vejam se não é)

beijos e obrigado novamente ^^
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 20, 2007 7:39 am    Assunto: Responder com citação

Ryoko-chan, tenho acompanhado a sua vontade de saber o nome cientifico da sua plantinha e não pude deixar de opinar. É muito bom a gente saber todo tipo de informação sobre determinada planta, mas quando comecei a cultivar bonsai, eu nem queria saber qual era o nome científico, eu queria que a planta estivesse bem e se tornasse um bonsai. Quanto a ser de Holambra não esquenta com isso, tbem comprei algumas mudas que vieram de lá e todos me disseram que não aguentaria o frio de minha região, algumas ainda estão comigo, outras eu perdi por causa da geada. Cuide bem de todas as suas plantas com muito carinho e dedicação que vc terá ótimos bonsai. Tenho dois exemplares desse tipo de Tuia, eles tem o crescimento bem lento e no inverno aqui na minha região chegam a parecer que secaram...rssss, mas na primavera e verão surgem lindos brotos e ficam bem verdinhos. Boa sorte no cuidado com seus pré-bonsai.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ryoko-chan

MensagemEnviada: Sáb Abr 21, 2007 8:39 pm    Assunto: Responder com citação

essa minha busca é exatamente para ter mais informações cuidar melhor da minha planta...

e bem, já estou tendo problemas com ela o.o
as agulhas mais novas, da pontas estão todas pretejando! o que vocês axam que pode ser?
calor não creio q seja, pois aqui tah até que ameno esses dias... e eu tenho tomando muito cuidado com agua... ai ai ai ~_~

beijos e obrigado a todos
Ryoko-chan

MensagemEnviada: Sáb Abr 21, 2007 8:42 pm    Assunto: Responder com citação

essa minha busca é exatamente para ter mais informações cuidar melhor da minha planta...

e bem, já estou tendo problemas com ela o.o
as agulhas mais novas, da pontas estão todas pretejando! o que vocês axam que pode ser?
calor não creio q seja, pois aqui tah até que ameno esses dias... e eu tenho tomando muito cuidado com agua... ai ai ai ~_~

beijos e obrigado a todos
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: