|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rafaelvitorio 1.o PASSO

Registrado: 11/04/07 Mensagens: 128 Localização: cachoeirinha - rs
|
Enviada: Qui Jul 26, 2007 2:44 pm Assunto: FICUS |
|
|
GOSTARIA DE SUJESTÕES PARA ESTES FICUS.
 |
|
|
 |
famizes
|
Enviada: Qui Jul 26, 2007 10:38 pm Assunto: |
|
|
Rafael,
Com o primeiro, eu cortaria o galho do topo para reduzir o tamanho e deixaria no escorredor para o desenvolvimento geral da planta.
Com o segundo, a mesma coisa, escorredor e paciência.... Este me parece ter uma sinuosidade de tronco interessante, mas precisa esperar as brotações para ver como fica.
Acho que os colegas mais experientes podem opinar melhor que eu.... _________________ Fernando Amizes
famizes@gmail.com |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Jul 27, 2007 11:18 pm Assunto: |
|
|
Oi Rafael
como são plantas com poucos galhos e partes do tronco muito retas, eu recomeçaria com os galhos mais baixos... os ficus tem excelente brotação, então daria pra fazer uma melhor estrutura de galhos
um projeto a partir da 1ª ávore:
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 10:28 am Assunto: |
|
|
A sugestão do Alexandre ta legal........
acho que tb deveria ser feita uma desfolha, algumas vezes para poder reduzir o tamanho das folhas de seu ficus amigo......
Abraços..... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 11:44 am Assunto: Futuro |
|
|
Rafael
É muito importante que durante o cultivo as raízes próximas ao tronco sejam cobertas pelo substrato. Isso diminui o risco de que morram raízes importantes para o nebari radial, além de permitir que as raízes se ramifiquem mais próximo do tronco. Evidentemente, depois do bonsai formado, o nebari deverá ficar um pouco maisexposto, para melhorar a estética.
Para o primeiro Ficus eu faria exatamente o sugerido pelo amigo Alexandre, pois dará grande possibilidade de futuro para a planta, que ficará com uma boa base.
Para o segundo Ficus, embora exista uma boa curva no tronco, as brotações estão para o lado de dentro da curva e por isso, mesmo que a altura seja mantida, elas deveriam ser removidas. Portanto, eu cortaria logo acima do primeiro ramo, que passaria a ser o ápice. Ficaria um ótimo mame enquanto não cresce e encorpa.
Ambas as sugestões, do Alexandre e a minha, podem parecer radicais, mas elas visam uma melhor qualidade para o futuro bonsai, com uma base mais larga e boa conicidade do tronco. Evidentemente, num futuro mais distante, elas poderão ser reestilizadas em altura maior se for o seu desejo. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|