|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
andre jackson

Registrado: 14/05/07 Idade: 44 Mensagens: 10 Localização: são paulo SP
|
Enviada: Sáb Maio 19, 2007 8:11 am Assunto: ajuda para reenvasar!!! |
|
|
tenho um junipero azul(fotos em minha arvore sua opinião,em "ajuda para identificar!!!") que já esta a 2 anos em um vasinho muito pequeno e quero reenvasalo em um vaso maior pois quero q ele aumente seu tamanho.
Os componentes para substrato q eu tenho em mãos são humus de minhoca,terra vegetal,pedriscos e areia.
Minhas duvidas são, como devo preparar o substrato? devo fazer uma poda na raiz? esta época é boa para isso?
Como vocês podem ver tenho muitas duvidas,agradeço se alguem tiver a paciência e conhecimento para me ajudar. Um grande abraço a todos... _________________ Nàixïn shì yïzhöng mëidé |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sáb Maio 19, 2007 6:03 pm Assunto: |
|
|
Andre,
para preparar o substrato para sua tuia, faça a seguinte proporção: 70% pedriscos 3~5mm, 15% areia lavada, 10% terra vegetal, 5% húmus, isso usando o que vc tem!
Para reenvasar sua planta pode ser agora, qdo o tempo estiver mais frio, isso se ela estiver saudável!
corte somente 1/3 das raízes e não tire totalmente o antigo substrato da parte mais próxima do torrão, retire todas as raízes mortas e podres, caso tenha.
Deixe as raízes da planta de molho em hormônio enraizador pelo tempo que o fabricante do mesmo sugere, se for planta pequena, de 2 ou 3 horas, mas depende da marca...
Faça uma cama de substrato no vaso contanto que a altura do torrão não fique mais alto que a parte superior do vaso, digo isto porque sem ver sua planta penso não ter um nebari (raízes) exposto e alto.
Passe um arame pelos furos de drenagem ou faça outros furos auxiliares de forma que fique melhor a aramação de fixação da planta no vaso, e firme o mesmo com torções no arame com cuidado para não estrangular o nebari, e não deixe tão frouxo a ponto dele se mexer depois de fixado!
Quando dispor a planta no vaso, tenha cuidado em deixar as raízes de forma radial, do centro para fora, como um raio de uma roda, e complete de substrato usando um palito para jogar ou empurrar substrato para lugares de difícil acesso embaixo das raízes, fazendo com que não fique espaços sem substrato abaixo ou em qquer parte do vaso.
Pode imergir vaso plantado em uma bacia com hormônio por mais uma hora, eu só rego depois, BEM! Daí, é deixar em repouso com sombra e boa ventilação, quem sabe embaixo da copa de uma árvore, por 30 dias, depois vir trazendo-a devegar para a luz solar, até que fique totalmente a sol pleno, creio que na sua cidade não haverá problemas, embora tenha que cuidar com SOL PLENO, hoje é uma variável inconstante.
Adubação apenas depois de 45 dias!
Caso tenha esquecido algo, gostaria que alguém que viesse a ler, que acrescente ou me corrija a algo errado.
Abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Maio 20, 2007 1:23 pm Assunto: Resposta |
|
|
André
Esta resposta é para ser impressa e guardada. Tecnicamente correta, em bom português e de forma didática, passo a passo.
Fabiano
Li pelo menos 3 vezes sua resposta e achei que eu nada tinha a acrescentar. É impressionante ver como foi rápida sua desenvoltura aqui no Fórum. Parabéns! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |

|
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Seg Maio 21, 2007 10:48 am Assunto: |
|
|
Fabiano,
Sua resposta esta correta, porém como o colega disse que quer colocar a planta num vaso maior, para que cresça, acho desnecessária a poda de raízes. Isso apenas atrasaria o processo, não acha ? |
|
|
 |
andre jackson

|
Enviada: Seg Maio 21, 2007 11:06 am Assunto: |
|
|
mesmo no substrato q vai em volta da planta eu devo fazer akela formula com mais pedrisco doque terra?????e outra pergunta,eu ainda não entendi como fazer a aramação,eu prendo a raiz????obrigado a todose um grande abraço... _________________ Nàixïn shì yïzhöng mëidé |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 21, 2007 11:23 am Assunto: |
|
|
Olá
Wilson,
Eu acho que se houver uma pequena poda de raízes, além de quem sabe engossar o nebari haverá uma estimulação para uma maior brotação das mesmas, sendo que qto maior número e volume, neste estágio, de raízes capilares, maior seu crescimento, da planta.
Mas isso não é exato e pode ser questionável, gostaria que se vc ou mais foristas pudessem ajudar nos esclarecendo este fator, agradeceria muito.
André,
O substrato a ser utilizado é homogêneo, em todo o vaso, só n esqueça de deixar um pouco do substrato anterior na planta, por causa principalmente das micorrizas, se quiser saber sobre elas, tem alguns tópicos que falam sobre aqui no forum, vá em "busca" que vc acha muita coisa, qquer coisa pergunte à Dr. Ferreira, n sou muito indicado à lhe falar sobre, embora ache que vc n deve se preocupar com isso por enquanto...
A aramação que vc deverá fazer no transplante é somente de fixação da planta no vaso.
Passe um arame de cobre ou alumínio pelos furos de drenagem, de baixo para cima, deixando duas pontas, uma para cada lado do vaso, e vc fará apenas com que, depois da planta colocada no vaso, fique amarrada à este, isto é muito importante, pois se vc deixar a planta frouxa no vaso, e com isso ela conseguir se mover, com vento, transporte de um lado para outro, etc, dentre vários problemas futuros como nebari alto demais, vc tbm terá problemas com novas brotações de raízes, podendo até causar morte da planta! em casos extremos, pelo fato do apodrecimento das mesmas...
No "busca", achei um transplante de uma caliandra feito pelo Charles, os princípios são os mesmos, embora a planta dele seja mais velha e n é uma conífera, confira:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=4076&highlight=transplante
Abraço
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |

|
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Maio 23, 2007 5:55 pm Assunto: |
|
|
Fabiano,
também não faço podas de raíz se quero que a planta cresça, atrasa o crescimento e adaptação da planta ao novo substrato. Para maior capilarização o melhor é usar pedriscos com bordas sem arredondamentos. As raízes ao se encontrarem com eles acabam por se dividir e densificam a capilarização. Para melhor desenvolvimento de nebari é bem complexo de se dar uma possibilidade só, pode ser feito de várias formas, dependendo ainda da espécie e como a raíz se encontra.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Editado pela última vez por darkaso em Qui Maio 24, 2007 5:52 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Maio 23, 2007 8:58 pm Assunto: |
|
|
Wilson e Darkasso,
Vocês tem razão, acabei falando os procedimentos de uma forma geral, mas se realmente for um vaso maior, ou até um escorredor, por favor André, não pode raízes nesta fase.
Obrigado amigos pela correção, fico muito grato! Pelo André e por mim!
Abraços
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
andre jackson

|
Enviada: Sáb Maio 26, 2007 3:32 pm Assunto: |
|
|
infelismente a poda da raiz ja foi feita, mas menos de um terço da raiz...
de qualquer forma as dicas de todos ajudaram muito e os links tambem.
agradeço muito e digo q minha arvorezinha esta se adaptando ao novo vaso muito bem! Muito obrigado e um grande abraço... _________________ Nàixïn shì yïzhöng mëidé |
|
|
 |

|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|