FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda para identificar a espécie e para estilizar
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 03, 2007 11:01 pm    Assunto: Ajuda para identificar a espécie e para estilizar Responder com citação

Pessoal,

Vim pedir ajuda novamente, adquiri esta planta a mais ou menos 02 anos e na época meu fornecedor me disse que era um Gomin (?) e que era de origem italiana, bem, não conheço nenhuma espécie com este nome por isso apelo aos amigos foristas para darem alguma dica. Aproveitando a situação também peço ajuda na estilização desta planta, durante o tempo que a tenho não houve brotação de novos galhos, só aumento da massa foliar, e aestou achando um pouco pescoçuda na parte alta. Quem puder ajudar eu agradeço.
Esta poderia ser a frente.

Ou esta ?

Lateral.

O nebari, olhando de longe parece uma garota com as pernas meio abertas, rsrsrs

Aguardo sugestões. Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 03, 2007 11:09 pm    Assunto: Responder com citação

Esqueci de colocar esta foto onde mostra com detalhes a folha, para facilitar uma possível identificação.

EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Seg Jun 04, 2007 8:19 am    Assunto: Planta Responder com citação

Glauco, Esta planta se chama: Eleagnus Multiflora. E uma planta da mesma familia do Louro,uma Laureacea! E muito forte, aguenta podas radicais, pega por alporquia , estacas, sementes e etc... Quanto aos nomes , estes caras de chacaras inventam cada um!!! Esta planta e oriunda da Chacara Belvedere. Att. Luciano.
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 04, 2007 8:28 am    Assunto: Responder com citação

Bom nebari, possuo esta espécie e a totalmente verde, como disse o Luciano é uma planta muito forte mesmo, aguanta podas e pega de diversas maneiras, eu aproveito cada poda pra fazer novas mudas.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 04, 2007 8:48 am    Assunto: Responder com citação

Luciano e Júnior,

Obrigado pela informação, eu já desconfiava que fosse uma eleagnus mas não tinha certeza por nunca ter visto uma de perto, só ví em fotos e que não estavam muito nítidas. Bem, agora que vcs tiraram minhas dúvida em relação a espécie alguém tem alguma sugestão de trabalho com ela ? rsrsrs. Abraços.
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Seg Jun 04, 2007 9:03 am    Assunto: planta Responder com citação

Glauco, Eu possuia uma no forum Exposiçao...., porem depois do recall que fizeram no forum, sumiu.... Postarei ela aqui , hoje! Att. Luciano.
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 04, 2007 5:49 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Luciano, agradeço bastante, assim terei uma idéia de como trabalhar a minha pois embora eu ache uma bela planta ainda não consegui descobrir como ela se desenvolve e a quais estilos se adapta. Abraços e fico no aguardo.
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Seg Jun 04, 2007 6:02 pm    Assunto: eleagnus Responder com citação

Glauco, Postei uma aqui neste forum ! E a pior que ja tive desta especie! Att. Luciano.
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 04, 2007 6:08 pm    Assunto: Responder com citação

Luciano, já ví sua planta, gostei do nebari, e percebi que fica legal como moyogi, me informe quais os estilos que ela mais se adapta. É uma boa planta para ser trabalhada como bonsai ? Abraços.
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Seg Jun 04, 2007 6:13 pm    Assunto: eleagnus Responder com citação

Glaico , Se fosse minha ,eu faria uma alporquia na altura daquela forquilha que ela faz. Dali sairiao mais duas plantas muito legais ! E trabalharia aquela parte de baixo , que possue um Nebari legal. Abaixo vai a planta que ainda possuo desta especie.

att. Luciano.
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 06, 2007 10:26 pm    Assunto: Responder com citação

Luciano,

Me confirme, vc está me orientando que faça uma alporquia na divisão dos galhos certo ? então o que sobraria seria quase como uma poda radical sem deixar galho algum, daí vem minha dúvida, esta espécie tem uma boa resposta para uma poda radical, sairão novas brotações com facilidade ? Abraços fraternos.
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 7:24 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Glauco,

Ontem recebi algumas plantas da Belvedere e eu pedi para o Tramujas me mandar algo diferente, e ele me mandou adivinha o q? Eu não a conhecia e quando vi seu tópico até me surpreendi, muito legal a planta mas com folhas grandes, ontem mesmo fiz várias podas já conduzindo para um moyogi. Desfolhei apenas as maiores e dei uma boa pelada, daí ficou tbm a minha dúvida qto a velocidade de brotação desta espécie.

Quando minha mulher a viu perguntou: Nossa, vai fazer bonsai com esse louro?? Laughing E eu não sabia que era parente... Smile

Vamos aprender juntos com essa planta que parece que promete!
Grande abraço
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 7:37 pm    Assunto: Responder com citação

Fabiano,

Fico contente que mais pessoas tenham esta planta, pois assim fica mais fácil descobrir seu manejo com erros e acertos de várias pessoas, não se peocupe que dá para diminuir o tamanho das folhas pelo método tradicional de desfolha e reduçãp de rega, a minha está com folhas grandes pq eu a deixei a vontade para ver como se comporta, mas Emaneul tem aguns que já estão com folhas menores. Um dos atrativos desta planta para mim é justamente a coloração das folhas, verde e amarelo, embora não seja brasileira representa nossas cores, rsrsrs. Vou tentar seguir os conselhos de Luciano e tentar uma alporquia na minha e a partir da base esperar uma nova brotação para trabalhar a copa, também tirei 03 galhinhos e plantei para ver se pega por estaquia fácil como me informaram, já tem 20 dias e ainda não brotaram mas também não secaram, deixei em cada galho 02 folhas e as folhas continuam saudáveis. Abraços, e qualquer novidade que descubramos sobre ela vamos nos informar.
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 7:45 pm    Assunto: eleagnus Responder com citação

Glauco , Tens razao , quanto a isto! Ficaria muito baixa!!! terias que preservar um ramo ali embaixo de onde refarias a arvore. E tambem temos que levar em conta o fator , aclimataçao! Nao sabemos como ela se comporta no clima da Bahia!!! Att. Luciano.
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 07, 2007 8:32 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Luciano,

Partindo das suas dicas eu pensei realmente em fazer uma alporquia logo acima do 1º galho e depois levantar este 1º galho formando um novo ápice trabalhando a triangulação, já que este galho tem três pontas. A alporquia também deve ser feita só na primavera ? Abraços.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: