FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Buxus Fukinagashi
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 07, 2007 11:26 am    Assunto: Buxus Fukinagashi Responder com citação

Meus caros e honrados mestres,

Coletei esta criatura indefesa em uma de nossas empresas clientes, onde estava destoando a harmonia do local, concordei desde o princípio com o responsável deste, e disse que daria um jeito nesta moita muito velha e com C:90cm / L:30cm / A:70cm.

Quem sabe eu preciso dar uma encurtada, por isso fiz uma foto simulando sem o ápice maior, e uma possível troca por um mais baixo. O problema é ter que quebrar a estrutura central, que eu gosto tanto.

O vaso é de cimento, comprado por aqui, tem C:50cm / L:40cm / A:12cm, branco e impermeabilizado por dentro com creio que piche ou coisa preta deste tipo.

Acho até que mescla um Fukinagashi com um Han-Kengai, mas, espero que me ajudem dando palpites a vontade, receberei com muita honra.

Obrigado,

Fabiano

esta é a visão frontal, a garrafa de vinho depois de seca, serve como referencial Laughing

outra:

Ápice:

Ápice mais baixo (opção não descartada, mas dá uma peninha...)

Vista de trás:

Vista superior:

Detalhe do Vaso:

As fotos foram feitas com baixa resolução e como aplanta não é tão pequena pode confundir um pouco pela distância no qual foram feitas, mas qquer coisa, me digam.

Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 07, 2007 3:17 pm    Assunto: Responder com citação

Pôxa gente,

Nem pra jogar pedras?? É tão difícil assim?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
macjames

MensagemEnviada: Seg Maio 07, 2007 4:06 pm    Assunto: Responder com citação

Comentar o quê ? Somente o único defeito dela... não estar lá em casa!!! Cool Cool

Quem sabe aplicando calda de enxofre no jin perto de sua base e no segundo galho a nossa direita (de baixo para cima) não daria um destaque maior a eles? Ou então, colocando a árvore em uma laje de pedra em vez de um vaso, demonstrando a resistência da árvore frente ao rigor dos elementos? Apenas algumas coisas que me ocorreram....
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 07, 2007 5:29 pm    Assunto: Responder com citação

Grande amigo,

Eu a coletei faz uma semana, nem mexi muito no torrão para ela n sentir, pois a época n é muito propícia, a casca dela é muito rugosa e antiga, com certeza vou levar um tempo com esse shari, mas o vaso realmente fiquei a maior parte do tempo pensando nele, sei q um orgânico seria ideal, mas pode ser que eu faça mais tarde, como já tinha este que comprei para fazer um penjing, mas achei muito fundo depois...já ganhei muito tempo com ela coletando desta forma, por isso n posso ter pressa com a coitada! Wink

Minha maior preocupação é com o comprimento deste bonsai, será q não ficou muito grande???? Sabe como é, a gente fica arrumando coisas pra fazer, achando sempre que falta algo qdo olha as belezuras que são postadas aqui, mas isso é coisa de principiante... Laughing

Obrigado pelo toque amigo,
Abraço
Fabiano
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 07, 2007 8:41 pm    Assunto: Varrido Responder com citação

Fabiano

Aqui vai o meu piteco, quer dizer, pitaco: geralmente não aprecio o estilo varrido, mas gostei bastante da forma geral que você deu neste exemplar. Em minha opinião, seria interessante eliminar o galho grosso que sobe, cortando ele na base onde surgiu da bifurcação. Como ele é grosso e sobe reto, ele destoa do restante, que tem bastante movimento. Acho que foi isso que me fez apreciá-lo. Parabéns pela criação!

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 07, 2007 9:00 pm    Assunto: Responder com citação

Ferreira, muito obrigado,

Por este fato eu coloquei na segunda foto uma opção de um segundo ápice, que seria cortando este indicado por vc, mas com isso acabaria uma pouco com a triangulação tão sofrida para conseguir, vc acha que mesmo assim ficaria legal?

Tvz se tirasse um pouco do lado esq. mas com isso eu perderia um pouco do shari que eu gosto tanto...

Obrigado pela dica, esperava seu comentário, assim como de outros amigos tbm, ansiosamente...

Abraço
Fabiano
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 07, 2007 9:37 pm    Assunto: Triangulação Responder com citação

Fabiano

A triangulação atual realmente seria perdida, mas poderia ser criada outra mais baixa. Mas vamos ter um pouco de paciência, pois eu acho que se você esperar um pouco mais, um colega mais inspirado ou mais experiente pode te dar uma dica melhor.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Paulo Roberto Marasca
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 08, 2007 2:44 am    Assunto: Responder com citação

Fabiano.

Talvez fique chocado e até chateado comigo... Acho que ela tá muito longa... Mesmo sendo bonita assim...

Se pensarmos em aproveitar o ótimo tronco que ela nos oferece... Deixar primeiro ela se recuperar... Depois usar aquele primeiro galhino pra fazer a estrutura de uma planta inclinada...

Seria divertimento pra muito tempo...Acho que valeria a pena.

É apenas uma proposta... Não se acanhe em desconsiderar.

Abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 08, 2007 8:40 am    Assunto: Responder com citação

Olá Fábio, vou dar meu pitaco também.
Adoro buxus e esse seu está MARAVILHOSO !!!!!!!!!!!
A projeção do Paulo ficou muito boa mas eu ainda fico com o fukinagashi que está muito natural. Deixa ela se recuperar e vir a nova brotação que com certeza será vigorosa com os cuidados que você vai dar ao seu bonsai. Depois você pode definir se baixa o ápice dela e encurta os galhos.
Nâo mexe nela por enquanto, os buxus de yamadori são bem sensíveis, já perdi 2 de + de 50 anos.
Mais uma vez parabéns.

Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 08, 2007 10:48 am    Assunto: Responder com citação

Ferreira, mais uma vez obrigado pelo seu piteco!

Paulo, que loucura, cara!! Shocked Com certeza vou estudar com carinho, mas se for sair do Fukinagashi com certeza seria uma ótima proposta, obrigado pela sua disposição em fazer esse projeto, se não for abusar do amigo, tem como fazer um projeto deste varrido usando o ápice inferior sem comprometer sua triangulação?
É abuso?? Bem, vc queria cortar minha árvore quase toda... Laughing

Ricardo você tem toda razão, vou esperar a brotação e só depois da primavera, vou pensar em mexer nele como alguma poda ou mudança de vaso para um orgânico, o Luciano tem uma matéria de como fazer um de cimento ótimo.

Uma curiosidade sobre essa planta, é que ela é um real varrido pelo vento, estava na cara do "VENTO SUL", aqui de Floripa, que é danado de forte, por bons anos, que eu irei pesquisar, era uma moita enorme, onde 70% era madeira morta, eu só limpei e estilizei, a natureza é a real merecedora de méritos.

Grande abraço à todos e muito obrigado pelos pitacos...
Fabiano
macjames

MensagemEnviada: Ter Maio 08, 2007 11:22 am    Assunto: Responder com citação

Bah. Então ele é quase um bonsai "por natureza" realmente. Acho que dá um valor maior ainda ao estilo varrido pelo vento.....
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 08, 2007 11:54 am    Assunto: Responder com citação

amigo Fabiano,

lindas estas plantas....nosso vento sul faz milagres mesmo !!!!
onde vc adquiriu este vaso? e as plantas????
onde moro tem um local que está repleto de Pitangueiras....se vc quiser fazer um Yamadori qualquer dia destes....
http://pedique.blogspot.com.br/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 08, 2007 12:02 pm    Assunto: Responder com citação

Querido Felipe,

Esses vasos são da art cimento, de Joinvile, de vez em quando eu tenho aqui na loja, senão faço encomenda e vem em uma semana, eles tem vários modelos de cimento bem legais, dê uma chegada aqui na loja para conhecer alguns.

Essa planta estava a menos de 100m da minha loja, qdo vc vier aqui eu te mostro, era solitária e de um jardim no qual fazemos manutenção, ela estava desprezada e realmente n estava legal no local em que se encontrava, mas tem mais uma, que pretendo negociar com meu cliente, que se vc ver, vai cair pra trás!!

Sobre o Yamadori, tô dentro, adoro pitangueiras, passando o dia das mães, que é movimentado por aqui, faremos algumas aventuras...

Tá chegando essa semana aqui na loja, várias plantas do Tramujas, não as vi ainda, mas vindo de quem vem, estou muito ansioso para recebê-las!

Abração
Fabiano
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 08, 2007 12:03 pm    Assunto: Responder com citação

Quem quiser contato com a empresa de vaso de cimento, é só me pedir!

Abração
Fabiano
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 08, 2007 12:09 pm    Assunto: Responder com citação

Fabiano,

que Show...as plantas do Tramujas são maravilhosas.... qdo chegar me dá um tok daí nos vamos conhece-las.... daí trocamos uma idéia mais de perto.

Valeu.
http://pedique.blogspot.com.br/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: