|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Maio 15, 2007 5:57 pm Assunto: Malus everest (macieira anã) |
|
|
Honrados amigos,
estou postando um pré/muda vinda do Tramujas semana passada, de macieira anã, malus everest, no qual é uma boneca de tanta flor, mas de estilo duvidoso, nem imagino o que fazer com ela a não ser hokidashi!
Gostaria de opiniões e se for possível, alguma projeção, sendo que os projetistas são todos meus amigos, , vou aproveitar!
vamos lá:
possível vista frontal:
possível traseira:
vista superior:
flores:
e ainda são perfumadas...
Abraço à todos,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Maio 15, 2007 7:43 pm Assunto: bonsai |
|
|
Fabiano,
É bem como voce mesmo indicou: um hokidashi é o melhor caminho. Fique atento à aramagem. Costuma "marcar" muito rápido os galhos, e demora muito para desaparecer. Realmente, a floração é um bom atrativo para adquirir uma planta dessas. Parabens e boa sorte.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 15, 2007 9:35 pm Assunto: Maçã |
|
|
Fabiano
Uma beleza de planta! Minha esposa até chegou mais perto para olhar. Pena que o calor daqui do Nordeste maltrata as macieiras...
Quando aparecerem os frutos, mostra pra gente! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Maio 15, 2007 9:41 pm Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!!!!
Alguém sabe me informar se este tipo de macieira se adapta ao clima de minha cidade ????
O clima daki dizem, é mais ou menos parecido ao clima de Ribeirão Preto.
Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes |
|
|
 |
RedOak 2.o PASSO

Registrado: 05/04/06 Mensagens: 245 Localização: Santo Andre, SP
|
Enviada: Ter Maio 15, 2007 10:13 pm Assunto: |
|
|
Belissima mesmo! Eu tenho minha queda por macieiras, mas tambem encontro dificuldade em achar estilo pra elas.. mas isso eh mesmo da especie..
Parabens pela planta  _________________ Go Green Growing |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Maio 16, 2007 10:50 am Assunto: |
|
|
Oi
Nick, realmente é o que ela me proporciona, quem sabe se afastar os galhos das laterais pouquinho mais para aumentar sua copa, mas acho que será um naturalistic!
Ferreira, ela é muito bela, seu tronco e galhos muito rígidos e sensíveis à aramação, tvz por ser uma rosácea.
Ângela, babou nas flores, né???? Meu filho Gabriel fica olhando uma por uma, cheirando e identificando o que é broto, o que é folha, o que é flor...ontem qdo fiz as fotos, fui guardar a planta e ele me pediu para ficar olhando um pouco mais...ele gosta...desde que nasceu aprendeu apreciando algumas orquídeas que eu tenho, foi em outubro, isso ajudou ele a nascer no meio de flores!
Pode ser que ela se crie por aí, tvz n tenha a mesma intensidade de florada ou frutificação, como n sei se esta assim o terá, mas depois que veio do Tramujas, pegou um friozinho aqui de lascar, e se abriu toda, êta felicidade!!!
RedOak, obrigado amigo, ela é linda, mas difícil de fazer bonsai bom, mas um hokidashi bem estruturado tem seu valor, assim como qquer outro! Você já conseguiu fazer macieira em outro estilo? Eu já vi em sites por aí, mas leva um tempão...
Alguém sabe se posso transplantá-la agora? deixo as flores e frutas caírem primeiro? Tá num substrato orgânico drenante mas não é o ideal.
Abração gente, e obrigado pela participação,
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |

|
|
|
 |
afonso Fengler 2.o PASSO

Registrado: 13/07/06 Mensagens: 280 Localização: São Miguel das Missões - RS
|
Enviada: Qua Maio 16, 2007 10:57 am Assunto: |
|
|
Bonita tua macieira Fabiano. A anciedade deve ser grande em ve-la num vaso bonito assim tão florida, mas tenha calma, não meche nela enquanto ela tiver flores e frutos.
um abraço. _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
Paulo Roberto Marasca 2.o PASSO

Registrado: 24/05/06 Mensagens: 266 Localização: Tres de Maio,RS
|
Enviada: Qui Maio 17, 2007 3:05 pm Assunto: |
|
|
Fabiano...
Viajando e viajando cheguei nisso...Meio que impossível né...
Abração. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Maio 17, 2007 3:18 pm Assunto: |
|
|
Puxa vida Paulo,
ficou lindo, fiquei empolgado e comecei a comparar, mas não acho impossível, já guardei o projeto e lhe agradeço de coração o trabalho a mim e minha planta que vc prestou.
Para lhe falar a verdade acho que é a forma mais fácil e rápida de se fazer um moyogi, saindo um pouco da única opção de hokidashi, pode ter certeza que isso nem passava pela minha cabeça, ficou realmente show!
Valeu amigo,
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
Leotenfen
|
Enviada: Qui Maio 17, 2007 3:27 pm Assunto: |
|
|
Olá Fabiano
Para dar forma as macieiras nos usamos arames tensores e estacas para apoiar os galhos e separa-los dando a forma desejada. Quanto a as macieiras aceitam qualquer modelação estilos ( mais formais, hokidashi, ereto forme, moyogi). Posso te enviar fotos de macieiras que cultivamos que são verdadeiros bonsais gigantes. A época para transplate é o inverno, pois estas plantas entram em dormencia. Para terem uma produção bela de flores e frutos precisam de 500 a 900 horeas de frio abaixo de 7,5 graus.
Abração |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qui Maio 17, 2007 3:32 pm Assunto: maças |
|
|
Fabiano, Quando eu as tinha, trabalhava baseado nas fotos que seguem abaixo. Eu retirava todos aqueles tocos que saiam para cima e trabalhava apenas com um tronco! aproveitando os novos ramos ramos que brotavam!
Retirei estas fotos de catalogo de Heildelberg, que me foi dado pelo Guerpe!
Olhas os preços e idades! Att. Luciano. |
|
|
 |
Mauro Kugler Filho 1.o PASSO

Registrado: 15/06/06 Mensagens: 136 Localização: Ponta Grossa - Paraná
|
Enviada: Qui Maio 17, 2007 8:12 pm Assunto: estilo |
|
|
Cara esta planta é o bicho, Crab apple e as kinzus são o q há para chamar atenção.
Vou dar minha opinião, e quero deixar bem claro q é somente meu ponto de vista para q fique uma planta bonita. Como é uma espécie rara, acho q não me importaria de investir o tempo q precisasse para deixá-la perfeita, investiria em galhos de sacrifício de 2 em 2 anos para cabrichar na base, o afunilamento, acho q para não estressar a planta em vaso, colocaria em escorredor e uma mamadeira gigante. Acho q vale a pena se dedicar alguns anos apenas na base. Ainda mais se for seu punico exemplar, depois por ser caduca, não importa o estilo q escolha. o interesse é caprochar nas desolhas religiosamente, para conseguirmos uma boa densificação, e trabalhá-la com detalhes minuciosos estas ramificaçÕes, para quando florir e fruticar, se não me engano ela fica semi caduca, deixando um aspecto de perfeição de ramos e galhos.
Cara, mas até lá, vai tempo. tenho algumas aqui, pense no quanto de mudas poderá fazer de alporque estaca, enquanto estiver engordando a danada. Boa sorte e paciência. Um abraço!!!! |
|
|
 |
RedOak 2.o PASSO

Registrado: 05/04/06 Mensagens: 245 Localização: Santo Andre, SP
|
Enviada: Qui Maio 17, 2007 9:57 pm Assunto: |
|
|
Ola amigo!
Entao, a maioria das macieiras que tenho estao em desenvolvimento plantadas na terra mesmo.. tenho uma soh em forma "pre-bonsai" que logo mais tiro fotos pra mostrar aqui! Mas essa ainda eh bem jovem e ta magrinha hehe _________________ Go Green Growing |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Maio 18, 2007 10:22 am Assunto: |
|
|
Olá Fabiano!
Material de primeira que vc tem em mãos. Como os colegas postaram vc tem aí diversas opções.............................dúvida cruel!!..............rs!
Fabiano, me permita usar teu tópico para colocar uma dúvida minha. Como estamos falando de maçã, alguém pode me dizer a época ideal para desfolha??
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|