FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Adubação
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Nov 16, 2004 1:59 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Sergivaldo... tudo bem?

Eu estou agora voltando à adubação organica e tenho acompanhado este tema nos foruns.
Por algum tempo eu usei a farinha de osso e torta de mamona, na forma de pó.
Notei com o tempo, não a compactação do solo como voce falou, mas a formação de uma crosta na superficie do substrato, que prejudicava mais as regas do que a drenagem.
Adicionalmente, havia perda de adubo nas regas, além de mau cheiro e presença de insetos atraídos pela adubação.
Resumindo.... desisti desta forma de adubação e voltei a usar o Biogold.
Agora, comecei a usar o adubo sólido do Ratto e do Mizuno, em paralelo ao Biogold.
Quanto ao surgimento de ervas daninhas, isto sempre foi uma constante para mim, independentemente da adubação. Não associei este problema à adubação orgânica. Mesmo quando usava adubos químicos as ervas daninhas sempre estiveram presentes.
Sempre achei que elas vinham por diversas maneiras.... vento, pássaros, terra preparada, etc...
Sempre fiz a retirada manual, sem pensar numa forma de evitar seu surgimento, pensando que seria impossivel.... Posso estar enganado....

Agora... cá entre nós... Very Happy .. chamar esses adubos sólidos de "cheirosos"... tem que ter muito boa vontade né??? Very Happy

O que eu gostei dos adubos do Ratto e do Mizuno é que o cheiro é suave, ou seja, na melhor das hipóteses, não são fedidos !!!! (se não encostar o nariz neles...) Very Happy

Eu acharia muito legal os bonsaístas testarem esses produtos, valorizando seus produtores que nos oferecem alternativas ao Biogold, ao mesmo tempo em que contribuimos para o desenvolvimento destes produtos.

Sugiro voce entrar nessa.....

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Nov 16, 2004 8:42 pm    Assunto: adubo Responder com citação

Qdo estive em BH, ano passado, no Terra Bonsai, observei que o colega Roque Junior utilizava torta de cacau, ao invés de torta de mamona. o cheiro lembrava o chocolate, não atraindo tantos insetos quanto a mistura farinha de osso e torta de mamona.
Esse adubo que o Mizuno e companhia usam, onde adquiro para experimentar?
em Brasilia não existe torta de cacau. o Roque disse que um amigo lhe dera um pouco, não explicando a proveniencia nem como adquirir quantidade razoavel.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Qui Nov 18, 2004 11:55 pm    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo escreveu:
Olá Ratto,

Muito interessante e de grande valia o seu texto.

Falei anteriormente que costumo alternar uma adubação sólida (mistura de torta-de-mamona + farinha-de-osso) com uma adubação foliar (biofert) e tenho observado que as minhas plantas têm apresentado um devensolvimento, ao meu ver, satisfatório, no que que tange à brotação, floração e frutificação.

Entretanto, pude perceber que o uso continuado desse composto sólido provoca uma compactação do substrato, o que não é bom para o cultivo do bonsai.

Quando agrego algum tipo de terra vegetal ao substrato, observo que há, além de compactação, uma proliferação de ervas daninhas.

Creio que outros bonsaístas também tenham observado a mesma coisa do que acabo de expor.

Daí a minha pergunta: o que poderemos fazer para ter uma adubação orgânica de boa qualidade, sem os prejuízos da compactação do solo e prolifereção de ervas daninhas?

Fiquei sabendo, através do fórum BB, que você desenvolveu um abubo de liberação lenta e "cheiroso". Esse adubo é para comercialização? como funciona? (frequÊncia de aplicação, quantidade, etc..)

Um abração,

Sergivaldo



Sergivaldo,

A adubação orgânica em peletes não gera a compactação do solo ao contrário da adubação orgânica em pó.
A única diferença que vejo entre a adubação orgânica em peletes para a adubação líquida e também a adubação em pó, é o fato de que os peletes não causam problemas de "entupimentos" e compactação no solo do bonsai.
O objetivo principal deste seria manter a integridade permeável do solo do bonsai, com a liberação lenta dos nutrientes necessários as plantas, ou seja a planta absorve o que lhe é conveniente aos poucos, sem prejudicar a permeabilidade do solo........ao contrário da adubação em pó e até mesmo a liquida química, não é verdade ?
Gosto muito dos shohin e tenho muitos comigo, agora imagina se houvesse com freqüência a compactação do solo !?
Bem, digo que a maioria dos meus shohins não vejo necessidade de transplantar 2 vezes por ano e imagino que isso seja pelo fato de utilizar somente a adubação orgânica em peletes.
Quanto ao fato de utilizar como complemento um adubo químico foliar, ou mesmo um orgânico líquido, sei que funciona, mas no meu caso só tenho renovado os peletes do adubo orgânico que faço.......com ótimos resultados.
O adubo que produzo, ele é orgânico de liberaçăo lenta e vem em peletes grandes, que vocę quebra com facilidade em pedaços menores.
O rendimento é bom e a dosagem seria 4 pedaços, do tamanho de uma peça de jogo de damas, para um vaso de 20cm de diâmetro.
Quanto a freqüęncia, isso vai depender do tipo de manejo, da espécie e do clima de sua regiăo.
Por exemplo, aqui no Rio de Janeiro a beira-mar tenho adubado minhas plantas com um intervalo de 2 meses.
Tenho uma Carmona que está produzindo muitas flores e frutos já a 3 meses, desde a primeira adubaçăo, entăo eu năo adubei mais.
Eu costumo dizer que a planta funciona como um termômetro, onde a partir de sua reaçăo é que tomamos procedimentos para novas adubaçőes.
Muitos taxam 45 dias para uma nova adubaçăo, mas acho meio duvidoso
generalizarmos....
Entăo seria só usarmos o bom senso.
Muitos acham que o adubo orgânico não tem as quantidades de micro-nutrientes necessários as plantas, mas pelo o que eu tenho visto aqui em casa, mesmo ainda sem ter feito as análises dos percentuais químicos do meu adubo, que isso não é uma verdade.....
Só para você ter uma idéia, tenho ainda um frasco cheio desse adubo líquido químico e não vejo necessidade de utilizar e acredite.........as plantas vão bem obrigado !
Gostaria de saber de você, se as minhas observações não tem um embasamento ?

1kg do meu adubo orgânico está saindo a R$10,00 mais custo do envio.

Espero ter respondido todas as suas perguntas e desculpe-me pelo tamanho da mensagem, mas achei por bem pegar algumas partes de outros e-mail´s para que ficasse bem completa a minha explicação.

Grande abraço e obrigado pela força,
Voltar ao topo
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Sex Nov 19, 2004 12:51 am    Assunto: Re: adubo Responder com citação

nickyfury escreveu:
Qdo estive em BH, ano passado, no Terra Bonsai, observei que o colega Roque Junior utilizava torta de cacau, ao invés de torta de mamona. o cheiro lembrava o chocolate, não atraindo tantos insetos quanto a mistura farinha de osso e torta de mamona.
Esse adubo que o Mizuno e companhia usam, onde adquiro para experimentar?
em Brasilia não existe torta de cacau. o Roque disse que um amigo lhe dera um pouco, não explicando a proveniencia nem como adquirir quantidade razoavel.


Nicky,

Caso queira, entre em conato comigo pelo meu e-mail pessoal, ok ?
O adubo que produzo é esse:

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=A6A116E575D74EE7BB3781B6F5A0B10F&alid=15563&pid=276655&size=3

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=A6A116E575D74EE7BB3781B6F5A0B10F&alid=15563&pid=276656&size=3


[]ão
Voltar ao topo
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sáb Nov 20, 2004 11:04 pm    Assunto: Responder com citação

Charles escreveu:
Oi Sergivaldo... tudo bem?

Eu estou agora voltando à adubação organica e tenho acompanhado este tema nos foruns.
Por algum tempo eu usei a farinha de osso e torta de mamona, na forma de pó.
Notei com o tempo, não a compactação do solo como voce falou, mas a formação de uma crosta na superficie do substrato, que prejudicava mais as regas do que a drenagem.
Adicionalmente, havia perda de adubo nas regas, além de mau cheiro e presença de insetos atraídos pela adubação.
Resumindo.... desisti desta forma de adubação e voltei a usar o Biogold.
Agora, comecei a usar o adubo sólido do Ratto e do Mizuno, em paralelo ao Biogold.
Quanto ao surgimento de ervas daninhas, isto sempre foi uma constante para mim, independentemente da adubação. Não associei este problema à adubação orgânica. Mesmo quando usava adubos químicos as ervas daninhas sempre estiveram presentes.
Sempre achei que elas vinham por diversas maneiras.... vento, pássaros, terra preparada, etc...
Sempre fiz a retirada manual, sem pensar numa forma de evitar seu surgimento, pensando que seria impossivel.... Posso estar enganado....

Agora... cá entre nós... Very Happy .. chamar esses adubos sólidos de "cheirosos"... tem que ter muito boa vontade né??? Very Happy

O que eu gostei dos adubos do Ratto e do Mizuno é que o cheiro é suave, ou seja, na melhor das hipóteses, não são fedidos !!!! (se não encostar o nariz neles...) Very Happy

Eu acharia muito legal os bonsaístas testarem esses produtos, valorizando seus produtores que nos oferecem alternativas ao Biogold, ao mesmo tempo em que contribuimos para o desenvolvimento destes produtos.

Sugiro voce entrar nessa.....

Abraço,
Charles


Charles,

Pois é, amigo, estou tentando encontrar a melhor opção para minhas plantas e vou aderir à adubação orgânica sólida, com lenta decomposição.

Vou testar o adubo do nosso amigo Ratto, pois como você sabe não é fácil encontrar o Biogold (e nem barato!) no Brasil. Comprei algumas vezes ao Roberto Gerpe, mas este anda lá pelos States.

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sáb Nov 20, 2004 11:13 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ratto,

Muito obrigado pelos esclarecimentos!! Quem sou eu para discordar do seu embasamento? Laughing Laughing Laughing

Gostaria de fazer uma experiência com o teu adubo. Me manda um e-mail ou mensagem privada de como devo proceder para adquirir 03 kgs, ok?

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Dom Nov 21, 2004 7:56 pm    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo escreveu:
Olá Ratto,

Muito obrigado pelos esclarecimentos!! Quem sou eu para discordar do seu embasamento? Laughing Laughing Laughing

Gostaria de fazer uma experiência com o teu adubo. Me manda um e-mail ou mensagem privada de como devo proceder para adquirir 03 kgs, ok?

Um abração,

Sergivaldo



Sergivaldo,

Gostaria de dizer, que eu comprava também com o Roberto aqui no Rio e era muito mais fácil para min..........o dólar estava 1:1 !!
Usei por vários anos e depois que a coisa ficou difícil, também o número de nossas plantas vão crescendo, é que eu tomei a iniciativa de produzir o meu próprio adubo.
Quebrei muito a cara por alguns anos e acredito ter chegado há um bom resultado !
No início, eu ofertava os meus alunos com uma amostra do adubo e todos foram unânimes em dizer que gostaram.
Agora o mesmo está em diversos estados do Brasil...........fico muito contente com isso e estou esperando respostas das pessoas que adquiriram !
Você irá somar com certeza !

Estarei enviando as devidas explicações para aquisição do mesmo, ok ?


Muito obrigado,
Voltar ao topo
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qui Nov 25, 2004 4:23 am    Assunto: Responder com citação

Muito pertinente essa explanação do Ratto...
Talvez até por uma certa dose de sorte, mas intuitivamente tenho adotado esse tipo de procedimento e também tenho reparado o bom resultado...

Abraços
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil