|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Leonardo Lyra Lyrio 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 11, 2007 6:45 pm Assunto: Ulmeiro - Começo |
|
|
Olá amigos,
Aí vão algumas fotos do começo deste ulmeiro que gosto muito.
A opinião dos amigos é muito importante para mim que sou apenas um iniciante e gostaria de melhorar muito a planta, portanto critiquem a vontade.
Começo de tudo...quer dizer... após a retirada dos arames e dada a sinuosidade do tronco desejado, foto 2 - detalhe do nebari na época.
Primeira amarração para o posicionamento dos galhos
Crescimento da brotação
Após podas sucessivas
Sei que precisa de uma estilização menor mas estou evitando podar par proporcionar um melhor crescimento da planta e acabei postando assim mesmo.
Desculpe a qualidade das fotos, é que não sou nenhum expert.
Obrigado
Leonardo L. Lyrio _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Maio 11, 2007 7:57 pm Assunto: bonsai |
|
|
Leonardo,
Seu trabalho na formação deste ulmus está muito bom. Ótima movimentação e boa distribuição dos galhos. Parabens por esse trabalho.
Para harmonizar e dar mais beleza à sua planta, falta apenas trabalhar no sentido de dar conicidade para ela. A forma cônica é aquela em que voce visualiza uma arvore na natureza: a base do tronco é larga e vai, aos poucos, afunilando-se até ficar fina no apice. Isso dá, ao bonsai, um aspecto de maturidade, agregando maior beleza ao conjunto.
Para conseguir isso, aconselho voce a plantar sua muda ou no solo ou numa bacia plástica grande e funda, bem perfurada na lateral e no fundo, onde sua planta poderá adquirir um bom volume de raízes, que implicará em seu crescimento e engrossamento do tronco.
Se optar por usar uma bacia, poderá estar tambem formando melhor o nebari de sua planta. Está muito bom, mas veja que ele ficou levantado, ao invés de horizontal, como deve ser. Então, ao plantar na bacia, use uma tabua cortada circular, com furos, onde prenderá as raízes mais grossas, enterrando em seguida todo o conjunto madeira/raízes. Isso irá formar um bom nebari radial, enquanto sua planta engrossa o caule, formando a conicidade tão necessária para a finalização de seu trabalho.
Como disse antes, o uso da bacia plastica permite que voce possa controlar poda, rega, adubação e aramagem, bem como melhorar, via poda, a distribuição dos galhos, que poderão tambem ser trabalhados visando uma refinação em sua estruturação.
Lembre-se de manter os galhos via aramagem, dando-lhes movimentos proporcionais e harmonicos com o movimento do caule. Sua planta promete um bonsai de primeirissima qualidade.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Maio 11, 2007 8:31 pm Assunto: |
|
|
Olá NIck,
Se puder elucidar melhor esta técnica descrita do uso da tábua cortada circular, com furos para prender as raízes mais grossas agreceria muito, pois não conheço a técnica, pra falar a verdade não consegui entender como irá ajudar em tornar as raizes mais na horizontal.
Reconheço que as raizes estão altas, da maneira que está, também não me agrada. Quanto a bacia grande... ja tenho uma a espera, falta apenas elucidar a técnica descrita acima.
Obrigado.
Leonardo Lyra Lyrio. _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Maio 11, 2007 10:12 pm Assunto: bonai |
|
|
Leonardo,
Sou um péssimo desenhista. Por isso, tomei emprestadas na net algumas imagens para ajudá-lo a entender o que escrevi sobre uma adequada formação radial do nebari, particularmente usando uma tabuinha cortada de forma redonda:
Antes de replantar, distribua as raízes assim:
Uma boa radial é essa:
Se observar raízes que cruzam umas sobre as outras, tente endireitá-las, sem cortar. Só corte se for realmente dificil desfazer:
Um exemplo real de um bom nebari radial:
Se está dificil compreender o que eu quis dizer em relação a uma tabuinha, pegue então uma daquelas bandejas plasticas circulares, que geralmente são usadas em floriculturas embaixo dos vasos plasticos com flores. Faça alguns furos nela e emborque-a (vire ao contrário, usando o fundo) prendendo as raizes da planta nela. A seguir, coloque o substrato na bacia, fazendo um monte no centro, acondicionando o prato/bandeja sobre esse monte, com as bordas viradas para baixo, estando a planta fixada na parte que agora é a superior, enterrando todo o conjunto. Lembre-se de prender as raízes usando cordão de algodão ou similar. Não use arames, pois as raízes crescem e o arame poderá trazer prejuízos ao futuro nebari.
Eu prefiro usar madeira, pois com o tempo ela se decopõe, naturalmente. O que não ocorre com o prato plastico.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
afonso Fengler 2.o PASSO

Registrado: 13/07/06 Mensagens: 280 Localização: São Miguel das Missões - RS
|
Enviada: Sáb Maio 12, 2007 9:43 am Assunto: |
|
|
Ola Leonardo.
Esta bonito o seu ulmeiro, se você quer melhora-lo, concordo com o Nicky, o ulmos tem um crescimento muito rápido, inclusive de raízes. Não é aconselhavel pantar no chão, a não ser dentro de algum recipiente, estou testando também, pois havia plantado um no chão, quase me matei cavocando para tirá-lo.
um abraço _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
Cláudio José Teixeira PARTICIPANTE

Registrado: 11/02/06 Mensagens: 1147 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sáb Maio 19, 2007 10:07 am Assunto: |
|
|
Leonardo,
Mais uma vez quero parabenizá-lo pelo que tens feito em poucos meses com estas plantas.
Praticamente tudo o que falei sobre a outra cabe para esta também, aproveite os galhos de sacrifício ou não que eventualmente brotem na parte baixa da árvore, eles serão os responsáveis pela conicidade num futuro próximo.
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 28, 2007 8:41 pm Assunto: |
|
|
Olá Cláudio,
As notas ja foram tomadas, espero corresponder ao que vc espera destas belezuras.
Obrigado _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Seg Maio 28, 2007 9:07 pm Assunto: ulmus |
|
|
Leonardo , Duas peças fenomenais!!!! Muito bom desenvolvimento e estao se tornando belos bonsais!!! Att. Luciano. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Maio 30, 2007 6:58 pm Assunto: |
|
|
Luciano, Cláudio
Com a vivência dos amigos e as plantas que aqui apresentam as críticas são muito bem vindas. Um elogio então... é muito mais do que eu esperava. Um iniciante, apaixonado por bonsai que vem lendo muito e desenvolvendo meus primeiros trabalhos, não poderia me sentir melhor.
Só peço que não parem de nos mostrar seus exelentes trabalhos que nos deixam boqueabertos e servem de inspiração e aprendizado.
Não posso deixar de falar aqui do Mario Leal, pois este fórum é minha única forma de aprender um pouco mais sobre esta arte maravilhosa.
Vejo os amigos discutindo no fórum sobre os encontros, as visitas em viveiros, vocês não tem idéia da inveja que sinto. Pois os únicos bonsais que ví pessoalmente até hoje foram os meus pré, se alguém conhecer algum forista no ES por favor me informe pois a minha fome de bonsai é enorme, no entando limitada as fotos que vejo postadas aqui pelos amigos. Por este motivo deixo aqui explícito meu agradecimento
Obrigado
Leonardo Lyra Lyrio _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |
Cláudio José Teixeira PARTICIPANTE

Registrado: 11/02/06 Mensagens: 1147 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Maio 31, 2007 9:04 am Assunto: |
|
|
Leonardo,
Compartilho contigo desse isolamento, por motivos diferentes com certeza. A participação em fóruns acaba sendo minha única forma de manter algum cantato com outros praticantes, sendo assim você não sabe como me dói ver desavenças e agressões entres os colegas, ainda bem que parece estarmos em período de paz, e que esta paz seja bem prolongada!
Até conheço alguns bonsaistas aqui no Rio, muitos até. O problema é que estão todos localizados na zona sul da cidade, então visitas e encontros se tornam tarefas difíceis de se fazer com frequência.
Em relação aos trabalhos, também gostaria de estar mostrando com mais frequência, contudo, ainda não estou podendo acessar o fórum da mesma forma de antes e isto dificulta a exibição das minha plantas.
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|