FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Transplante de vaso
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  

Qual a melhor época para transplante de vaso no Brasil?
Outono
16%
 16%  [ 1 ]
Verão
0%
 0%  [ 0 ]
Primavera
83%
 83%  [ 5 ]
Inverno
0%
 0%  [ 0 ]
Total de votos : 6

Autor Mensagem
hercidio

MensagemEnviada: Ter Jun 05, 2007 1:36 pm    Assunto: Transplante de vaso Responder com citação

Olá amigos,
Sou mais um amante da arte do que um bonsaista propriamente dito.
Sempre me confundo com a época adequada para se fazer transplante de vasos.
Procuro manter a planta no vaso por no mínimo 2 anos, mas quando chega a hora, confundo. Será que a melhor época para transplante de vaso ou reenvaso é agora, no Outono ou no início da Primavera?
Eu me mudei para o Rio de Janeiro, vindo de Curitiba. O clima daqui é totalmente diferente de lá. As únicas plantas que "sobreviveram" foram as figueiras (que adoro por conta das raízes aéreas) e as que dão flores e frutos, como o ibisco e jaboticaba.
Tenho receio de transplantar na hora errada, apesar de ter plantas em um mesmo vaso (sem reenvaso) há quase 4 anos.

Fiquei muito contente em poder encontrar e adentrar a este grupo.
Vejo que a técnica de Bonsais cresce a cada dia no Brasil.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 05, 2007 5:17 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Hercicio, eu particularmente assim como o Ebreo (Luciano de teresópolis) faço transplantes logo que as temperaturas baixam, mas faço também durante a primavera, verão, outono. Não acredito que só a mudança de endereço fizeram suas plantas morrerem Crying or Very sad , pode ter havido outros fatores além do clima.
Tomara que tenha mais sucesso.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jun 05, 2007 10:45 pm    Assunto: Responder com citação

hercídio,

acredito que esta pergunta não seja tão simples de responder com uma pergunta. Ela depende do que se pretende fazer com a planta, do estágio do transplante, ou seja, se é para transplante de uma planta já "pronta" em vaso de bonsai, se a planta está sendo envasada para iniciar o treinamento para o vaso de bonsai, se ela vai para um escorredor para crescimento, se vai para o chão, enfim, são muitas vairiáveis para responder assim, tão simples.

T+
hercidio

MensagemEnviada: Qua Jun 06, 2007 7:06 pm    Assunto: Responder com citação

Junior PR,

Grato pelo apoio. Vou seguir a dica de aproveitar o período de baixa de temperatura para fazer o transplante das árvores mais críticas.
Outro assunto, concordo contigo e também suspeitei de outros fatores. As plantas ficam em varanda em andar alto, em prédio próximo a construção. Notei nas folhagens uma certa nível de depósito de poeira ou calissa por conta das construções que ocorrem ao lado.
Procuro limpar as folhas e a árvore mais resistente tem sido mesmo a figueira que vez por outra troca as folhas.
O Buxus tem folhas perenes. Morreu, secou. Fiquei tão chateado que resolvi manter o tronco como uma escultura do que ele foi um dia. Treinei esta planta por mais de 8 anos e só agora estava dando à mesma uma forma mais definida.
Um conífera também secou e morreu. Creio que isso se deu por conta da incidência do sol.

Darkaso,
Das situações possíveis, tenho em vista:
- Replante de planta que já está em vaso de bonsai.
- Transplante de planta em vaso comum para vaso de bonsai.
Sempre fico me questionando e tentando entender a melhor época para fazer o replantio.

Vou praticar um pouco mais com as dicas que me deram.
E espero também estudar com base em outros fóruns neste site.
Grato a ambos pelo apoio dedicado.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: