FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Receita de adubo liquido
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO!
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Werlei Purgatto
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/03/05
Mensagens: 176
Localização: Juiz de Fora-MG

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2005 5:40 pm    Assunto: Receita de adubo liquido Responder com citação

Essa é uma receita, de varias que peguei na net, uso e dá um bom resultado.


Ingredientes:

1)uma Garrafa pet, um pedaço de meia-calça, cuador de café.

2)1/3 do recepiente com estêrco, necessariamente bem curtido. E uso esterco de gado para os bonsais e de galinha para os pré-bonsai, por causa da consentração de Nitrogênio.

3)Um copo americamo de cinza.

4)Um copo americamo de farinha de osso.


Modo de fazer:

Deixe fermentar por um mês, num vidro fechado por uma tela, eu utilizo um pedaço de meia calça, que permita a saída dos gases e impeça a entrada de insetos.
Neste ponto (após um mês), você interrompe a fermentação, antes que se precipitem os nitratos e os nitritos. O cheiro ainda é bastante desagradável.
Côe em um pedaço de pano de textura bem fina, eu uso coador de café, desses de pano, e descarte a parte sólida. Se colocar no seu lixo, cubra esta parte sólida com uma solução forte de Cruzwaldina ou similar, senão moscas e outros insetos chegarão, sem dúvida.
Coloque a parte líquida restante num outro recipiente de vidro limpo e também coberto por uma tela, durante um mês, para o fim da operação e do desprendimento do odor.
Certifique-se que a parte líquida coada não contenha partículas sólidas, pois, em caso contrário, o processo de fermentação continuará e você estará perdendo tempo, pois terá que repetir a operação de coar.


Modo de usar:

Pode usar uma solução de uma colher de sopa do fertilizante por litro de água para fertilizar seus Bonsais, molhando apenas o solo com a solução.




Acrescimos:

N- P - K
· N = Nitrogênio - Para brotação e enfolhamento ou seja, desenvolvimento da planta.
· P = Fósforo - Estimulante da floração e frutificação.
· K = Potássio - Fortalece as plantas tornando-as mais resistentes.

Tabela para o pessoal saber as concentrações de NPK de alguns adubos orgânicos:

TIPO DE ADUBO N P K
Algas Secas 0.45 .46 1.29
Cinza de Madeira 0.00 0.00 15.00
Composto Orgânico 1.20 1.40 .050
Esterco de cavalo 0.54 0.23 0.54
Esterco de gado 0.40 0.20 0.44
Esterco de Ovelha 0.83 0.23 0.67
Esterco de pombo 1.75 1.80 1.00
Esterco de porco 0.45 0.19 0.60
Esterco de galinha 1.63 1.55 0.80
Farinha de osso 2.00 24.00 0.00
Farinha de peixe 5.00 9.00 3.00
Farinha de sangue 12.00 1.00 0.60

Como podem ver o esterco de galinha tem muito Nitrogênio por isso eu uso somente nas arvores em formação.

Todas estas informações foram tiradas da internet.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2005 7:53 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Werlei,

Muito legal essa sua receita de fertilizante líquido: fácil e eficiente.

Gostaria de saber se é aproveitável a parte sólida do fertilizante, a que fica no coador e se você sabe como fazer para transformá-la em pelets.

Um abração e parabéns pela matéria.

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Sex Abr 01, 2005 12:18 pm    Assunto: Responder com citação

Werlei, este espaço é destinado a este tipo de mensagem que você enviou de como fazer alguma coisa. OBRIGADO POR NOS PROPORCIONAR SUA INFORMAÇÃO.

[]s

Mário
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Werlei Purgatto
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/03/05
Mensagens: 176
Localização: Juiz de Fora-MG

MensagemEnviada: Sex Abr 01, 2005 3:05 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Serivaldo,
Na verdade a parte sólida eu jogo na horta de verduras da minha Mãe (moramos no mesmo terreno) e eu acho que a fermentação não retira todos os nutrientes da parte sólida, por que tem couves e cebolinhas maravilhosas lá, e me desculpe a ignorância, mas o que são pelets???

Obrigado Mario,
Estou apenas compartilhando experiência, porque muitas das coisas que aprendi até hoje foi no seu site, na verdade foi o primeiro site de bonsai que achei na net.
_________________
Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sex Abr 01, 2005 5:28 pm    Assunto: Responder com citação

Werlei Purgatto escreveu:
Obrigado Serivaldo,
Na verdade a parte sólida eu jogo na horta de verduras da minha Mãe (moramos no mesmo terreno) e eu acho que a fermentação não retira todos os nutrientes da parte sólida, por que tem couves e cebolinhas maravilhosas lá, e me desculpe a ignorância, mas o que são pelets???

Obrigado Mario,
Estou apenas compartilhando experiência, porque muitas das coisas que aprendi até hoje foi no seu site, na verdade foi o primeiro site de bonsai que achei na net.


Werlei,

Na verdade a palavra correta é "pellets", desculpe-me a falha. São formas sólidas (bolotas, tabletes, pedaços, etc) como são encontrados alguns fertilizantes de lenta decomposição. Esses pedaços são colocados sobre o substrato ou dentro de um pequeno recipiente para evitar que a água das regas os carregue.



Um abração,

Sergivaldo[/img]
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Werlei Purgatto
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/03/05
Mensagens: 176
Localização: Juiz de Fora-MG

MensagemEnviada: Sex Abr 01, 2005 5:39 pm    Assunto: Responder com citação

Serivaldo num sei não, quem sabe misturando com argila e água e deixando secar no sol e quebrando em pedaços não dê certo???
tipo substrato, mas sem queimar para ele se desfazer com o tempo.
_________________
Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Sáb Abr 02, 2005 12:47 am    Assunto: Responder com citação

Werlei,

Não acredito nessa possibilidade. Ainda existe o incoveniente de a argila misturar-se ao substrato.

Sergivaldo,

Eu comprei um liquidificador só para eu fazer misturas para adubos... De vez enquando faço uma "vitamina" de esterco bovino misturado com diversos insetos e minhocas - vira na realidade, um caldo nutritivo.
Quando não adubo as plantas diretamente com esse preparo, quer dizer, jogando no vaso um pouco dessa vitamina, separo a parte líquida da sólida, aplicando, a princípio, somente a parte líquida. A parte sólida aproveito numa outra ocasião, por exemplo, quinze dias após - porque ali também existem nutrientes, e não podem ser disperdiçados, lógico...
A parte sólida, com o tempo, seca na superfície do substrato formando um único "corpo", consistente, como o esterco que encontramos naturalmente nas pastagens.
Fato é que, assim como o esterco demora muito para se decompor nos campos, da mesma forma acontece com a parte sólida resultante dessa mistura - isso se deve a grande quantidade fibrosa de que é composta: mato.
Não sei que tipo de abudo você pretende preparar e quais seus ingredientes. A solução é encontrar um ponto ideal na sua preparação para que ela possa se decompor num dado intervalo de tempo.
Vou estudar uma forma de encontrar esse ponto, misturando maior quantidade de insetos e minhocas que esterco. Assim, os decompositores agirão mais intensamente, pois essa parte orgânica é mais suscetível à ação deles. Em fim, o processo será mais rápido!
Com certeza, com a quantidade maior de insetos e minhocas, haverá o problema do mau cheiro, devido a putrefação do composto.
É um caso a ser pesquisado!

Até mais,

Orlando (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sáb Abr 02, 2005 2:35 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Werley,

Estou com o Lando, acho que adicionando argila não deve funcionar.

Penso em misturar apenas estes componentes: farinha de osso, torta de mamona, esterco bovino e água; formar uma pasta, deixá-la um tempo (ainda não tenho idéia quanto) fermentando e depois prensá-la. Por enquanto é apenas uma idéia, mas que certamente irei testar.

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Sáb Abr 02, 2005 10:07 pm    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo,

É necessário pelo menos 40 dias para a correta fermentação desse composto em recipiente fechado, assim é que o Charles de barretos tem feito.

[]s

Bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Dom Abr 03, 2005 1:19 pm    Assunto: Responder com citação

bergson escreveu:
Sergivaldo,

É necessário pelo menos 40 dias para a correta fermentação desse composto em recipiente fechado, assim é que o Charles de barretos tem feito.

[]s

Bergson


Olá Bergson,

Valeu meu velho!!!

Acho que não custa nada tentar... de repente, quem sabe? não conseguirmos formular um bom fertilizante.

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Werlei Purgatto
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/03/05
Mensagens: 176
Localização: Juiz de Fora-MG

MensagemEnviada: Seg Abr 04, 2005 7:52 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado pessoal pelos esclarecimentos das duvidas,

Lando, os insetos são só para dar liga na massa ou tem algum valor nutricional para as plantas???

Servaldo, gostei da idéia de prensar o material, e pode até aproveitar a parte liquida, que por acaso desprender do material.
_________________
Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Seg Abr 04, 2005 1:55 pm    Assunto: Responder com citação

Werlei,

Também para dar liga junto com as minhocas, mas sobretudo pelo valor nutricional.

Até mais,

Orlando
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Nelmar
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 27/04/05
Mensagens: 238

MensagemEnviada: Dom Maio 08, 2005 1:56 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal
uma boa opção é misturar a semente de colza, que se encontra em lojas que vendem comida para pássaros. Ela é rica em Nitrogênio. É ótima para crescer pré-bonsai e, nos já formados usa-se uma diluição maior.

10 copos de 200ml de água
1 copo de 200ml com Colza+torta mamona+cinza madeira (partes iguais)

Deixar fermentar por 30 dias - garrafa aberta com uma tela cobrindo
nota: coloque num lugar afastado pois o cheiro é forte Shocked

Depois é só coar (2X) e usar, à tarde após a rega:

Pré: 1 colher de sopa/1litro d'água - regar o solo a cada semana na estação de crescimento e, depois a cada 15 dias (parar no inverno)

Bonsai: 1 colher de sopa/2 litors d'água - regar o solo a cada semana na estação de crescimento e, depois a cada 15 dias (parar no inverno)

Abraços a todos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Dom Maio 08, 2005 1:26 pm    Assunto: Adubo líquido Responder com citação

Fala amigo Nelmar !!!!!!!!!
Muito bom sabermos ou conhecermos o adubo que faz. Afinal, quando você ensina já testou e sou testemunha da beleza de suas plantas.
Por acaso você sabe qual o melhor solo para Mão de Vaca ou Pata de Vaca ???
Beijoquinhas
Angela Very Happy Laughing Very Happy Laughing Very Happy Crying or Very sad Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Itamar Nobre
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/04/05
Mensagens: 153
Localização: Natal/RN

MensagemEnviada: Qui Ago 11, 2005 11:04 pm    Assunto: Responder com citação

Oi, gente tenho dúvidas sobre a receita do Werlei:
suponho que entre os ingredientes descritos: 1/3 de esterco + um copo americano de cinza + um copo americano de farinha de osso. Isso tudo é colocado dentro da garrafa PET, complementando-se com água? é isso? para mim não ficou mt claro.

itamar nobre
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO! Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil