|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 28, 2007 1:45 pm Assunto: BOUGANVILLEA kengai? Me ajudem a transformar essa criança |
|
|
Olá a todos,
Estou enviando em anexo fotos do meu bouganvillea.
Devo avisar que encontrei ele bastante "comido" por lagartas num viveiro mas me interessei pelo seu formato interessante.
Achei que ele se adequavam razoavelmente bem no estilo kengai, apesar de seus galhos e tronco ainda não serem tão grossos e desenvolvidos. Fiz sua aramação em função disso, seguindo muito suas curvaturas naturais.
Hoje ele está em um escorredor de macarrão, que transferi sem mexer nas raizes, e com um substrato drenante.
Ele já está começando a engrossar os galhos e, pelo jeito, terei que remover em breve a aramação para não criar marcas indesejáveis...
Após a remoção da aramação, terei de me contentar e modela-lo através de podas...
Gostaria de sugestões sobre o estilo e ao projetistas de plantão, desenhos que me orientem...
Quais galhos devo podar ? O estilo kengai vai bem ?
Estou com um esboço do que gostaria de fazer com ele.
Lá vão as fotos...
EXEMPLAR ORIGINAL:
SIMULANDO PODA DOS GALHOS DO ALTO:
SIMULANDO PODA DOS GALHOS DA DIREITA:
O FUTURO A DEUS PERTENCE ?
Conto com o apoio de todos... |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Maio 28, 2007 10:56 pm Assunto: |
|
|
amigo
gostei de sua projeção! Eu apenas acho que o galho que desce em cascata deva sair do tronco diretamente pra baixo, sem fazer esta curva pra cima(como se fosse um arco)
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 30, 2007 11:41 am Assunto: |
|
|
O galho em cascata segue esse arco pois é praticamente impossível abaixar mais esse galho, uma vez que o mesmo sai do tronco apontando para cima.
Minha intenção é plantar o exemplar com o tronco inclinado para esquerda, o que resultará no galho em cascata ficar menos projetado para cima nesse arco...
Aguardo novas sugestões ... |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Maio 30, 2007 12:06 pm Assunto: |
|
|
Amigo Fabioso!
Eu não queria "meter a colher" neste projeto pois também não sou muito seguro de certas coisas. Mas desde o início vi que algo não estava correto e esperava que os mais experientes dessem sua opinião. Como as dúvidas persistem, vou colocar o que acho.:
Este galho aramado que você pretende fazer a cascata esta "cruzando" a frente do tronco, e isso não pode ocorrer. A sua planta tem inúmeras opções e se dexasse ela crescer mais com certeza daria para fazer outras propostas. Mas permanecendo na proposta da cascata, eu tiraria este galho que está aramado, inclinaria todo o tronco para a diretia, fazendo dos galhos à direita a cascata e usando o galho mais à esquerda para fazer uma copa, acima do vaso. Não sou bom em fazer projeções, mas acho que dá para entender.
Mas esta é apenas minha modesta opinião...
Abraços
Elio Luís Secchi |
|
|
 |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 30, 2007 12:50 pm Assunto: |
|
|
Boa sugestão...
Vou manter o galho aramado a esquerda por um tempo...
Se eu perceber que os galhos a direita projetam futuro kengai, eu podo o galho da esquerda e sigo sua sugestão...
Em todo caso, terei de remover em breve a aramação, antes que marque os galhos... Depois disso, vou apreciar o desenvolvimento da planta...
Ainda estou ávido por sugestões tão boas... |
|
|
 |
victor.opini

Registrado: 02/05/07 Mensagens: 73 Localização: Mogi MIrim - SP
|
Enviada: Qui Maio 31, 2007 10:34 am Assunto: |
|
|
Ola Amigo!!
eu tb tenho uma primavera, e tenho o mesmo projeto que o seu, porem, a minha parece estar mais novinha...
coloquei ela no escorredor a +/- 6 meses.. tem um galho bem longo, e axo que daria um belo kengai..
ja que eu nao sei postar fotos, peço q visitem meu fotolog.. tem fotos de varias mudas minhas, e preciso de muuuita ajuda
http://victoropini.nafoto.net
muito obrigado
abraços
victor  |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|