FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Buxus salvado
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 02, 2007 7:48 pm    Assunto: Buxus salvado Responder com citação

Olá amigos, venho apresentar um buxus de +/- 25 anos que estava todo quebrado em uma calçada.
Retirei ele em dezembro de 2004 com galhos longos, muitos quebrados e infestado de pragas.
Hoje ele tem uns 35cm de altura (fora o vaso) e 15 cm de base.
O galho da direita, muito reto me encomoda um pouco, alquém sugere alguma coisa?

Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
GIULLIANO CARNEIRO
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 03, 2007 12:35 am    Assunto: Responder com citação

Ricardo,

Seu Buxinho esta muito bonito, muito bem trabalhado. Tentei trabalhar com Buxinhos mas não consegui, os dois que tentei morreram.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jun 03, 2007 9:03 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ricardo!

Esse buxinho tem algo muito bom: O nebari.
Como existe um espaço muito grande entre os 3 primeiros galhos e o restante, eu faria o seguinte:

1. Podaria logo após o 3º galhos e trabalharia com esses três.
2. O Jin ficará muito grande então eu o afinaria com a retífica, diminuiria de tamanho e daria um pouco de sinuosidade nele.
Acho que ficará um belo Shohin!

Se pude ajudar........

Abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jun 04, 2007 8:00 pm    Assunto: Responder com citação

Giulliano, tem alguns e só perdi aqueles que fiz yamadori e estavam com o sistema radicular deficiente. Ele é meio temperamental como alguns dizem, mas eu gosto. tenho um literati que é um dos meus bonsai preferidos.
Conte o que ocorreu, quem sabe posso te ajudar?

Élio, essa planta eu tirei de um canteiro e estava sendo soterrada por entulho de obra. Estava com poucas brotações e muitos galhos secos, foi um milagre salvá-la.
Quanto a sua sugestão, adorei, vou fazer uma simulação no Photoshop e depois vou botar a mão na massa. Postarei o resultado.

Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 04, 2007 8:15 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo,

Concordo com o Elio, eu também podaria logo acima do terceiro galho, levantaria este 3º para transformar em novo ápice, direcionaria os dois outros rstantes, sendo que o galho da direita eu reduziria um pouco mais para ficar harmônico e proporcional, depois é só adubar corretamente e aguardar as nivas brotações. Quanto ao Jin novamente concordo com Élio, teria também que reduzir e trabalhar para se adequar ao novo formato da árvore. Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: