|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcosni Visitante
|
Enviada: Qui Maio 31, 2007 1:27 am Assunto: ajuda com "malsai" jabuticabeira |
|
|
Olá, eu sou novo aqui no forum e na Arte do Bonsai. Há muito tempo aprecio a arte e recentemente resolvi vivê-la. O problema é que antes comprei a árvore pra depois pesquisar mais sobre. Daí deu no que deu. Paguei 16 reais numa jabuticabeira que tá pra lá de marrakech. Ela tem 30 cm de altura e 1 cm de tronco, num vaso de plástico de 20x14x5cm. Eu comprei-a há 1 semana e meia e ela não parou de perder folhas. Eu sei, estamos no outono, mas as folhas nem chegam a ficar secas, simplismente caem, com um pequeno sopro ou choque mecânico uma porção deixam os ares para morrerem na terra. Esta última, a terra, me parece muito socada o que impediria uma boa nutrição. Algumas folhas estão secando nos galhos também, ficando marrom nas bordas e alguns galhinhos verdes estão queimados nas pontas (será que é o frio? aqui no Rio tem feito uns 15 graus ultimamente, meus pêsames aos sulistas). Tenho deixado a árvorinha em exposição indireta ao sol (as vezes em exposição direta), tenho colocado água sempre que percebo que a terra está seca e tenho protegido a jabuticabeira do vento (fecho a janela).
Moro em apartamento no Rio de Janeiro e não poderia oferecer condições de armazenamento muito diferente do que tenho feito. (penso eu)
Li vários tópicos que tratassem de Jaboticaba aqui no Forum mas continuo com muitas dúvidas.
Eu tenho lido e pesquisado bastante na internet e no livro "Bonsai - Uma Arte ao alcance de todos", único que tenho até agora mas já estou de olho no "A Arte do Bonsai" do Peter Adams, mas estou inseguro em como proceder.
Minhas idéias:
* Trocar a terra por substrato adequado. (penso em adquirir um substrato pronto do TerraBonsai , por exemplo.)
* Desfolhar e podar alguns galhos menores que já apresentam pontas secas
* Trocar o vaso por um de cerâmica adequado (qual seria? não faço a menor idéia.)
* enriquecer o substrato com algum tipo de adubo, químico ou orgânico, fertilizante ou hormônio enraizante.
Fotos:
aqui vão algumas fotos:
Lado A: (como ainda não tem frente resolvi chamar de Lados A-D)
Lado B:
Detalhe das folhas "queimadas":
Detalhe do solo e base do tronco:
Detalhe dos galhos mais de perto:
Eu coloquei todas as fotos que tirei (16 fotos) nessa página que eu fiz:
http://pequenascoisas.awardspace.com/bonsai/
Espero que tenha conseguido me expressar adequadamente e dar todas as informações necessárias para que possam dar suas valiosas opiniões.
Se puderem me indicar pessoas e/ou cursos de Bonsai aqui pelo Rio, e redondezas, eu agradeço.
Atenciosamente,
Marcos |
|
|
 |
Fabiana Ribeiro Costa 1.o PASSO

Registrado: 30/03/07 Mensagens: 134 Localização: triunfo - rio grande do sul
|
Enviada: Qui Maio 31, 2007 3:00 am Assunto: |
|
|
Marcosni,
Sua jabuticabeira parece estar tao bem..
Deixe a troca de vaso e do substrato para o inicio da primavera. Quanto a adubação (nao se aduba no inverno, nao se aduba quando a planta esta debilitada, nao se aduba quando esta frutificando ou florescendo).
Quanto ao restante de suas duvidas, deixo para alguem mais experiente orientá-lo, pois tbem conheço pouco dessa arte.  |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Maio 31, 2007 8:11 am Assunto: |
|
|
Marcosni, a Fabiana já lhe disse sobre adubação, e concordo com ela sobre a jabuticabeira parecer estar muito bem, não existe algum tipo de aranha ou formiga nela, pode estar cortando as folhas.
Outra coisa, é por isso que não sou tão contra os mausai, eles estão nos mais váriados lugares e podem despertar a paixão do bonsai em muitas pessoas, eu inclusive comecei com um deles comprado em uma floricultura
Talvez ela esteja sentindo a mudança de ambiente, deixa ela pegar sol direto, por mais tempo quanto puder e de água a vontade tambem. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
marcosni Visitante
|
Enviada: Qui Maio 31, 2007 11:13 am Assunto: agradecido |
|
|
Desde já agradeço pela ajuda de vocês.
Eu havia lido que esta não seria a melhor época pra mexer na planta, mas imaginei que numa situação extrema como uma arvorezinha colocada numa terra inadequada e em condições de saúde duvidosas, poderiamos subverter essa "lei", arriscando/apostando, numa alteração na planta mesmo debilitada para que esta pudesse se (r)estabelecer.
De qualquer forma, irei prestar mais atenção a hidratação da mesma e a deixarei exposta a sol direto (preferencialmete antes de 10h e depois das 15h?!).
Mais uma vez OBRIGADO.
marcosni |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Maio 31, 2007 7:12 pm Assunto: |
|
|
Amigão,
Sua jabuti tá melhor que as minhas! O que acontece é que ela está se adaptando ao novo lar, outra temperatura, qtdade de exposição ao sol, e tudo mais, mas o pior,creio eu, é que ela agora está mudando para melhor, pois acho que esta situação no qual ela se encontra, tais sintomas no qual falou, é por causa de que ela estava mal cuidada antes de vc a salvar!
Os mausai são cuidados por mausaistas, não sabem regar e nada, daí até sentir, leva um tempinho, e dá tempo de alguém comprar, ainda mais se for em mercado, em floricultura, raras vezes ainda tem um que entende que pelo menos água, bonsai precisa!
Te aconselho à colocá-la num vaso maior ou escorredor, sem mexer em nada do torrão em que se encontra, somente completar os espaços vazios com substrato drenante. Pelo menos ela respirará melhor, até a primavera, onde vc poderá fazer o reenvase sem prejuízos para a saúde de sua planta.
No mais, por quê os pêsames aos sulistas???
Grande abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qui Maio 31, 2007 10:19 pm Assunto: |
|
|
Marcosni,
sua planta está bem mesmo. Isto pode ser apenas de frio por exemplo, já que esfriou derepente aqui no sudeste. Fique tranquilo mas atento a sinais de maior modificação. Agora no inverno as folhas podem ressecar que é normal. Depois pode fazer como o Fabiano descreve que vai ser bom pra ela. Após o inverno seria bom retirar este substrato horrível que se usa nestas plantas. Aproveite nessa hora para ver como está o nebari, pois estas raízes que estão acima da terra não são boas para o estilo da planta. Mas aí a gente pode ver na hora. Por agora, paciência,
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|