Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lozzardo
Registrado: 10/05/06 Idade: 56 Mensagens: 47 Localização: SP-SP
|
Enviada: Sex Abr 25, 2008 9:41 am Assunto: Adubos |
|
|
Srs.
procurei pelo forum e não achei nada especifico sobre o assunto.
que tal fazer um mini manual sobre os tipos de adubos mais utilizados, a finalidade de cada um, época mais indicada para o uso, quantidades mais adequadase intervalos para aplicação, etc.
NPK 4-14-8 - espécies que produzem flores e frutos - formulação ideal para ser aplicada no momento do plantio e preparo do solo, pois o alto teor de fósforo proporciona uma melhor formação e desenvolvimento das raízes e estrutura das plantas.
NPK 10-10-10 - espécies que não florescem e não produzem frutos - formulação ideal para ser aplicada em plantas já formadas, na forma de cobertura.
NPK 10-30-20 - para floração de plantas adultas
alguem complementa com as épocas de aplicação, qtdes, intervalos e outras formulações???? |
|
|
 |
Cleriston 2.o PASSO

Registrado: 14/09/07 Idade: 42 Mensagens: 207 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Sex Abr 25, 2008 10:35 am Assunto: |
|
|
Olá Lozzado! Td bem??
Ultimamente eu cacei na internet algum artigo bom sobre adubação e realmente achei algumas coisas e não achei algo COMPLETO.
Por exemplo, muito falam do cuidado do uso do adubo liquido que pode matar a planta, mas poucos dizeo o "por que" disso.
Outro exemplo, só no livro do Fábio Antakly eu descobri que não é bom utilizar um adubo com N alto para bonsais prontos, pois o N contribui para o crescimento.
Gostaria de sugerir, para incrementar seu ao mini-manual (e pq nao um artigo) , nós jogarmos aqui várias dúvidas sobre adubação e os mestres do fórum (Geraldo, nickyfury, Wilson, etc) se reunirem e fazerem um artigo sobre adubação.
Eu tenho algumas duvidas como :
-Periodicidade
-Alternância entre o adubo quimico e orgânico
-Adubação de uma planta desfolhada.
-Quantidade de adubo líquido para o bonsai, pois nos rótulos faz referencias por m² e nossos casos chega cm²
Abraços _________________ Cleriston Martinelo
Araraquara-SP |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Dom Jul 13, 2008 6:02 pm Assunto: |
|
|
Olá,
é uma lástima que um Tópico de suma importância não tenha obtido a atenção que merecia.Não tenho nada para contribuir, mas estou postando para que suba e quem sabe receba as contribuições para as quais foi criado.
Ivanil |
|
|
 |
Rinaldo 1.o PASSO

Registrado: 01/08/08 Idade: 58 Mensagens: 125 Localização: Brodowski-S.P.
|
Enviada: Qua Ago 13, 2008 11:09 pm Assunto: |
|
|
Também gostei da idéia, pena q não tenha vingado quem sabe alguém tem mais alguma informação para passar.
Faço minhas as palavras do amigo Ivanil, "o assunto é de suma importância."
Abraço _________________ O verdadeiro mestre é aquele que tem a humildade de aprender um pouco com cada aluno. |
|
|
 |
lubisomem01 1.o PASSO

Registrado: 23/11/04 Mensagens: 106 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Ago 14, 2008 12:38 pm Assunto: |
|
|
Amigos tinha sim um topico muito bom sobre adubação aqui no forum, não sei se foi deletado mas que tinha tinha .. _________________ Abraços..
Luby |
|
|
 |
lubisomem01 1.o PASSO

Registrado: 23/11/04 Mensagens: 106 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Qui Ago 14, 2008 10:53 pm Assunto: |
|
|
Rinaldo, valeu amigo!
01, obrigado por garimpar e postar o link do Tópico.
Um abraço - Ivanil |
|
|
 |
Lozzardo
Registrado: 10/05/06 Idade: 56 Mensagens: 47 Localização: SP-SP
|
Enviada: Sex Ago 15, 2008 2:36 pm Assunto: |
|
|
o tópico tem muita informação, mas mesmo depois de ler/reler e fazer um resumo, não há uma conclusão do tipo de adubo, quantidade, periodo, especie, etc.
se você ler as 15 páginas, chegará a conclusão que deve adubar sempre, com TM, FO, NPK em diversas composições, etc... mas sem uma especificação maior, como também é a observação da planta que lhe diz o que, quando e em qual quantidade usar. |
|
|
 |
|